Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. administração da escola
  • B. construção de políticas curriculares
  • C. formação continuada de professores
  • D. transformação das disciplinas escolares
  • E. elaboração do projeto político-pedagógico

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:

  • A. Dislexia.
  • B. Distúrbio de leitura.
  • C. Discalculia.
  • D. Discalculia verbal.

Uma professora procura preparar suas aulas, considerando os conhecimentos que desenvolveu no seu curso de formação inicial. No entanto, ela percebe que também mobiliza outras aprendizagens, principalmente aquelas desenvolvidas nos cursos de formação continuada, na prática pedagógica com seus alunos, na troca com outros professores, nas atividades culturais de que ela participa e mesmo através da memória que mantém sobre professores quando era aluna na escola e na universidade. Esse conjunto de aprendizagens que essa professora mobiliza e vem desenvolvendo ao longo de sua profissão são os

  • A. saberes técnicos e empíricos
  • B. conhecimentos científicos
  • C. conhecimentos práticos
  • D. hábitos professorais
  • E. saberes docentes

Para Paulo Freire, a “escola cidadã”:

  • A. É aquela que não há regras nem limites para os alunos.
  • B. Onde os alunos só têm direitos, incluindo o de não aprender.
  • C. É aquela voltada exclusivamente para a inserção do jovem ao mercado de trabalho.
  • D. É aquela que se assume como centro de direitos e de deveres.

Considere as seguintes características:

• exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola;

• explicita o papel social da escola;

• define caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo;

• aglutina crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico;

• constitui-se em compromisso coletivo;

• precisa ser concebido com base nas diferenças existentes entre os professores, equipe técnico-administrativa, pais, alunos e representantes da comunidade local.

Tais características se referem a

  • A. avaliação somativa
  • B. material didático
  • C. exercício pedagógico
  • D. ensino-aprendizagem
  • E. projeto político-pedagógico

Leia atentamente a frase abaixo:

A construção do Projeto Político Pedagógico se restringe a uma questão de técnica de planejamento.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. VERDADEIRA, pois na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola há elementos específicos que apenas professores e pedagogos podem realizar.
  • B. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico prescinde de uma construção coletiva e participativa da comunidade escolar.
  • C. FALSA, pois o Projeto Político Pedagógico é de competência exclusiva do diretor escolar.
  • D. VERDADEIRA, pois o Projeto Político Pedagógico é um planejamento complexo que a comunidade escolar não domina.

Considerando a “oralidade” no Ensino Fundamental, “expandir capacidades pertinentes ao reconhecimento e ao uso de gêneros orais diversos: leitura em voz alta, dramatizações, debates, palestras, entrevistas, júris simulados, cerimônias, entre outros” é uma capacidade que pode ser corretamente associada à seguinte meta no processo de escolarização:

  • A. Ampliação da fluência, da compreensão de gêneros textuais diversos e da utilização de estratégias favoráveis à produção de sentidos.
  • B. Consolidação da consciência fonológica, da conceitualização da escrita alfabética e expansão de conhecimentos ortográficos.
  • C. Ampliação da produção de textos de gêneros diversos, com padrões adequados de composição e com níveis crescentes de autonomia na elaboração e revisão da própria escrita.
  • D. Ampliação das habilidades de interação, escuta e expressão oral, com discernimento de usos adequados dos gêneros orais, em contextos informais e formais.

  • A. Educar em Tempos Difíceis
  • B. Aprendizagem Significativa
  • C. Currículo Interdisciplinar
  • D. Pedagogia de Projetos
  • E. Educação Intercultural

O Projeto Político Pedagógico de uma escola:

  • A. Possibilita adotar medidas rígidas contra alunos indisciplinados, com expulsão da escola.
  • B. Deve atentar-se apenas ao plano de conteúdos escolares a serem ensinados.
  • C. Possibilita introduzir mudanças planejadas e compartilhadas pela comunidade escolar.
  • D. Deve punir o professor que não planeja suas práticas educativas.

No Ensino Fundamental, que tipo de habilidade pode ser associado ao fato de um estudante “utilizar cálculos numéricos para resolver questões apresentadas pela realidade”?

  • A. Organização do trabalho e construção da autonomia.
  • B. Tratamento da informação e uso de diversas formas de expressão.
  • C. Compreensão e valorização dos aspectos neurolinguísticos.
  • D. Tratamento do raciocínio lógico matemático.
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