Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As transformações da sociedade contemporânea, ante o neoliberalismo de mercado, atingiram fortemente a educação. Entre as características desenvolvidas por esta corrente, destaca-se:
O mundo do trabalho requer novas competências para a atuação profissional. Para tanto é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes abordados na formação do indivíduo destacada nas metas educacionais para os próximos anos. Tais metas estão relacionadas:
As instituições de educação infantil devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças com o objetivo de
Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
Um profissional da área pedagógica precisa ter clareza nos conceitos avaliativos que determinam o avanço do aluno. Para tanto é preciso entender que a avaliação dentro de uma concepção de educação emancipatória:
É INCORRETO afirmar que a relação professor‐aluno no processo de uma aprendizagem significativa consiste
Em uma de suas mais renomadas obras, A Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire faz uma crítica à relação educador-educando ao desenvolver o conceito de educação bancária que, nos diz o autor, caracteriza-se como uma pedagogia estritamente narrativa. Nesse sentido, a principal crítica do autor a essa perspectiva de ensino refere-se:
Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
No processo pedagógico é importante levar em consideração a cultura da comunidade escolar. Para que não haja fragmentação nesse processo é preciso:
Acerca das dificuldades de aprendizagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...