Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às relações entre as concepções pedagógicas e o ensino religioso, julgue os próximos itens. O objetivo principal do conteúdo de ensino religioso de acordo com a concepção pedagógica libertadora ou a abordagem sociocultural, é incentivar o diálogo e a reverência do educando às outras culturas e religiões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. A construção do PPP pressupõe uma ruptura e não apenas uma reforma, uma invenção do gestor ou uma mudança repentina.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às relações entre as concepções pedagógicas e o ensino religioso, julgue os próximos itens. Na concepção pedagógica construtivista, o conhecimento da disciplina de ensino religioso é entendido em estreita relação com as realidades sociais, evidenciando-se as desigualdades entre o opressor e o oprimido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. De acordo com a concepção de inovação regulatória, o PPP é um conjunto de ideias que motiva a elaboração de conteúdo programático a ser cumprido por toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica. O PPP visa à eficácia dos processos educativos, sendo um instrumento de controle das ações da escola em todas as suas áreas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria crítica incluem a emancipação e a resistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do desenvolvimento de projetos pedagógicos para as organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. O uso de projetos pedagógicos possui grande valia no cenário escolar, mas, dentro da empresa, essa prática tem eficácia restrita.
  • B. No trabalho em equipe, o uso de projetos é dispensável por inviabilizar a articulação dos diferentes saberes oriundos dos colaboradores.
  • C. Projetos pedagógicos relacionam-se diretamente com o alcance dos objetivos propostos pela instituição, uma vez que o ato de projetar permite vislumbrar o ponto a que se quer chegar.
  • D. O surgimento de projetos pedagógicos no ambiente organizacional desqualifica os processos formativos desenvolvidos pela instituição.
  • E. A aplicação de projetos pedagógicos é algo simples e pouco dispendioso, não necessitando sequer da presença de um pedagogo, ou formador, para o sucesso dessa ação.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Classe social e subjetividade são fatores característicos da teoria pós-crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos de educação profissional e educação a distância, assinale a alternativa correta.

  • A. O formato vigente de educação profissional remete unicamente ao modelo norte-americano, sem sofrer influências ou interferências de outros modelos.
  • B. Conciliar educação profissional com educação a distância, em processos de formação, exige altos custos por parte da instituição, o que faz com que esse modelo seja pouco rentável e eficaz.
  • C. Uma empresa que faz uso da educação a distância pode dispensar todo o respectivo quadro de formadores, uma vez que, nesse modelo, o formador é completamente prescindível.
  • D. O uso da educação a distância nos processos de formação é uma exclusividade de instituições que atuam nas áreas de tecnologia.
  • E. A educação a distância surgiu na Europa na primeira metade do século 19, sendo a corrente mais predominante a que registra na Suécia, em 1833, a primeira experiência nesse campo de ensino.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...