Questões de Pedagogia

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O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:

  • A. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são conservadoras.
  • B. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo são inclusivas.
  • C. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • D. As concepções e práticas pedagógicas deste grupo promovem a oportunidade de sucesso escolar aos seus alunos.

Em relação ao planejamento de ensino na perspectiva progressista, é correto afirmar que

  • A. deve ter como ponto de partida e de chegada uma idealização, na qual coexistam o objeto do conhecimento, o contexto em que se dá a ação pedagógica e os sujeitos envolvidos no processo e os conteúdos selecionados.
  • B. apresenta como elementos intrínsecos a escolha dos objetivos, a organização e a seleção dos conteúdos; os procedimentos metodológicos e a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos como condição objetiva à efetivação do trabalho docente.
  • C. é uma ferramenta teórico-metodológica de sentido, com necessidades, finalidades e possibilidades, no qual a organização dos tempos, dos espaços e dos recursos didáticos tem como finalidade assegurar o ensino dos conteúdos do livro didático.
  • D. cumpre sua função social quando assegura a unidade do processo ensino-aprendizagem com base nos critérios de aplicação, manipulação e aquisição dos conteúdos, uniformizando os diferentes tipos e níveis de conhecimento e suas metodologias.

No processo avaliativo é importante levar em conta que:

  • A. A uniformidade de um instrumento avaliativo é soberana frente às particularidades dos alunos.
  • B. s diferenças individuais dos alunos, respeitando os ritmos e as características de cada um.
  • C. Os processos avaliativos são desnecessários ao processo de ensino-aprendizagem.
  • D. Alunos com melhor desempenho escolar não carecem de avaliações.

O Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, traz um conjunto de concepções que apontam para

  • A. uma abordagem emancipatória de escola.
  • B. práticas curriculares redentoras e emancipatórias.
  • C. uma abordagem técnica de escola.
  • D. práticas curriculares críticas e reprodutivistas.

A figura a seguir representa a arquitetura curricular dos cursos superiores de tecnologia do IFRN.

A figura revela uma matriz curricular

  • A. fundamentada numa concepção baseada em núcleos polivalentes, envolvendo unidades de conhecimentos tecnológicos.
  • B. composta por dois núcleos que articulam os conhecimentos de formação geral e os conhecimentos específicos da formação.
  • C. baseada na formação humana e envolvendo a prática profissional com foco nos conteúdos do núcleo fundamental.
  • D. centrada na prática profissional como prioridade para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.

A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava

  • A. formar profissionais com qualificação de nível técnico que dominassem os fazeres da profissão em tempo reduzido, desenvolvendo competências e habilidades específicas de cada área profissional com a finalidade de atender as demandas formativas do desenvolvimento do País e do alargamento das relações internacionais.
  • B. formar profissionais qualificados em áreas específicas e em tempo mais reduzido, considerando a busca pelo desenvolvimento tecnológico, o incremento do mercado brasileiro e o alargamento das relações internacionais, ampliando, assim, a oferta de emprego para quem possuísse maior qualificação profissional.
  • C. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica, em nível intermediário, entre os níveis médio e superior, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
  • D. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica em nível de especialização lato sensu, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.

São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:

  • A. a inclusão social, respeitando-se a diversidade quanto às condições físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas dos sujeitos e o foco no conhecimento dos processos de formação propedêutica.
  • B. a formação de atitudes e capacidade de comunicação, visando a melhor preparação para o trabalho, e a distinção entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional.
  • C. a flexibilização curricular, possibilitando aos alunos escolherem diversos itinerários formativos em um mesmo curso, e a centralização administrativa, pedagógica e financeira da Instituição.
  • D. o entendimento da realidade concreta como síntese de múltiplas relações e a integração entre a educação básica e a educação profissional, tendo como núcleo básico a ciência, o trabalho e a cultura.

A concepção de tecnologia sustentada pelo IFRN em seu Projeto Político Pedagógico baseia-se na compreensão de uma

  • A. articulação íntima envolvendo as ideias de humanidade, de saber e de ciência.
  • B. junção dos conteúdos disciplinares inerentes ao currículo dos cursos técnicos e tecnológicos.
  • C. ciência como produto das atividades humanas de produção, do uso dos objetos técnicos e dos saberes tecnológicos.
  • D. ação pedagógica voltada para as novas tecnologias da comunicação e da informação como atividades de uso da mídia na educação.

Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar‐se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando‐os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.

( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.

( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.

( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. V, V, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. V, V, F, V.

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.

I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.

II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.

III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.

IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.
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