Questões de Pedagogia

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Questão 4 Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes tendências a respeito do papel da escola e da aprendizagem.

A esse respeito, relacione as tendências da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 6 4 1 2 3 5 7.
  • B. 5 7 3 6 4 1 2.
  • C. 3 6 4 1 2 7 5.
  • D. 7 6 4 1 2 3 5.

As questões 35 e 36 referem-se à obra de LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

Quando se fala na escola rural, devese pensar no homem rural, no seu contexto, na sua dimensão como cidadão e na sua ligação com o processo produtivo. Nesse processo, é importante questionar sua ligação direta com a qualificação profissional e o seu grau de comprometimento e interferência na formação sociopolítica dos rurícolas e a forma como tem acompanhado as transformações ocorridas no campo.

Com base nas ideias de Leite, analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas, considerando as variáveis, que ainda são uma constante na educação do campo.

( ) Elevado índice de analfabetismo, sobretudo nas faixas etárias acima de 25 anos.

( ) Adequada remuneração e qualificação dos professores.

( ) Decrescente processo de municipalização da rede de ensino fundamental que afeta a quase totalidade das matrículas nas séries iniciais das escolas rurais.

( ) Elevado índice de exclusão e repetência de alunos e má distribuição das escolas rurais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. C – C – C – C.
  • B. C – C – E – C.
  • C. C – E – E – C.
  • D. E – E – C – E.
  • E. E – C – E – C.

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

  • A. É o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
  • B. É o documento que expressa a cultura e a identidade da escola, com sua (re) criação e desenvolvimento, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
  • C. É a reunião de propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo e que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes que devem ser mais duradouras.
  • D. É o documento que expressa os objetivos formativos da escola, como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

São princípios da Educação Infantil: Cuidar e Educar, por isso:

  • A. Compete ao professor e professor auxiliar fazer isso de forma indissociável.
  • B. Compete ao professor educar e ao professor auxiliar cuidar.
  • C. Compete ao professor cuidar e ao professor auxiliar educar.
  • D. Compete ao professor ensinar e ao professor auxiliar higienizar e alimentar.

As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995.

Segundo Brandão, a educação popular existe mesmo fora e à margem da escola, não se constituindo em modelo pedagógico único e paralelo, pois apresenta um domínio de ideias e práticas regidas pela diferença. Em seus estudos, Brandão aborda alguns significados assumidos pela educação popular, quais sejam:

I. Educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber.

II. Educação do ensino público.

III. Educação das classes populares.

IV. Educação da sociedade igualitária.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas III e IV.
  • E. I, II, III, IV.

As práticas escolares que se baseiam nas teorias ou propostas de autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Bruner apresentam consonância com o paradigma pós-moderno, por assumirem uma concepção aberta e processual de pensamento.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 4 3 2 1.
  • B. 3 4 1 2.
  • C. 3 2 4 1.
  • D. 4 1 2 3.

A educação Infantil, quando atua em todas as dimensões humanas, está atendendo:

  • A. Aos preceitos da Pedagogia Nova.
  • B. Aos preceitos da Pedagogia Tradicional.
  • C. Aos preceitos da Pedagogia Cognitivista.
  • D. Aos preceitos da Pedagogia da Infância.

As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995. Ao analisar os projetos de intervenção junto às classes populares, Brandão é enfático ao questionar esse processo, criticando-o por não desvelar a riqueza e as contradições que compõem as culturas das classes populares. Em sua análise, o autor afirma que, desde o tempo do surgimento dos movimentos de cultura popular até os anos recentes, as classificações e categorizações de tipos de culturas foram estabelecidas sobre certos pares de opostos muito rudimentares, EXCETO:

  • A. Erudito versus popular.
  • B. Teórico versus empírico.
  • C. Dominante versus dominado.
  • D. Alienado versus libertado.
  • E. Urbano versus rural.

O estudo de Freire (1997) tem, como temática central, o aspecto da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia dos educadores. Segundo esse pensador, para ensinar, é preciso estar atento às exigências do ofício.

Sobre essas exigências, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Flexibilidade metódica, na medida em que é preciso reforçar no aluno sua capacidade crítica, sua curiosidade, sua insubmissão com que deve aproximar-se dos objetos cognoscíveis.
  • B. Ensino pela pesquisa, no sentido da busca contínua, da indagação, da reprocura, da constatação e da intervenção.
  • C. Respeito aos saberes dos educandos, uma vez que é necessário respeitar os conhecimentos socialmente construídos pelos alunos na prática comunitária e discutir com eles a razão de ser de alguns desses saberes em relação ao ensino dos conteúdos.
  • D. Criticidade, vista como curiosidade, inquietação e cientificidade na aproximação ao objeto cognoscível.

Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:

  • A. Demonstra que é um ser incompleto, sem ação cerebral.
  • B. Mobiliza o outro para atendê-lo em seus desejos, suas necessidades
  • C. Mostra que tem consciência.
  • D. Mobiliza o outro sem precisar se movimentar
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