Questões de Pedagogia

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Quando falamos em função social da escola, implica entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Perrenoud (2000, p.25) afirma que “organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem”. Diante da citação leia atentamente as questões e indique a afirmativa correta:

  • A. Não é necessário garantir total envolvimento de pais, alunos e mestres no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
  • B. O professor trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros dos alunos são obstáculos da aprendizagem.
  • C. É necessário ter conhecimento, para determinada disciplina, dos conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
  • D. Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.

Com base nas reflexões de Krawczyk (2011) sobre o ensino médio, é INCORRETO afirmar

  • A. que desde os primeiros anos da década de 1990, vem ocorrendo uma significativa expansão do ensino médio público brasileiro.
  • B. que a ideia de que o ensino médio facilita a inserção no mercado do trabalho é reforçada pelo discurso dominante: o político, o empresarial e o da mídia.
  • C. que embora existam outros espaços de trocas sociais além da escola, a escola média é a única instituição pública para os jovens sob a proteção de adultos.
  • D. que a expansão do ensino médio já pode ser caracterizada como um processo de universalização e de democratização tendo por base as altas taxas de acesso, permanência e aprovação dos jovens.

Entre as diversas funções da avaliação, a função que retrata a média do desempenho escolar obtida por um estudante durante um determinado período letivo é chamada de:

  • A. classificatória
  • B. formativa
  • C. normativa
  • D. diagnóstica
  • E. somativa

A Psicologia do desenvolvimento destaca que existem fatores que influem no desenvolvimento humano. Tais fatores são apresentados em grupos externos e internos. Assinale a alternativa correspondente a esses fatores:

  • A.

    Fatores internos: família.

    Fatores externos: amigos.

  • B.

    Fatores internos: comunidade escolar.

    Fatores externos: ambiente social.

  • C.

    Fatores internos: hereditariedade e maturação.

    Fatores externos: ambiente social, alimentação e equilíbrio ecológico.

  • D.

    Fatores internos: hereditariedade.

    Fatores externos: ambiente social.

A orientação familiar é uma das atribuições do orientador educacional. São ações que podem ser desenvolvidas junto às famílias, EXCETO:

  • A. Comprometer-se com a integração pais – escola, professores – pais e pais – filhos.
  • B. Orientar os pais sobre as questões financeiras da família, assim como os gastos dos filhos.
  • C. Relacionar-se com pais e familiares de forma que desenvolva a participação dos mesmos na escola.
  • D. Acompanhar o aluno e sua família nas possíveis dificuldades, encaminhando-os a outros especialistas, se necessário.
  • E. Orientar a família sobre o desenvolvimento dos alunos, sempre que for necessário, através de reuniões com os pais.

Sobre as barreiras mencionadas por Cury (2008) para instituir um sistema nacional de educação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a barreira que se tem para instituir o sistema nacional de educação é a da desigualdade social.
  • B. o manifesto buscou combater a dualidade de redes por meio de uma estrutura educacional sob a proteção da escola pública.
  • C. o conflito social privilégio (das elites) x direito (abertos a todos e a qualquer um) fez com que aparecesse na Constituição de 1934: a educação como direito e a obrigação dos poderes públicos de prestá-la gratuita, a vinculação de porcentuais de impostos federativos para a instituição escolar, a concessão do Estado para a abertura de escolas sob o regime privado e o estabelecimento de um plano nacional de educação.
  • D. do ponto de vista jurídico-político, o modo histórico de como se revestiu o federalismo no Brasil concebeu uma interpretação de que um sistema nacional de educação feriria a autonomia dos entes federativos estaduais e municipais.

Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:

  • A. negar à professora a condição que deseja assumir
  • B. identificar a professora com o parentesco de tia
  • C. recusar a identificação da professora à tia
  • D. transformar a professora em tia do aluno
  • E. distorcer o papel da professora e da tia

O uso das novas tecnologias (da comunicação e informação), contribui com o desenvolvimento físico e mental dos alunos, com isso, está gerando uma verdadeira revolução que afeta tanto as atividades ligadas à produção e ao trabalho quanto as ligadas à educação. Com isso é correto afirmar que:

  • A. O conhecimento não depende de tecnologia para ser elaborado. O uso das novas tecnologias agregam conteúdos, mas não contribuem com a formação crítica do aluno.
  • B. As inovações tecnológicas são extremamente importantes no desenvolvimento dos alunos, porém as mesmas devem ser direcionadas somente aos alunos que não tiverem acesso a estes meios.
  • C. As sociedades atuais são sociedades da informação nas quais o desenvolvimento das tecnologias pode criar um ambiente cultural e educativo suscetível de diversificar as fontes do conhecimento e do saber.
  • D. A maior parte dos projetos levados a cabo nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil, procuram, sobretudo, alcançar públicos muito numerosos, por isso, utilizam as tecnologias para diminuir o número de alunos na escola.

Acerca do orientador educacional, analise as afirmativas.

I. Deve atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.

II. Deve acompanhar os alunos com problemas disciplinares.

III. Seu atendimento deve se restringir aos alunos com problemas de aprendizagem.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. I e III.

Uma das finalidades da educação do futuro é “(...) ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade” (MORIN, 2011, p. 93).

De acordo com as reflexões sobre a compreensão realizadas por Morin (2011), é INCORRETO afirmar que

  • A. a comunicação garante a compreensão.
  • B. existem duas formas de compreensão: a compreensão intelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva.
  • C. a incompreensão de si é fonte muito significativa da incompreensão de outro.
  • D. a ética da compreensão pode ser entendida como a arte de viver que nos solicita, primeiramente, compreender de modo desinteressado.
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