Questões de Pedagogia

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A avaliação institucional escolar tem a finalidade de identificar o andamento e a qualidade de atividades-fim (ensino, pesquisa e extensão) e atividades-meio (gestão acadêmica e administrativa). Nesse contexto, a avaliação institucional

  • A. configura-se em um processo que pressupõe a participação coletiva dialógica, priorizando a autoavaliação da implementação das ações planejadas para a consecução das metas e dos objetivos estratégicos institucionais.
  • B. tem, como resultado esperado, a avaliação do corpo docente e discente, a partir dos resultados do relatório de gestão anual e do relatório de ação institucional, objetivando corrigir distorções e disciplinar a atuação pedagógica.
  • C. constitui-se como um processo pontual de análise dos meios, dos métodos e dos processos de comparação e classificação dos resultados dos itens e dos sujeitos avaliados.
  • D. caracteriza-se como um instrumento de apreciação classificatória das práticas educacionais e de gestão da escola por parte da instituição e do MEC, identificando a coerência entre as ações e os documentos institucionais.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Planejamento e didática são elementos característicos da teoria tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as proposições abaixo:

PROPOSIÇÃO I

O Conselho Escolar é um órgão colegiado responsável pela gestão da escola. E uma das prerrogativas deste órgão é promover a participação dos grupos representativos da escola em diversas atividades contribuindo para a efetivação da participação social da educação.

PROPOSIÇÃO II

Cabe ao Conselho Escolar manifestar-se sobre a proposta curricular da escola.

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. A Proposição II está correta, pois zelar pela proposta curricular da escola também é uma atribuição do Conselho Escolar.
  • B. A Proposição I está equivocada, pois o órgão colegiado responsável pela gestão da escola é o Caixa Escolar.
  • C. As Proposições I e II são faltas, pois ambas dizem respeito às atribuições do Conselho Municipal de Educação e não do Conselho Escolar.
  • D. Apenas a Proposição II está equivocada em suas considerações.

O profissional da pedagogia possui uma especificidade que completa e amplia a especificidade de cada professor, da mesma forma que essa interação completa e amplia sua própria especificidade. Nessa perspectiva, constitui-se como parte do perfil do pedagogo na organização escolar

  • A. desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • B. definir as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade do seu entorno.
  • C. identificar e atuar na resolução de problemas socioculturais, educacionais e psicológicos dos alunos com postura interventiva e especializada.
  • D. participar da gestão das instituições em que atua enquanto profissionais, delimitando seu papel à elaboração dos projeto pedagógicos de cursos.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O “bullying” acontece tanto na infância como na adolescência, resultando em agressões físicas e verbais. E um dos trabalhos do profissional supervisor escolar é garantir que no ambiente escolar tal mazela não encontre espaço. De tal forma, pode-se apontar estratégia de combate ao “bullying” na escola:

  • A. Punir com expulsão ou suspensão temporária de aulas os agressores e vítimas do processo de “bullying”.
  • B. Caracterizar o “bullying” como falta gravíssima no regimento escolar, de forma a punir o agressor com expulsão da escola.
  • C. Coibir conversas e diálogos sobre o “bullying” no ambiente escolar, uma vez que assim ninguém saberá o que é e, não o cometerá.
  • D. Organizar projetos e ações educativas para combater o avanço do “bullying”, investindo em palestras que mostrem a gravidade desse tipo de violência dentro da sociedade.

Para concretizar as concepções e os princípios da gestão democrática na escola é necessário assegurar:

  • A. o fortalecimento dos processos de eleição para gestores e a implementação de práticas de planejamento participativo.
  • B. o revigoramento e autonomia dos órgãos colegiados e a centralização das decisões institucionais pelos membros desses colegiados.
  • C. a extinção das relações de poder entre as unidades de gestão da administração geral e as dimensões administrativas e pedagógicas subordinadas.
  • D. a construção de espaços coletivos para melhor administrar o processo de ensino com a finalidade de atingir os objetivos traçados pela escola.

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O plano de aula dos professores, que apresenta baixo grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível tático do planejamento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente educativo, quando os alunos têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Amizade e solidariedade.
  • B. Respeito ao heteronormatividade.
  • C. Combate à discriminação.
  • D. Disciplina.

Sobre a gestão democrática na escola, é correto afirmar:

  • A. O respeito à diversidade, a verticalização hierárquica e a descentralização nas relações de poder devem estar presentes na gestão das instituições escolares.
  • B. O fortalecimento e a autonomia dos órgãos colegiados asseguram a participação direta de todos os membros da comunidade externa nas decisões institucionais.
  • C. A consulta à comunidade escolar em processos eletivos garante a efetivação do modelo de gestão democrática nas instituições escolares.
  • D. A gestão democrática implica na descentralização de poderes, na autonomia institucional e a promoção da participação ativa de toda comunidade.
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