Questões de Pedagogia

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As transformações da sociedade contemporânea, ante o neoliberalismo de mercado, atingiram fortemente a educação. Entre as características desenvolvidas por esta corrente, destaca-se:

  • A. formação por mérito das elites intelectuais
  • B. desenvolvimento igualitário dos indivíduos
  • C. tendência liberal-capitalista estatizante
  • D. planificação dos sistemas de ensino/cidadania
  • E. ênfase no direito público com justiça social

O mundo do trabalho requer novas competências para a atuação profissional. Para tanto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes abordados na formação do indivíduo destacada nas metas educacionais para os próximos anos. Tais metas estão relacionadas:

  • A. A importância do indivíduo estar alfabetizado e não letrado.
  • B. A importância do indivíduo saber reproduzir o saber elaborado.
  • C. Ao conceito de formação do aluno dentro da concepção tecnicista.
  • D. Aos quatro pilares da educação.

As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de

  • A. seleção.
  • B. retenção.
  • C. promoção.
  • D. acompanhamento.

Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que

  • A. os professores têm saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos no espaço de suas tarefas cotidianas.
  • B. o principal desafio para a formação de professores, nos próximos anos, será o de se ter maior abertura para os conhecimentos mais teóricos dentro do próprio currículo.
  • C. a produção dos saberes sobre o ensino deve ter, pelos pesquisadores, o reconhecimento dos saberes dos professores.
  • D. os saberes dos professores se fundamentam, em sua maioria, em sua experiência profissional e em suas próprias competências e habilidades.

Um profissional da área pedagógica precisa ter clareza nos conceitos avaliativos que determinam o avanço do aluno. Para tanto é preciso entender que a avaliação dentro de uma concepção de educação emancipatória:

  • A. Não deve gerar condições de decidir sobre alternativas do planejamento.
  • B. É um processo contínuo de pesquisas que visa identificar e interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos.
  • C. É um processo que apresenta o avanço do aluno por meio das notas, portanto caso o aluno não atinja a média esperada não poder ser classificado.
  • D. É um processo de verificação do desempenho do aluno por meio das provas realizadas durante a fase escolar, com isso, não deve primar pela flexibilização.

É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste

  • A. na relação empática do professor e alunos.
  • B. na sua capacidade de ouvir e refletir sobre seus alunos.
  • C. unicamente na absorção de informação por parte dos alunos.
  • D. na criação de “pontes” entre o seu conhecimento e o dos alunos.

Em uma de suas mais renomadas obras, “A Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire faz uma crítica à relação educador-educando ao desenvolver o conceito de educação “bancária” que, nos diz o autor, caracteriza-se como uma pedagogia estritamente narrativa. Nesse sentido, a principal crítica do autor a essa perspectiva de ensino refere-se:

  • A. ao fato de a rigidez de sua caracterização do professor (como o que sabe) e do aluno (como o que não sabe) negar a educação e o conhecimento como processos de busca;
  • B. à constante opressão que o aluno sofre em sua relação com o professor, que, em seu preconceito frente às origens do aluno, assume uma postura autoritária, agressiva e intolerante;
  • C. ao gênero linguístico escolar que, focado em exercícios narrativos, desfavorece os alunos que não têm fácil acesso a livros e a outras formas de mídia que se apropriam desse gênero;
  • D. ao alto custo da educação de qualidade no Brasil, na medida em que os professores mais qualificados são atraídos pelos altos salários das escolas da iniciativa privada, prejudicando as classes oprimidas;
  • E. à constante opressão que os alunos sofrem em suas relações com outros alunos, o chamado bullying, que desde os anos 90 vem cada vez mais integrando o cenário escolar brasileiro.

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.

Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.

I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.

II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.

III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas,
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

No processo pedagógico é importante levar em consideração a cultura da comunidade escolar. Para que não haja fragmentação nesse processo é preciso:

  • A. Que a escola trabalhe dentro de uma concepção metodológica de natureza emancipatória.
  • B. Que a avaliação dos resultados seja dentro dos aspectos quantitativos.
  • C. Que a administração da escola seja superior ao pedagógico, tendo em vista a importância da prestação de contas à comunidade escolar.
  • D. Que os professores e alunos tenham um relacionamento desconexo no ambiente escolar.

Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Centrar o problema das dificuldades de aprendizagem na má formação dos professores parece ser puro reducionismo.
  • B. O professor precisará do apoio dos demais profissionais envolvidos para diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.
  • C. O estudo das dificuldades de aprendizagem constitui‐se num campo amplo e complexo, envolvendo determinantes sociais, culturais, pedagógicos, psicológicos e médicos.
  • D. A maior dificuldade no relacionamento entre professores e alunos com dificuldade de aprendizagem é a falta de visão específica desse aluno, pois a tendência é analisá‐lo de forma global.
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