Questões de Pedagogia

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Considerando o desenvolvimento motor (psicomotor) de uma criança, em especial a evolução motora da marcha, esperase que a possibilidade motora da mesma, entre 03 meses de idade, seja capaz de:

  • A. Equilibrar-se sobre um pé só, subir e descer escadas com um pé em cada degrau, saltar de formas diversas e fazer piruetas.
  • B. Conseguir erguer a cabeça e mantê-la firme por alguns momentos.
  • C. Caminhar sozinho, sem ajuda.
  • D. Conseguir subir e descer degraus.

Segundo Mendonça, o papel do patronato na formação de um ensino agrícola estatal permeou, dentre outros objetivos, a construção de uma educação ao “trabalhador rural”, moldada conforme o interesse da classe dominante. Segundo a autora, no início da primeira metade do século XX, a concepção de ensino agrícola elementar e médio no Brasil tinha como propósito:

I. Alicerçar as bases de um sistema socialista no Brasil.

II. Produzir uma identidade inferior ao trabalhador rural.

III. Estruturar ações de marketing rural.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II, III.

Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a fragmentação e a hiperespecialização das ciências, desconhecendo o tecido complexo do mundo (interações múltiplas na construção e transformação da realidade). Sobre essa premissa afirma-se que

I. o novo paradigma em desenvolvimento – paradigma pós-moderno – tem a complexidade, a interação e a continuidade em aberto como características essenciais de sua estrutura.

II. a visão linear de conhecimento é preservada, acrescentando-se a ela a perspectiva de desenvolver múltiplas possibilidades de conexões e relações (relações lógicas, analógicas, intuitivas, causais, não-causais, afetivas, estéticas).

III. a fragmentação do conhecimento curricular é questionada, frente à necessidade de integrar os conhecimentos, tendo em vista a formação de um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo e enfrentar os grandes desafios de nossa época.

IV. o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não estimula, o desenvolvimento da inteligência, resolver problemas e estabelecer conexões entre os fatos, conceitos, isto é, de pensar sobre o que está sendo estudado.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II e III apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II e IV apenas.

Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • C. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

“Quando se chegou à escola rural isolada, foi preciso que se deixasse de lado os tradicionais conceitos que se tinha sobre a instituição escolar. Não havia construção que lembrasse uma escola, nem várias salas de aulas, nem diversas professoras, nem mesmo uma diretora. A começar pelo aspecto físico precário das instalações, a escola isolada parecia o reino do informalismo e da improvisação”. Esse depoimento vem corroborar com as ideias de Therrien e Damasceno sobre as políticas públicas para a educação rural, quando afirmam:

I. A educação rural, enquanto não for atendida no contexto das reivindicações políticas, econômicas, tecnológicas e sociais do trabalhador do campo, deverá permanecer à margem dos reais empreendimentos do Estado.

II. A multiplicação de programas educacionais e a fragmentação das ações e dos financiamentos têm como efeitos e êxitos principais a legitimação das estruturas de poder do Estado democrático e de direito.

III. Embora exista uma organização das comunidades rurais para a construção e manutenção dessas escolas, elas só se efetivam realmente com a chegada do professor naquela localidade. Portanto, é decisiva para a existência das escolas isoladas rurais a presença não só desses professores, mas também de alunos dispostos a frequentar as aulas.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

Muitos desafios se interpõem à perspectiva de uma nova relação educação e trabalho.

Analise as seguintes afirmativas.

I. Articular, de forma não mecânica, o trabalho com a educação infantil e ensino fundamental. Ou seja, o de como fazer do trabalho útil e enquanto valor de uso e produção da vida, a razão da educação.

II. Integrar o trabalho com a educação dos jovens e adultos, considerando-se que, diferentemente das crianças, a principal atividade deles é ou deveria ser o trabalho.

III. Desenvolver processos educativos na perspectiva da construção da democracia integral, de tal modo que essa se faça presente no processo mesmo da educação.

IV. Educar para atender às necessidades postas pelas profundas e constantes transformações que assolam o mundo do trabalho na atualidade.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II, III, IV apenas.
  • B. I, II, III apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.

À medida que uma criança “estabelecer relações com objetos, pessoas, fenômenos e elementos da natureza por meio da exploração investigação, pesquisa, questionamento crítico, análise, coleta de informações”, tal referencial nos indica que a mesma apresenta noções e leituras do:

  • A. Mundo da matemática.
  • B. Mundo da linguagem escrita formal.
  • C. Mundo das brincadeiras.
  • D. Mundo natural.

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. O processo de implantação de extensão rural no Brasil surgiu com a preocupação do governo com a alta migração rural para as zonas urbanas, situação que contribuiu para o surgimento da escola rural como solução para estancar esse processo. Esta proposta não foi muito além da década de 40, quando novas ideias foram implementadas para que houvesse melhor preparação do homem do campo e elevá-lo a uma condição de vida mais digna, por meio da difusão da ideia e do valor da autoajuda. Esse método só seria concretizado com o aperfeiçoamento e a execução de métodos e técnicas de uma prática não pedagógica e não escolar, denominada:

  • A. Educação comunitária.
  • B. Prática social.
  • C. Prática ruralista.
  • D. Educação a distância.
  • E. Educação comparada.

Chega, ao nosso meio, em 1994, o movimento da inclusão com a divulgação da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994), sob o patrocínio da UNESCO, cujas linhas de ação visam ao seguinte universo conceitual: “O termo necessidades educacionais especiais refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. As escolas têm de encontrar maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves”. (BRASIL, 1994, p. l7).

Sobre as concepções que sustentam essa declaração, é INCORRETO afirmar que

  • A. o foco da prática escolar deixa de ser a deficiência e passa a centrar-se no aluno e no êxito do processo ensino e aprendizagem.
  • B. o conceito da integração sugere o atendimento às diferenças individuais nas classes especiais, salas de recursos ou serviço itinerante, mediante a preparação gradativa do aluno para o ensino comum.
  • C. a escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos e, não, os alunos às especificidades da escola.
  • D. o ensino deve ser diversificado e realizado em espaços diferenciados, respeitando as necessidades individuais dos alunos.

Se ao final do processo educativo empenhado na Educação Infantil, uma criança construir progressivamente, uma identidade autônoma e crítica, pode-se considerar que:

  • A. A criança atingiu uma meta da intenção educativa em relação à alfabetização.
  • B. A criança avançou nos procedimentos lógico-matemáticos.
  • C. A criança atingiu um objetivo da intenção educativa em relação ao cuidado e às relações.
  • D. A criança retrocedeu à fase oral.
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