Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 2 1 1 2.
  • B. 1 2 2 1.
  • C. 1 2 1 2.
  • D. 2 2 1 1.

Atualmente, trabalhar em equipe é um dos requisitos que vem sendo utilizado por muitas empresas, pois, o espírito de coletividade, dinamismo, colaboração, interesse, solidariedade e cooperação é determinante para que haja sucesso na resultado final dos objetivos traçados. Levando em consideração a importância do trabalho em equipe e, compreendendo que os jogos e dinâmicas de grupo nas organizações de trabalho são fundamentais para se perceber os problemas e encaminhar as ações na busca da assertividade e da eficácia de uma empresa, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando que o trabalho em equipe é fundamental, porém não podemos esquecer que os conceitos de ludicidade se aplica somente às crianças, cabendo aos adultos a responsabilidade e não o lúdico.
  • B. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ecopedagogia para que se possa criar um ambiente lúdico, atrativo e prazeroso.
  • C. É preciso criar um ambiente agradável dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade para que se possa criar um ambiente malfazejo e brilhante.
  • D. É preciso criar um ambiente desabrido dentro do espaço de trabalho, considerando as várias personalidades, respeitando-as e enfatizando conceitos de ludicidade.

Sobre inclusão, analise as afirmativas.

I. A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

II. A inclusão se refere apenas aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência específica.

III. Educar, na perspectiva inclusiva, supõe dar um novo significado ao papel do professor e sua atuação no contexto educacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto” (VASCONCELLOS, 2006, p.79).

Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.

I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.

II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e coordenação pedagógica, por exemplo.

III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Trabalhar em equipe no ambiente escolar contribui significativamente com a obtenção dos resultados esperados e abordados nos objetivos da escola. Para que a gestão escolar possa desempenhar uma função de liderança positiva, conduzindo as atividades num processo de trabalho em equipe é preciso levar em consideração:

  • A. A necessidade da capacitação dos professores, tendo em vista a formação dos alunos dentro dos mesmos parâmetros, pois todos aprendem da mesma forma e cada professor deve cumprir a sua função sem interferir no trabalho dos colegas.
  • B. Os problemas da comunidade escolar, utilizando-se de metodologias fragmentadas, tendo em vista o cumprimento dos conteúdos do currículo escolar.
  • C. Que a gestão escolar seja democrática e apresente um plano de ação que envolva todos os envolvidos na escola: professores, instâncias colegiadas (conselho escolar, APMF, Grêmio estudantil...) alunos.
  • D. A coordenação pedagógica e suas ações centralizadas nas mãos da direção escolar.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Algumas pesquisas de autores contemporâneos acreditam que se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita têm função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, incerto e imprevisível, o indivíduo poderá ter maior motivação para o esforço que a aprendizagem exige.”

PORTANTO

II. “O trabalho de despertar o aluno para a compreensão da representação da fala através da língua escrita, serve de alicerce para o desenvolvimento de uma alfabetização significativa para os alunos.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma conclusão da primeira.

Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que

  • A. considera que os conhecimentos escolares não se ordenam de forma rígida para a sua compreensão, nem ao menos em função de determinadas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.
  • B. a informação necessária para construir os projetos é determinada antes e depende do educador ou do livro-texto.
  • C. o critério de escolha de um tema pela turma se baseia em sua relação com os trabalhos e temas precedentes.
  • D. a busca das fontes de informação favorece a autonomia dos alunos.

A primeira característica da criatividade é a novidade, com isso, um objeto, uma ideia, um comportamento são considerados criativos, quando são novos, ou seja, uma interferência da pessoa que cria. Esse momento criativo, leva a construção do conhecimento que o aluno consegue ao elaborar novos conceitos partindo do princípio de um tópico abordado/apresentado. Para que se perceba o processo criativo que leva a construção do conhecimento é preciso entender que existem fases sequenciais sobre tal processo. São elas:

  • A. Apreensão, preparação, incubação, iluminação e verificação.
  • B. Compreensão, assimilação, reprodução e descarte de todas as ideias.
  • C. Preparação, negligência, descaso e nova construção.
  • D. Descarte das possibilidades apresentadas e reprodução da elaboração já realizada.

Sobre as tendências pedagógicas brasileiras, analise.

I. As tendências liberais consistem em princípio democrático, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com suas aptidões.

II. As tendências progressistas partem de uma análise crítica das realidades sociais, e é uma tendência que condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.

III. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

O Projeto Político-Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano global da instituição.

Analise as afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais abrangente na qual a instituição se insere.

( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.

( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que podem comprometer a sua elaboração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. V F F V.
  • C. F V F V.
  • D. F V V F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...