Questões de Pedagogia

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A escola tem compromisso com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino profissionalizante. Para essa concepção de educação, a relação professor/aluno é

  • A. liberal, não havendo lugar privilegiado para o professor, cujo papel é auxiliar o desenvolvimento espontâneo do aluno.
  • B. centrada no aluno. O professor deve garantir o bom relacionamento e interferir o menos possível no processo de aprendizagem.
  • C. autoritária e o professor exige uma atitude receptiva do aluno.
  • D. dialógica. Educador e educando posicionam-se como sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
  • E. mediada pelo professor, que parte da realidade do aluno para propor novos desafios e conhecimentos que despertem a crítica da realidade.

Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:

  • A. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; referências complementares; síntese e generalização;
  • B. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; síntese e generalização; referências complementares;
  • C. definição da atividade de aprendizagem; contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • D. contextualização e mobilização; definição da atividade de aprendizagem; organização da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; referências complementares; síntese e generalização;
  • E. contextualização e mobilização; organização da atividade de aprendizagem; análise e avaliação da atividade de aprendizagem; definição da atividade de aprendizagem; coordenação e acompanhamento; síntese e generalização; referências complementares.

Em Kohan (2005), aparece nitidamente a relação da infância por meio da filosofia e da educação e, ao longo dos textos, transitam pensamentos dos mais diversos filósofos de diferentes períodos da história. Na obra, um dos assuntos de um capítulo é “O que significa aprender?”. De acordo com o autor, sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A intencionalidade de quem ensina é a garantia para alguém aprender.
  • B. Quem ensina não aprende e quem aprende ensina, se ensinar e aprender tem caráter de experiência.
  • C. Ensinar é oferecer signos e aprender é seguir esses signos por si mesmo.
  • D. Os gregos sugerem que há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende, desvinculando, portanto, o ato de aprender da experiência do sujeito que aprende.
  • E. Aprender não é uma virtualidade que se verifica no encontro com outros iguais.

O aprendizado é considerado como um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento de todas as funções psicológicas superiores. O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ele realiza em um determinado grupo cultural a partir da interação com outros indivíduos de sua espécie. Esse conceito foi formulado por

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Freud.
  • D. Wundt.
  • E. Vygotsky.

Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:

  • A. Elaborar uma lista ampla – as competências listadas devem ser exaustivas, para cobrir todas as competências profissionais possíveis;
  • B. Definir níveis de excelência – a lista deve estabelecer expectativas de desempenho para os profissionais em seus diferentes níveis;
  • C. Evitar competências mutuamente exclusivas – muitas competências são similares e a lista deve incluir todas para oferecer um leque abrangente;
  • D. Trabalhar no sentido das competências para o resultado – focar nas competências necessárias, pois os resultados serão uma consequência natural;
  • E. Evitar exemplos de comportamento – apontar e ilustrar comportamentos esperados para uma competência pode causar constrangimentos.

O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:

I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.

II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.

III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

De acordo com a teoria de Schutz, as pessoas integram-se em um grupo para que certas necessidades sejam satisfeitas. Ele identificou três necessidades interpessoais típicas: necessidade de inclusão, necessidade de controle e necessidade de afeição. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A. as pessoas que são rebeldes e resistentes se integram aos grupos para controlar o que são incapazes de controlar.
  • B. a necessidade de afeição se refere ao estabelecimento de relações de comando e de autoridade.
  • C. a necessidade que toda pessoa tem de se sentir aceita, valorizada e respeitada é definida pelo autor como necessidade de inclusão.
  • D. a necessidade de controle se refere ao estabelecimento de relações afetivas, de sentimentos íntimos e particulares.
  • E. os sujeitos com afeição negativa são os que mais buscam os grupos afetivos como forma de se confidenciarem.

As práticas pedagógicas podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das pessoas e da instituição. A atual concepção de educação corporativa rompe com a visão do tradicional centro de treinamento e revela uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização. Para que a educação corporativa seja eficaz, é importante que ela atenda a alguns princípios, entre os quais:

  • A. administração pró-ativa e alteração de procedimentos;
  • B. práticas pedagógicas adequadas e avaliação de resultados;
  • C. universidade corporativa e ambiente inovador;
  • D. atividades lúdicas e disponibilização de recursos materiais;
  • E. estratégias didáticas e investimentos em pós-graduação.

De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.

( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.

( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.

( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.

( ) O processo avaliativo mediador também pode entrar em sintonia com um planejamento rígido de atividades por um professor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F – V.
  • B. F – V – F – V – V.
  • C. V – V – F – F – F.
  • D. F – F – F – V – V.
  • E. V – F – V – V – F.

O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.

Considerando este contexto, constata-se a

  • A. preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego.
  • B. distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona.
  • C. necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador.
  • D. organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.
  • E. importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho.
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