Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é
Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é O que significa aprender?. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
O aprendizado é considerado como um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento de todas as funções psicológicas superiores. O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ele realiza em um determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie. Esse conceito foi formulado por
Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:
I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.
II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.
III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.
Quais estão corretas?
De acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que
As práticas pedagógicas podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das pessoas e da instituição. A atual concepção de educação corporativa rompe com a visão do tradicional centro de treinamento e revela uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização. Para que a educação corporativa seja eficaz, é importante que ela atenda a alguns princípios, entre os quais:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2016
De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.
( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.
( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.
( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.
( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.
Considerando este contexto, constata-se a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...