Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2014
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.
Sobre as virtudes profissionais do professor, assinale a alternativa INCORRETA.
Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:
I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.
II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.
III- Propor situações problemas e desafios.
IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.
As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da
Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que (...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Nas afirmativas a seguir destaque a função do trabalho realizado com música na educação infantil:
Segundo Oliveira et al. (2013), o professor deve desempenhar um conjunto de papéis ao desenvolver uma atividade de investigação matemática em sala de aula. São papéis do professor nessa perspectiva, EXCETO
Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.
Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se
Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.
Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?
Penteado e Borba (2003) destacam, citando Levy, que a introdução da informática na educação vai proporcionar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...