Questões de Pedagogia

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As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. Dentre as questões abaixo, assinale a única que NÃO contribui para responder alguns dos desafios teóricos e práticos da Educação do Campo.

  • A. Como deve ser a escola para os estudantes do campo?
  • B. Que saberes e aprendizagens são valorizados pelos estudantes do campo?
  • C. Qual a relação existente entre os saberes práticos e os saberes teóricos?
  • D. Que contribuições a educação do campo apresenta para o fortalecimento dos movimentos sociais?
  • E. Por que não reproduzir a escola do campo na cidade?

Sobre as virtudes profissionais do professor, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Aposta ética: é esperar sempre o melhor, pois esse é o único meio de consegui-lo.
  • B. Obstinação didática: porque é preciso sempre imaginar as condições mais favoráveis para suscitar o desejo de aprender.
  • C. Vigilância informada: que remete à capacidade de identificar, permanentemente, as necessidades dos alunos.
  • D. Tolerância pedagógica: que remete à condição de deixar nas mãos do aluno a condução do seu processo de aprendizagem.

Quando se fala das concepções em educação na contemporaneidade, muito se fala também em novos comportamentos do professor diante a aprendizagem. Na definição Behrens (2000) essa nova atitude docente se dá como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este a mediação pedagógica tem algumas características que são:

I- Dialogar permanentemente de acordo com o que acontece no momento.

II- Cooperar para que o aprendiz use e comande as novas tecnologias para as aprendizagens e não seja comandado por elas ou por quem as tenha programado.

III- Propor situações problemas e desafios.

IV- Ensinar o aluno, através de uma forma de interlocução, professor/aluno unilateralmente, bem como tecer criticas constantes aos conteúdos e as maneiras sistêmicas desenvolvidas nas propostas curriculares das unidades educativas.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. I,II, III e IV

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da

  • A. Alternância.
  • B. Proporcionalidade.
  • C. Dispersão.
  • D. Concentração.
  • E. Representação.

Tardif e Lessard (2005), na obra O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, afirmam que “(...) a docência é um trabalho cujo objeto não é constituído de matéria inerte ou de símbolos, mas de relações humanas com pessoas capazes de iniciativa e dotadas de uma certa capacidade de resistir ou de participar da ação dos professores.”

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nunca se pode controlar perfeitamente uma classe na medida em que a interação em andamento com os alunos é portadora de acontecimentos e intenções que surgem da atividade em desenvolvimento.
  • B. O ensino aproxima-se bastante de profissões cujo espaço cotidiano é marcado pelas atividades que são desenvolvidas de acordo com representações, muitas vezes, renovadas, móveis, imprevisíveis na sua concretude.
  • C. Um professor trabalha com seres humanos e sobre seres humanos o que significa a responsabilidade de tratá-los como tal. Essa responsabilidade está no âmago de sua tarefa e cada professor precisa dar-lhe sentido.
  • D. As tramas interativas cotidianas entre professores e alunos são complexas, pois, entram em ação componentes do ser humano, como afetividade, cognição, vontade, disposições que anulam efeitos da personalidade do professor.

Nas afirmativas a seguir destaque a função do trabalho realizado com música na educação infantil:

  • A. A música tem a função de agradar as crianças, veiculando o que é solicitado e conhecido por elas.
  • B. A música tem a função de ampliar o repertório das crianças, valorizando a diversidade cultural.
  • C. A música tem a função de distrair as crianças enquanto aguardam a próxima atividade que está sendo preparada pelo monitor.
  • D. A música tem como função compor o repertório das datas comemorativas que fazem parte do calendário letivo para desenvolver a capacidade de memorização, por meio das letras das músicas.

Segundo Oliveira et al. (2013), o professor deve desempenhar um conjunto de papéis ao desenvolver uma atividade de investigação matemática em sala de aula. São papéis do professor nessa perspectiva, EXCETO

  • A. Desafiar os alunos.
  • B. Dar exemplos e conduzir as ações dos alunos.
  • C. Avaliar o progresso dos alunos.
  • D. Raciocinar matematicamente.

Situação-Problema (SP) é definida por Meirieu (2002) como uma situação-didática na qual se propõe ao sujeito uma tarefa que ele não pode realizar sem efetuar uma aprendizagem precisa.

Na elaboração de uma situação-problema, deve-se perguntar, EXCETO se

  • A. a questão apresenta claramente o contexto, capaz de gerar a motivação no aluno para aprender, tratando de problemas do mundo em geral e não meramente uma teoria sem aplicação explícita?
  • B. está claro o obstáculo que vai gerar o conflito cognitivo no aluno entre o que ele sabe e a questão da situação-problema?
  • C. tem dispositivos de aprendizagem que permitam ao sujeito-aprendiz alcançar uma meta, a resolver problemas, a tomar decisões?
  • D. apresenta uma contextualização que exija capacidade de raciocínio e busca de novos conhecimentos, para que a situação seja problema de qualidade.

Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.

Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?

  • A. A instituição de educação infantil tem sido preterida pelas famílias que optam por deixar seus filhos na internet.
  • B. Não é possível estabelecer relações, tendo em vista a pouca idade das crianças da educação infantil.
  • C. Os educadores devem se esforçar para evitar o contato precoce das crianças com esses recursos tecnológicos.
  • D. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de relações humanas, inclusive envolvendo as crianças.

Penteado e Borba (2003) destacam, citando Levy, que a introdução da informática na educação vai proporcionar:

  • A. uma transformação do conhecimento e da forma de pensar, desafiando a linearidade do raciocínio.
  • B. uma facilitação das aulas, dando mais dinâmica aos exemplos.
  • C. uma mecanização dos processos de aprendizagem.
  • D. uma nova questão, pois é o primeiro contato da educação com uma mídia.
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