Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.
Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:
Para Nóvoa (1995) existem 12 elementos de transformação no sistema escolar, que indica fatores de mudança na função docente. Das alternativas a seguir assinale a correta:
Uma das maiores contribuições do movimento pela profissionalização do ensino, iniciado na década de 1980, foi o reconhecimento da existência de saberes específicos que caracterizam a profissão docente, saberes desenvolvidos pelos professores, tanto no seu processo de formação para o trabalho, quanto no próprio cotidiano de suas atividades como docentes. Tardif (2002) elaborou uma classificação dos saberes profissionais.
A esse respeito, enumere os saberes da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.
Assinale a sequência CORRETA.
O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.
A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em
Metodologia é o campo que estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A seguir são feitas afirmações a respeito da metodologia de ensino. Analise-as.
I. A metodologia e os métodos de ensino não são esquemas universais aplicáveis mecânica ou indiferentemente a qualquer prática educativa, em qualquer situação, pois eles mesmos também se plasmam a partir de situações particulares, num movimento específico.
II. A concepção de metodologia não se reduz à elaboração e aplicação mecânica e repetitiva de categorias teórico-epistemológicas abstratas e formalizantes, mas se constrói a partir de experiências pedagógicas vivas e particulares e das práticas sociais e científicas em geral.
III. A metodologia do ensino é entendida como uma estratégia que visa garantir o processo de reflexão crítica sobre a realidade vivida, percebida e concebida, tendo em vista a sua transformação.
IV. O conceito de metodologia e/ou didática é histórico-social, relaciona-se ao momento e contexto históricos nos quais é produto, bem como dos projetos, concepções e ideologias que lhe deram origem.
Estão CORRETAS as afirmativas
A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.
No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:
Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.
Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.
A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:
O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:
As relações entre desenvolvimento e aprendizagem têm sido analisadas à luz de conceitos vygotyskianos, como o de zona de desenvolvimento proximal.
Sobre esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...