Questões de Pedagogia

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“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

  • A. interdisciplinaridade / transversalidade / transversalidade / interdisciplinaridade
  • B. interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • C. transversalidade / interdisciplinaridade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • D. transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais significativas.

Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:

  • A. Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
  • B. Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • C. Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
  • D. Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.

Considerando os aspectos‐chave de Lindeman, que foram base das pesquisas mais recentes que constituem, hoje, os fundamentos da educação de adultos, o modelo andragógico que, diferentemente do modelo pedagógico projetado para o ensino de crianças, possui preceitos enfocados na educação de adultos, analise.

I. Os adultos são motivados a aprender quando possuem necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; então, esses são os pontos de partida apropriados para organizar as atividades de aprendizagem de adultos.

II. A orientação de adultos para a aprendizagem é centrada na vida; portanto, as unidades apropriadas para organizar a aprendizagem de adultos são as situações da vida, não os assuntos.

III. Experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem de adultos; dessa forma, a metodologia básica da educação de adultos é a análise da experiência.

IV. Os adultos têm uma grande necessidade de serem dirigidos; assim, o papel do professor é de transmitir o seu conhecimento e avaliar o desempenho deles em relação ao processo.

V. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade; portanto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, local e ritmo de aprendizagem.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e V.

A interdisciplinaridade refere-se a um princípio basilar que visa estabelecer elos de complementaridade, de convergência, de interconexões, de aproximações e de intersecção entre saberes de diferentes áreas. Do ponto de vista prático, a interdisciplinaridade exige uma

  • A. organização curricular e didático-pedagógica pautada na diluição das disciplinas em função de um projeto integrador.
  • B. prática pedagógica docente ancorada nas tecnologias da informação e da comunicação e nas atividades interativas entre as áreas técnicas.
  • C. prática pedagógica ancorada na justaposição de saberes e fazeres disciplinares com as práticas docentes e institucionais.
  • D. organização curricular e didático-pedagógica pautada na integração e na contextualização de conhecimentos.

O professor bem formado entende os estados emocionais de seus alunos. Um deles é a empatia, fenômeno psicológico que responde pela capacidade que se tem de perceber o estado ou a condição emocional de uma pessoa e compartilhar esse estado emocional. Para Hoffman (2003), o estágio do desenvolvimento da empatia na criança em idade escolar se caracteriza pela capacidade de perceber os sentimentos pela pessoa, compartilhando-os parcialmente e respondendo de maneira aberta. A esse estado, Hoffman denomina de empatia:

  • A. global
  • B. pelas emoções dos outros
  • C. iatrogênica
  • D. pela condição de vida do outro
  • E. pela responsabilidade do outro

As escolas profissionais criadas por Nilo Peçanha passaram pela história da educação nacional como um laboratório do ensino oficial das profissões no Brasil foram denominadas de Escolas de Aprendizes e Artífices. Elas atendiam às exigências da indústria moderna, sobretudo em função de sua

  • A. instrução, atividade e moral.
  • B. instrução, habilidade e tarefa
  • C. competência científica e social.
  • D. competência tecnológica e social.

Os ciclos plurianuais apresentam pontos básicos para sua introdução no processo de avaliação. Um desses pontos trata dos objetivos de alto nível, que têm a ver com:

  • A. aprender a aprender
  • B. experiências formadoras
  • C. pedagogia diferenciada
  • D. diversidade de currículo
  • E. trabalho em equipe

A formação do trabalhador no Brasil começou a ser feita desde os tempos mais remotos da colonização, tendo como os primeiros aprendizes de ofícios os índios e os escravos. Mais tarde, acompanhando as mudanças da economia e da sociedade brasileira o Estado adotou um modelo de aprendizagem dos ofícios manufatureiros que se destinava ao “amparo” da camada menos privilegiada da sociedade brasileira. Com base no enunciado, leia as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

( ) Um dos marcos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil foi a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices destinadas ao ensino profissional, secundário e gratuito para as crianças e os jovens, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.

( ) O fato da formação profissional no Brasil, desde 1909, ter sido ofertada às camadas menos privilegiadas da sociedade acabou por produzir uma visão preconceituosa sobre a educação profissional, considerada por muitos como o ensino vinculado às profissões ligadas à técnica e às atividades manuais.

( ) As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do primário e com a autorização dos estudantes ingressarem no ensino superior idêntico à da sua formação.

( ) O enunciado retrata o enfoque assistencialista contido nas primeiras legislações da educação profissional brasileira, superado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que passou a qualificá-la como um mecanismo para favorecer a inclusão social e a democratização dos bens sociais.

A opção que indica a sequência correta é

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, F, F, V.

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito às características que devem compor o processo avaliativo: ( ) A avaliação deve ser quantitativa: o processo avaliativo deverá ocorrer em um único momento, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. ( ) A avaliação deve ser formativa: a aprendizagem ocorrerá de acordo com o progresso obtido pelos educandos, considerando as atividades propostas, sabendo interpretar o erro e o considerando como manifestação de um processo em construção, dessa forma, aprendendo com o erro. ( ) A avaliação deve ser diagnóstica: através da aprendizagem que será identificado quais conhecimentos deverão ser retomados e, ainda, quais práticas pedagógicas deverão ser redimensionadas. ( ) A avaliação deve ser contínua: o processo avaliativo deverá ocorrer rotineiramente, com visão reflexiva, que redimensione as ações pedagógicas, os objetivos propostos e os conteúdos abordados. A sequência correta é:

  • A. V, V, V, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, V, V, V

Deve-se perceber a qualidade da formação de professores a partir de sua concepção. Para tal, um fator deve ser preponderante: além de se querer um professor reflexivo, crítico e criador de identidade, que sua formação seja também, de igual maneira:

  • A. confiável e garantida pela lei
  • B. cultural e intelectual
  • C. organizada e democrática
  • D. pessoal e mediadora
  • E. teórica e prática
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