Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:

  • A. Na ausência de um professor, o profissional de Supervisão Escolar deve agir como substituto deste profissional. Isso porque o seu cargo é maior que o dos docentes e possui habilitação plena em todas as disciplinas constantes no Ensino Fundamental e Médio.
  • B. O profissional de Supervisão Escolar deve monitorar as ações docentes com vistas à punição daqueles que não atingiram as metas estabelecidas no Projeto Político- Pedagógico – PPP.
  • C. O profissional de Supervisão Escolar é incumbido da gestão escolar, desde as funções fiscais, administrativas, gerenciais e pedagógicas de uma unidade escolar.
  • D. O profissional de Supervisão Escolar deve assessorar individual e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, a Educação Técnica de Nível Médio na Forma Integrada organiza-se com base

  • A. na dualidade histórica, propulsora de uma educação integrada para a formação das elites e de uma formação instrumental para os filhos da classe trabalhadora.
  • B. na formação profissional integrada, oferecida a quem já tenha concluído o ensino médio, de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional e efetuando-se matrícula única para cada aluno.
  • C. no atendimento prioritário dos interesses do mercado de trabalho, ao possibilitar condições de desenvolvimento local e regional por meio do acesso ao conhecimento técnico integrado.
  • D. na organização curricular dos cursos técnicos de nível médio, orientando-se pelos princípios do currículo integrado e pela estruturação em eixos tecnológicos.

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Os processos e técnicas tradicionais ou quantitativos podem ser utilizados no planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico – PPP diz-se que:

  • A. Ele regulamenta os contratos administrativos dos docentes que atuam na escola.
  • B. Ele define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
  • C. Ele formaliza, institui e dá celeridade às ações do caixa escolar de uma escola junto ao Fundo Nacional de Educação.
  • D. Ele tem força legal de institucionalizar os necessários tempos pedagógicos fora da sala de aula para os docentes organizarem e planejarem suas ações educativas.

É correto afirmar que a função dialógica da avaliação

  • A. avalia para identificar o nível de conhecimentos dos alunos quanto aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, a fim de se atingir a média padrão dos alunos de uma turma.
  • B. reconhece que a aprendizagem não acontece de forma pontual, estática, mas em um constante movimento. A avaliação, sob essa perspectiva, busca priorizar dados quantitativos da aprendizagem no contexto socioescolar.
  • C. objetiva possibilitar ao professor medir o nível de evolução cognitiva do aluno em função dos conteúdos previamente selecionados do livro didático, de forma a assegurar uma sólida formação.
  • D. serve a um projeto pedagógico comprometido tanto com as variáveis do meio sociocultural no qual o educando se insere quanto com aquelas que determinam o modo de ser desse mesmo educando.

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. Os fatores contextuais do enfoque participativo incluem a tecnificação, a disciplinaridade e a especialização, que são características fundamentais para a aplicação da ciência no cotidiano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:

  • A. No diário escolar.
  • B. No caixa escolar.
  • C. No plano de aula.
  • D. No regimento escolar.

Na perspectiva da corrente transformadora de instituição escolar, a avaliação da aprendizagem caracteriza-se pela

  • A. centralização na busca da verificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
  • B. articulação das funções dialógica, diagnóstica, processual, formativa e somativa.
  • C. articulação das funções diagnóstica e somativa para administrar os resultados obtidos.
  • D. efetivação do processo de centralização das funções dialógica, diagnóstica e formativa.

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O diagnóstico é uma etapa contínua utilizada para análise dos pontos atuais e dos pontos futuros de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...