Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os diretores de uma organização que trabalha com controle e fiscalização estavam bastante preocupados com a administração do tempo em sua instituição. Eles estavam observando um crescimento de tarefas em atraso e uma baixa de produtividade. Para reverter tal situação, chamaram a Sra. Andrea, pedagoga empresarial. A Sra. Andrea preparou, então, um conjunto de dinâmicas de grupo a serem realizadas com os trabalhadores daquela organização a fim de que eles identificassem as atividades mais urgentes e passassem a priorizá-las. A decisão da Sra. Andrea afigura-se:

  • A. correta, porque a administração do tempo depende essencialmente da capacidade de identificar atividades urgentes e priorizá-las;
  • B. correta, porque, se os funcionários passarem a fazer as tarefas urgentes, eles vão reduzir os atrasos e melhorar o desempenho da organização;
  • C. incorreta, porque dinâmicas de grupo não são a estratégia pedagógica mais indicada para desenvolver competências dessa natureza;
  • D. incorreta, porque é preciso considerar a matriz de importância e urgência e interromper atividades consideradas urgentes, mas não importantes;
  • E. incorreta, porque em uma organização que trabalha com controle e fiscalização, o atraso de atividades deveria ser tratado pela corregedoria.

A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue os itens a seguir. O projeto político-pedagógico organiza o trabalho a ser desenvolvido pela escola no que diz respeito às ações coletivas, contudo a sala de aula é território do professor, que determina, de forma autônoma, como o seu trabalho será executado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pedagogo empresarial Carlos foi chamado a construir um projeto de formação de equipes. Atualizado com as competências demandadas de um pedagogo, Carlos considerou, no desenho do ciclo de vida do projeto, o nível de esforço que cada uma das etapas do projeto – definição, planejamento, execução e entrega – demandaria do seu setor. Se o ciclo de vida projetado por Carlos estiver de acordo com o que é usual na maioria dos projetos, ele deve esperar:

  • A. um nível de esforço decrescente nas etapas de definição, planejamento e execução;
  • B. uma interseção entre as etapas, que costumam iniciar antes de a anterior ter terminado;
  • C. um pico do nível de esforço na fase de entrega;
  • D. uma extensão no tempo maior na fase de definição;
  • E. um equilíbrio do nível de esforço nas quatro etapas do ciclo do projeto.

Com base na teoria da educação bancária, julgue os próximos itens. O educador é o que possibilita a aprendizagem nesse tipo de educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pedagogia não é uma ciência exata, mas ações investigativas e avaliativas nesse âmbito podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas. O processo sistêmico de treinamento e desenvolvimento (T&D) é composto por um conjunto de etapas. Aquelas que se caracterizam como ações investigativas e avaliativas são:

  • A. análises de necessidades de capacitação e planejamento instrucional;
  • B. planejamento instrucional e execução da ação educacional;
  • C. análise de necessidades de capacitação e avaliação de processos e resultados;
  • D. execução da ação educacional e avaliação de processos e resultados;
  • E. definição do objetivo instrucional e escolha de procedimentos pedagógicos.

Com base na teoria da educação bancária, julgue os próximos itens. Os objetivos da educação bancária incluem libertar o aluno da opressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Raquel estava participando de uma seleção para ser pedagoga de uma importante empresa. Como parte do processo seletivo, ela deveria ler um texto fornecido pela área de Gestão de Pessoas e apresentar, com base no conteúdo do texto, um conjunto de objetivos instrucionais para um programa de desenvolvimento de lideranças. O texto que ela recebeu falava do líder educador, enfatizando sua importância para as organizações do Século XXI. Raquel entendeu que deveria montar um programa que permitisse desenvolver líderes educadores. Assim, um dos objetivos instrucionais dizia que, ao final do referido programa, os participantes deveriam ser capazes de:

  • A. empregar a discussão e a pressão apenas nos casos em que ela for necessária;
  • B. persuadir as pessoas para que elas trabalhem em prol de servir ao chefe com motivação;
  • C. incentivar os membros da equipe à leitura e à busca do autoconhecimento;
  • D. estimular a competitividade interna e a produtividade de todos;
  • E. priorizar as ações de controle sistemático como mecanismo de gestão.

Com base na teoria da educação bancária, julgue os próximos itens. A teoria bancária defende que o aluno é um sujeito ativo na educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As relações interpessoais são tão importantes quanto a qualificação individual para as tarefas, pois o relacionamento harmonioso dos membros da equipe aumenta a probabilidade de cooperação e de resultados produtivos. Para colocar em prática essa valorização das relações interpessoais, um pedagogo empresarial deveria:

  • A. estimular a ampliação do conhecimento dos grupos mais relevantes;
  • B. incentivar o aumento da escolarização entre os funcionários da empresa;
  • C. apoiar a realização de treinamentos com instrutores de fora da empresa;
  • D. desenvolver programas de interação humana e integração organizacional;
  • E. reforçar a ênfase teórica nas formações internas e externas à empresa.

Com base na teoria da educação bancária, julgue os próximos itens. De acordo com essa teoria, o processo dialógico está presente constantemente em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...