Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Em relação ao planejamento de ensino na perspectiva progressista, é correto afirmar que
No processo avaliativo é importante levar em conta que:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
O Projeto Político Pedagógico do IFRN, de 2012, traz um conjunto de concepções que apontam para
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A figura a seguir representa a arquitetura curricular dos cursos superiores de tecnologia do IFRN.
A figura revela uma matriz curricular
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A concepção de tecnologia sustentada pelo IFRN em seu Projeto Político Pedagógico baseia-se na compreensão de uma
Considerando as abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na abordagem qualitativa, o pesquisador procura aprofundar‐se na compreensão dos fenômenos que estuda ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social interpretando‐os, segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito.
( ) As divergências entre as abordagens qualitativa e quantitativa refletem diferentes epistemologias, estilos de pesquisa e formas de construção teórica. Portanto, os métodos quantitativos e qualitativos, devido às especificidades de cada uma, se excluem.
( ) Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente.
( ) A pesquisa qualitativa ocorre por meio da interação constante entre a observação e a formulação conceitual, entre a pesquisa empírica e o desenvolvimento teórico, entre a percepção e a explicação, e se apresenta como uma dentre as diversas possibilidades de investigação.
A sequência está correta em
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.
I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.
II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.
III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.
IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.
Estão corretas as afirmações
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...