Questões de Pedagogia

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A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

  • A. I III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e V.

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quando à sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. Assim, considerando a sua relevância, ele deve ser assumido como:

  • A. Um processo de reflexão envolvendo todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
  • B. Uma ficha formal preenchida pelo educador com uma lista do que se pretende fazer na sala de aula.
  • C. Uma busca de resultados quantitativos com base na observação das atividades desenvolvidas na escola.
  • D. O registro do educador, contendo as estratégias e informações necessárias à reprodução do conhecimento.

Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:

  • A. monopolizador
  • B. pacificador
  • C. ideológico
  • D. mercantilista
  • E. eleitoreiro

No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:

  • A. a educação pode ser um instrumento revelador de contradições, pois tanto se apóia na reprodução de determinado sistema social como também alavanca elementos geradores de transformação.
  • B. a escola é um espaço social que aceita que as crianças que estão fora dela vão para o mercado de trabalho buscando qualificar-se antes do tempo previsto para alcançar qualquer primeiro emprego e subemprego.
  • C. a perspectiva de vida dos menores infratores dependerá de melhor educação escolarizada que valoriza a família e a cultura local para melhor reintegrá-los na sociedade.
  • D. a economia equilibrada integra e incorpora os brasileiros para a eficácia do sistema socioeconômico como mediação básica para a vida social de toda a comunidade e a valorização do capitalismo.
  • E. a sociedade necessita de maior e crescente produtividade, competividade e lucratividade tendo em conta o mercado consumidor que integra e transforma o mundo em uma aldeia mais humanitária e igualitária.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente na prática pedagógica em sala de aula, onde é necessário que se estimule a capacidade do aluno de aprender, preparando-o para a resolução de novos e complexos problemas. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que representa um exemplo relativo a esta prática:

  • A. Trabalhar os conteúdos de forma descontextualizada.
  • B. Reconhecer a sala de aula como um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos.
  • C. Desenvolver atividades contidas no livro didático, propondo modelos de trabalho que sigam o conteúdo curricular.
  • D. Colocar o aluno frente a situações novas e desafiadoras.

Os problemas da educação escolar são inúmeros. Pode-se destacar aquele relativo à desmotivação quando o professor não consegue despertar o interesse do aluno para o trabalho desenvolvido em sala. O contexto em que se situa essa questão é:

  • A. construção do conhecimento
  • B. estrutura pedagógica
  • C. estrutura social
  • D. sistema de ensino
  • E. estrutura da escola

A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:

  • A. extrapola os conhecimentos sobre a epistemologia genética piagetiana como critica que existe uma exacerbação do “bio” em detrimento do psicossocial que estuda somente as estruturas hierárquicas do cérebro humano para decodificar os problemas do sistema nervoso central.
  • B. fornece informações sobre o comportamento, tendo como escopo a atividade cerebral produzida por milhões de células neurais, também trata das influências do ambiente incluindo-se, nelas, as relações interpessoais.
  • C. considera o psíquico e o corporal como ordens de realidade distintas, o que não significa que são ordens de realidade autônomas e que não correspondente à autonomia e independência que serve de base para a criação de classificações e categorias de aprendizagem.
  • D. é um campo do conhecimento humano que vem se estruturando como estudo das relações entre cérebro, mente e comportamento e que trata das relações entre cognição e comportamento, investigando as diferentes funções cerebrais, com ênfase para os processos mentais superiores.
  • E. envolve estudos sobre as composições sensoriais, moleculares e bioquímicas do sistema nervoso e suas diferentes, manifestações por meio de atividades intelectuais como, por exemplos: a linguagem, a resolução de problemas e o planejamento.

Sobre o trabalho com projetos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Aprender deixa de ser simplesmente um ato de memorização, e o ensinar não mais representa transmitir conteúdos prontos.
  • B. Todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado.
  • C. É um processo global e complexo, em que conhecer e intervir no real se encontram dissociados.
  • D. A formação dos alunos não pode ser considerada apenas como uma atividade intelectual.

Sabe-se que o relacionamento interpessoal é uma das características (ou competências) mais exigidas dos profissionais na atualidade. Sendo assim, para ser eficaz no relacionamento com pessoas, alguns princípios fundamentais devem ser considerados, EXCETO:

  • A. Agir de forma cortês a todas as pessoas com quem se relaciona, independentemente de seu cargo na empresa.
  • B. Nunca considerar que está errado.
  • C. Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento ou empresa.
  • D. Não buscar obter troca de favores que aparentam ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.

Como um recurso para a avaliação escolar, para a forma de aprendizagem e desenvolvimento de competências, o ato pedagógico se caracteriza por recortes de um domínio complexo, cuja realização implica mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas, podendo ocorrer por meio do seguinte procedimento:

  • A. mobilização do aluno
  • B. situação-problema
  • C. contextualização de conteúdos
  • D. monitoramento de percursos
  • E. cooperação em classe
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