Questões de Pedagogia

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Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.

Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:

  • A. A uma aptidão para colocar e tratar os problemas de maneira organizada e que permita estabelecer ligação entre os saberes, dando-lhes sentido, em lugar de saberes fragmentados e acumulados.
  • B. A uma atividade crítica que permite repensar o pensamento. O pensamento deve ser organizado em uma cabeça apta, que reconheça no conhecimento produzido pela humanidade um valor de verdade.
  • C. A uma proposta em que os alunos sejam encorajados ao autodidatismo com o objetivo de se tornarem sujeitos de cabeça bem-feita, reformulando pensamento e ação.
  • D. A uma proposta para o desenvolvimento do pensamento complexo, que deve passar por uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.

Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:

  • A. Os meios de comunicação de massas, não obrigam os professores a alterarem o seu papel de transmissor de conhecimentos.
  • B. Atualmente, o professor não pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Além de dominar o conteúdo, pede-se que o mesmo seja facilitador de aprendizagem, pedagogo, eficaz, organizador de trabalho em grupo, e que para além do ensino, cuide do equilíbrio psicológico dos alunos, da integração social e da orientação social.
  • C. O aumento da responsabilidade dos professores, a massificação do ensino colaboraram com a melhoria efetiva dos recursos materiais e das condições de trabalho e salariais daqueles que exercem o exercício da docência.
  • D. Nas últimas décadas a configuração do sistema educativo não teve muita alteração, significa ainda que o ensino continua centrado na educação das elites (baseado na seleção e competências) em detrimento a educação das massas.

Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.

A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 4 2 2 3 3 4 1.
  • B. 2 4 2 1 3 4 3.
  • C. 3 4 2 2 1 3 4.
  • D. 2 1 3 4 1 4 3.

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

  • A. preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida numa sociedade da informação e de novos contextos. Significa preparar para o trabalho e também para as suas formas alternativas.
  • B. investir na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos da cultura e da ciência e das competências tecnológicas e habilidades técnicas requeridas pelos novos processos sociais e cognitivos. (conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes).
  • C. proporcionar meios de desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas, ou seja, ajudar os alunos nas competências do pensar autônomo, uma vez que as ações individuais estão cada vez mais valorizadas.
  • D. formar para a cidadania crítica e participativa: criação de espaços de participação e organização dos alunos dentro e fora da sala de aula.

Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.

I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.

II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.

III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.

IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II e III apenas.
  • B. II, III e IV apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.

A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.

No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:

  • A. Potencializar, em cada ciência, sua unicidade, pela abordagem complexa dos conhecimentos.
  • B. Integrar ciências e humanidades na abordagem global e contextualizada dos conhecimentos.
  • C. Alimentar a compreensão geral da realidade, pela via da filosofia, da sociologia, da arte, da literatura, no enfrentamento e na reflexão a respeito das grandes interrogações humanas.
  • D. Dominar e integrar, pela via das tecnologias da informática e das multimídias, a informação, de modo a revisitar permanentemente o conhecimento.

Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.

Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Elaboração de instrumentos que permitam decisões em conjunto.
  • B. Identificação precisa das dificuldades dos alunos e de meio para superá-las.
  • C. Adoção de modos de gestão diferenciadas, tratando devidamente os casos específicos.
  • D. Implicação da responsabilidade do sujeito sobre sua própria aprendizagem.

Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.

A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:

  • A. Por comparação dirigida pelo professor e pelo aluno.
  • B. Por classificação a partir de elementos categoriais.
  • C. Por analogia, por meio de apresentações de estruturas.
  • D. Por definições e conceitos de objetos em análise.

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:

  • A. A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico-políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento dos alunos.
  • B. A didática como dispositivo de regulação favorável a uma regulação contínua das aprendizagens, reconhecendo que o ensino exige, constantemente, a retificação de caminhos previamente traçados.
  • C. A didática, pela sua abrangência e pela busca de solução de problemas pedagógicos, institui práticas que se ajustam a diferentes culturas, tempos e lugares.
  • D. Toda didática supõe uma epistemologia, uma vez que o núcleo do problema didático é o conhecimento, no qual estão implicadas questões de diferentes ordens.

As relações entre desenvolvimento e aprendizagem têm sido analisadas à luz de conceitos vygotyskianos, como o de zona de desenvolvimento proximal.

Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As funções psicológicas superiores são desenvolvidas individualmente e dependem da mediação para que sejam ativadas.
  • B. A zona de desenvolvimento proximal – refere-se ao conhecimento que está em vias de se desenvolver, isto é, na possibilidade de tornar desenvolvimento real - aquilo que já está efetivado em termos de desenvolvimento.
  • C. A proposta da zona de desenvolvimento proximal contempla a mediação da aprendizagem por pares mais capazes, por meio de atividades em que os alunos se ensinam uns aos outros.
  • D. A “(...) zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã (...)" (VYGOTSKY, 1991). Aquilo que, em determinado momento, um aluno só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante conseguirá fazer sozinho.
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