Questões de Pedagogia

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Com o avanço da Internet e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o processo de ensino-aprendizagem tem se tornado ativo, dinâmico e personalizado com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Os principais processos que um AVA possibilita para apoio às Universidades Corporativas são:

  • A. acesso à informação por meio de assinaturas pagas ou gratuitas, armazenamento temporário de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos administrativos;
  • B. acesso à informação por meio de bancos de dados, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos pessoais de aprendizagem;
  • C. acesso à informação por meio de bancos de dados, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona; e gerenciamento dos processos cibernéticos;
  • D. acesso à informação por meio de materiais didáticos, armazenamento temporário de documentos; comunicação assíncrona; e gerenciamento dos processos cibernéticos;
  • E. acesso à informação por meio de materiais didáticos, armazenamento e disponibilização de documentos; comunicação síncrona e assíncrona; e gerenciamento dos processos administrativos.

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:

  • A. A natureza do conteúdo obriga a professora a propor esse tipo de aprendizagem para facilitar e desenvolver a atenção e a memorização dos alunos.
  • B. A atividade proposta pela professora não contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de fazê-la, pois não pode ser considerada como um desafio interessante.
  • C. A prática docente está correta, pois assim a professora pode controlar o resultado e verificar se o seu objetivo foi alcançado.
  • D. Está válida a atitude da professora, porque a atividade não criará conflito para os alunos, que não precisarão aplicar os seus conhecimentos prévios.
  • E. É uma atividade que está adequada aos alunos, porque o desenvolvimento da autonomia na faixa etária em que se encontram é um fator curricular secundário.

No muro de uma escola que dava para a rua, havia um pedaço que estava com marcas de terra. Ao indagarmos sobre o porquê daquilo, os alunos informaram de que aquele era o lugar por onde eles pulavam, nos finais de semana, para jogar futebol na quadra. Este era um fato conhecido por todos, mas a proibição de entrar na escola era mantida e sistematicamente transgredida (...) era proibido, mas nada acontecia se houvesse transgressão. Isso significava que os alunos, ao pularem o muro, poderiam correr um remoto risco de punição, caso se fizesse valer a proibição, ou nada aconteceria pela vigência da política de fechar os olhos.

Diante disso, é correto afirmar que o que se aprende na escola

  • A. ajuda a sobreviver na lógica social, ou seja, às vezes têm-se que fazer de conta que não se percebe a realidade dos fatos.
  • B. não foram suficientes para corrigir as práticas indisciplinares dos alunos transgressores.
  • C. é indispensável para que se mantenha a meta de qualidade prevista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
  • D. favorece a construção do pensamento crítico dos estudantes, promovendo um diálogo aberto e verdadeiro entre educadores e educandos.
  • E. não se reduz a conteúdos programáticos, e que atitudes, valores, sentimentos também são "ensinados" na vivência das relações interpessoais dentro da instituição.

A Educação a Distância tem sido fortemente impulsionada pelo uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs. Alguns modelos de desenho instrucional estão sendo construídos especificamente para projetos instrucionais na web, sendo importante que tais projetos atendam ao critério da consistência, que no contexto das novas TICs, pode ser definido como:

  • A. fatores do desenho do programa na interface gráfica do ambiente web, que tornam a tarefa do aprendiz mais simples e livre de estresse;
  • B. a forma como elementos de diferentes níveis de informação estão organizados no site que hospeda o curso, incluindo elementos de hipermídia;
  • C. o quanto o desenho evita colocar o aprendiz em uma posição passiva de escuta ou leitura, possibilitando a sua participação ativa nas atividades do curso;
  • D. apresentação dos conteúdos por intermédio de múltiplas modalidades e formatos (áudio, vídeo e texto), contribuindo para a motivação e a aprendizagem;
  • E. o quanto o desenho possibilita ajustes às características dos diferentes perfis de clientelas e seus respectivos estilos de aprendizagem.

O documento Coleção Proinfantil – Módulo III (2006) mostra que a trajetória da Educação Infantil vem se redefinindo ao longo das últimas décadas. Assinale a alternativa que evidencia uma das funções historicamente atribuídas à Educação Infantil.

  • A. Antecipar a escolaridade da criança.
  • B. Promover o desenvolvimento global e harmônico das crianças.
  • C. Desfavorecer o processo de alfabetização.
  • D. Percepção de que todas as carências infantis não podem ser compensadas por meio da escolaridade infantil.
  • E. Descompromisso com a educação posterior da criança.

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

A avaliação na Educação a Distância - EAD apresenta singularidades em função do novo modelo do ensino mediado tecnologicamente, mas há alguns tipos de avaliação que são comuns à educação presencial e a distância. A tabela a seguir apresenta três tipos de avaliações comuns na área de educação.

A correta associação entre o tipo de avaliação e a sua definição é:

  • A. A1;
  • B. A3;
  • C. B2;
  • D. C1;
  • E. C3.

A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:

I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.

II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.

III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Jussélio foi contratado para rever o sistema de gestão em Educação a Distância de uma organização de grande porte. Jussélio observou que o sistema de gestão estava organizado por links que funcionavam como subsistemas. A ideia é que os assuntos comuns a uma mesma área de gestão estivessem agrupados em conjunto para facilitar a consulta e a extração de dados. Contudo, em alguns links, havia informações que correspondiam a outro subsistema, ou seja, que estavam em um link (categoria) inadequado. Um exemplo de link cujo conteúdo precisava ser mais bem agrupado era:

  • A. Processos administrativos: recursos humanos, gestão financeira, gestão contábil, gestão logística, fluxos dos processos de trabalho;
  • B. Sistemas de avaliação institucional: avaliação de reação, avaliação da tutoria, avaliação de acessibilidade, reclamação de notas;
  • C. Sistemas de apoio ao estudante: inscrição em cursos, resultados de testes, acessos aos fóruns e e-mails, contato com tutor, contato com gestores (Fale Conosco);
  • D. Rede de parcerias: parcerias institucionais, listas de conveniados, cursos em organizações parceiras, lista de credenciados;
  • E. Quem somos: missão, visão de futuro, objetivos organizacionais, apresentação da diretoria, organograma organizacional.

Das diferentes abordagens de Charlot (2000) sobre a relação com o saber, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Aprender não equivale a adquirir um saber, entendido como conteúdo intelectual.
  • B. A situação de aprendizado é marcada apenas pelo local e pelas pessoas.
  • C. A relação com o saber é a relação com o mundo, em um sentido geral, e, também, com os mundos particulares (meios, espaços, etc.) onde a criança vive e aprende.
  • D. A educação é uma produção de si por si mesmo, porém essa autoprodução só é possível com a mediação e a ajuda de outro.
  • E. A relação com o saber não deixa de ser uma relação social, mesmo sendo de um sujeito.
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