Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Todos farão o mesmo exame utilizando o tempo que for necessário.
  • B. Os deficientes devem ser ajudados no exame pelos que têm capacidade.
  • C. Os mais habilidosos farão o exame, e os demais estão dispensados.
  • D. Cada um escalará a árvore segundo suas capacidades.
  • E. Cada um receberá um exame específico de acordo com suas habilidades.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Por ser uma ação criativa, o processo de planejamento prescinde de conhecimento prévio da situação original.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade. Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:

  • A. exposição verbal; conteúdos predefinidos; adequação à realidade; relações verticais; aprendizagem como acumulação de conhecimentos
  • B. exposição verbal; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem informal e livre.
  • C. diálogo como método; temas geradores; conteúdos socialmente relevantes; relações autogestionadas; aprendizagem informal.
  • D. diálogo como método; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem como construção coletiva.
  • E. diálogo como método; conteúdos predefinidos; problematização da realidade; relações verticais; aprendizagem como construção coletiva.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Os objetivos devem expressar conteúdos sociais e pedagógicos, com os quais devem manter uma correspondência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa avaliação de aprendizagem de Matemática cujo tema é “GRANDEZAS E MEDIDAS”, a que descritor podemos relacionar esse tema do Ensino Fundamental?

  • A. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  • B. Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
  • C. Analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles.
  • D. Combinar formas claras e escuras na construção das imagens.

  • A. Notas baixas expressam a incapacidade de elaborar instrumentos adequados para medir as aprendizagens.
  • B. Os estudantes são indiferentes às notas baixas e não se preocupam com elas como seus pais e os professores.
  • C. Notas baixas não manifestam necessariamente a falta de competência ou inaptidão dos estudantes para aprender.
  • D. A competição entre estudantes pelas notas faz com que alguns prefiram abandonar as tarefas escolares.
  • E. Alguns alunos preferem notas baixas porque não sabem demonstrar suas capacidades cognitivas.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. Na elaboração de um projeto, a identificação do problema é o momento em que o pesquisador deve apontar as dificuldades para a realização da ação pretendida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as capacidades cognitivas dos alunos podem ser estimuladas através da “interação com a variedade de formas do código alfabético”. Tal atividade possibilita desenvolvimento de qual eixo temático?

  • A. Leitura, oralidade e compreensão de textos.
  • B. Apropriação do sistema de escrita e desenvolvimento da consciência fonológica.
  • C. Produção escrita / textual.
  • D. Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.

  • A. criar espaços e tempos de aprendizagem, sem os saberes prévios dos estudantes, torna o trabalho escolar uma atividade sem sentido.
  • B. instituir uma única forma de ensino é mais adequado para os estudantes que se encontram nos níveis menos avançados de conhecimento.
  • C. ensinar primeiro a teoria e depois a prática é uma estratégia para acolher os saberes prévios dos estudantes no momento adequado.
  • D. cumprir o programa curricular estabelecido propicia que a escola ofereça os conhecimentos de maneira igualitária para todos.
  • E. considerar os saberes prévios dos estudantes atrapalha o ensino e os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos.

Com relação ao planejamento de ensino e à metodologia de projetos, julgue os próximos itens. A fase de elaboração de um anteprojeto exige a coleta e análise de dados para subsidiar os elementos do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...