Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F V F F.
  • B. F F V V F V.
  • C. V V V F V F.
  • D. F V F V F F.

Tendo como eixo a formação humana, a Educação Infantil, em relação ao brincar e às brincadeiras, deve proporcionar à criança que vivência?

  • A. Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
  • B. Brincar com sua própria imagem de maneiras diversificadas: reflexo no espelho, através da sombra, de fotos e de filmes.
  • C. Compreender os valores proporcionados pela adição de preto e branco
  • D. Identificar os pontos de vista em maquete e em documento gráfico

A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas. Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:

I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação para o trabalho.

II - A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.

III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.

IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.

V - Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Essa determinação legal reforça a necessidade do abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho. Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Apenas as afirmativas II, III e IV.
  • B. Apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV.
  • D. Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V.

Meirieu (2005) apresenta um quadro sintético a respeito das tensões fundamentais da atividade pedagógica. Essas tensões se referem a situações em que o professor precisa decidir, entre duas ou mais possibilidades, qual o caminho a seguir.

A esse respeito, analise e relacione as tensões propostas por Meirieu, assinalando a alternativa INCORRETA.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Inventar histórias e compreender as regras de jogos simples são indicativos do desenvolvimento da linguagem na infância que ocorrem na seguinte faixa etária:

  • A. Entre um a três meses.
  • B. Entre quatro a seis meses.
  • C. Entre sete a onze meses.
  • D. Quatro anos.

Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:

I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.

II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II, III.

A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
  • B. Representa o principal meio por meio do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos.
  • C. Interessa-se mais pelos resultados do que pelos procedimentos, de modo a regular as atuações pedagógicas, a gestão dos erros e a consolidação dos acertos.
  • D. Deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, mas também se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem.

O Professor de Educação Infantil que estimula seu aluno a ampliar seu vocabulário e avançar progressivamente em relação ao pensamento conceitual, possibilitando uma compreensão, cada vez maior, de si e do mundo em que vive possibilita desenvolvimento da criança em relação:

  • A. À linguagem oral.
  • B. Aos saberes da língua estrangeira moderna.
  • C. À linguagem plástica.
  • D. Aos saberes da matemática.

Em relação à América Latina, Werthein e Bordenave apresentam os objetivos das iniciativas históricas de educação rural na América Latina e dos projetos de educação rural promovidos por organizações governamentais ou não, nacionais ou internacionais. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1 – América Latina

1. Educação rural.

2. Projetos de educação rural das organizações.

Coluna 2 – Objetivos

( ) Aumentar a produtividade agrícola como forma de diminuir os índices negativos da balança comercial dos países da América Latina.

( ) Aumentar a produção agrícola e diminuir a migração em direção aos grandes centros urbanos.

( )Melhorar as práticas de trabalho do agricultor através do ensino de conhecimentos e destrezas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 1.
  • B. 1 – 2 – 2.
  • C. 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 2 – 2.

Sobre os desafios apontados para a formação de professores para a educação profissional, na atualidade,assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A necessidade de articulação entre pesquisa, ensino e extensão.
  • B. A necessidade de estreita articulação com os demais níveis e modalidades (cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, pós-graduação), bem como dos sistemas de ensino em geral.
  • C. A necessidade de qualificação/capacitação (formação inicial e continuada) dos profissionais que trabalham na educação profissional.
  • D. A necessidade de uma definição, em documentos oficiais que tratam do assunto, dos propósitos e da necessidade da formação e do perfil profissional que se deseja formar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...