Questões de Pedagogia

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O profissional pedagogo tem fundamental importância no processo administrativo e pedagógico de uma empresa, independente dela ser uma instituição educativa. Tal função requer conhecimentos que respaldem sua prática dentro das atribuições do cargo ocupado. Nesse sentido, o papel do pedagogo na empresa, de acordo com as atribuições do cargo exibidas nesse concurso são:

  • A. Apoiar o agente educacional da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação de todas as práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para qualificação e detrimentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • B. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das agraves práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para selecionamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • C. Apoiar os agentes educacionais, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.
  • D. Apoiar o gerente da área de treinamento, no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas relativas ao desenvolvimento da aprendizagem para os empregados, principalmente no que se refere aos investimentos para treinamentos, dinâmicas e avaliações que façam diferença na produtividade pessoal e na qualidade de vida no ambiente corporativo e conduzir veículos da Empresa, quando autorizado.

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.

Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

  • A. ela tem como finalidade principal a regulação, tanto das dificuldades e erros dos alunos quanto do processo de ensino.
  • B. é preciso diversificar os instrumentos de avaliação, pois qualquer aprendizagem contempla diferentes tipos de objetivos.
  • C. a avaliação, compreendida como autoavaliação e coavaliação, constitui inevitavelmente o motor de todo o processo de construção do conhecimento.
  • D. os instrumentos de avaliação podem ser bons ou maus, independentemente se são adequados ou não às finalidades de sua aplicação.

Um dos maiores desafios da sociedade, com relação ao processo educacional é a qualidade na educação. Educação e qualidade são processos indissociáveis, tendo em vista os fatores emergentes da sociedade contemporânea, seus desafios, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional a nível mundial. Com isso, para que se possa trabalhar em prol de uma educação qualitativa dentro do âmbito escolar é preciso:

  • A. Trabalhar especificamente com materiais elaborados igualmente para todos os alunos, utilizando-se de metodologias tradicionais, considerando que a sala de aula é um espaço de ensino concentrado nas mãos do professor e na passividade do aluno.
  • B. Impedir que as manifestações culturais da comunidade escolar interfiram no trabalho dos professores e no currículo escolar.
  • C. Conhecer a comunidade escolar e trabalhar na elaboração de um projeto pedagógico que atenda as necessidades da mesma, aliando todo o trabalho escolar numa visão de gestão democrática.
  • D. Capacitar os professores para que haja uma prática educacional autoritária e reprodutora.

Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas e professores.

Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.

I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos pedagógicos e didáticos.

II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços, restringindo o uso das TIC.

III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

  • A. V, V, V, F, V.
  • B. F, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, V.

Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.

Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as perspectivas de futuro são otimistas.

( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido ao seu grande uso nas salas de aula.

( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente um fator transformador e inovador das práticas educacionais.

( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Na Educação Infantil, quando uma criança percebe diversos gêneros discursivos orais, suas diferentes estruturas, tramas e formas de organização significa que ela:

  • A. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • C. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O desenvolvimento da didática implica a relação com diversas disciplinas científicas, como psicologia, sociologia e outras ciências.
  • B. A insuficiência da centralização das disciplinas escolares que conduz à necessidade de estabelecer relações com disciplinas de apoio, dentre elas, a didática.
  • C. A didática de qualquer disciplina é alimentada e constituída por um conjunto estruturado de elementos procedentes das disciplinas interligadas.
  • D. A didática se refere a um trabalho de aplicação e de organização de estratégias de ensino, que favorecem a interligação de diferentes conteúdos disciplinares.

Que procedimento um Professor de Educação Infantil deve adotar frente à interação e trocas de saberes e conhecimentos de seus alunos quando o mesmo tem o “brincar e as brincadeiras” como eixo norteador de sua prática educativa?

  • A. Intervir sistematicamente nas brincadeiras das crianças, esclarecendo como se deve manusear os brinquedos e como se deve portar diante os desafios da brincadeira, de modo que restrinja a autonomia das crianças.
  • B. Não atuar frente ao movimento e desejo das crianças de brincar. Permanecer em postura que deixe as crianças totalmente livres e isentas de qualquer manifestação por parte do professor, seja de ordem atitudinal ou procedimental.
  • C. Disponibilizar objetos, brinquedos e materiais diversos (estruturados ou não estruturados), com desafios diferentes.
  • D. Proporcionar jogos que estimulem e construam altas habilidades, tendo o cuidado, inclusive, de sempre levar jogos acima da idade recomendada.

A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:

I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.

II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.

III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.

IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.

V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.

Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • B. Apenas as afirmativas IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e IV.
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