Questões de Pedagogia

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Planejamento do ensino: é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo a tornar o ensino seguro e eficiente.

Sobre o planejamento de ensino, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As decisões sobre a atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constantes interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.
  • B. O conhecimento da realidade concreta da escola e dos alunos: realidade física, cultural, social e política dentre outras.
  • C. A concepção de planejamento como instrumento teórico-metodológico para controle do conhecimento que o aluno precisa desenvolver.
  • D. A adesão à concepção de planejamento como arquitetura provisória, capaz de esboçar uma situação futura, com funcionalidade e flexibilidade.

A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.

I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.

II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.

III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.

IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.

V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. II, III, V apenas.
  • B. I, II, III, IV apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. I, II, III, IV e V.

Charlot (2000) ao analisar a relação com o saber visa não somente à dimensão de um saber específico, mas à generalidade do saber que envolve redes indissociáveis.

Sobre as relações com o saber, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Todo processo de aprender constitui uma construção de si mesmo, uma construção da identidade do sujeito.
  • B. A relação de identidade com o saber é construída na relação com o outro, que é fisicamente presente, que o ajuda a aprender algo, ou um outro virtual, que compõe a comunidade daqueles que têm um saber determinado.
  • C. O modo como o sujeito se relaciona com o saber compreende várias relações, tais como epistêmicas, sociais e identitárias de sujeito imerso no processo de aprendizagem, sendo essas relações independentes.
  • D. O saber, no sentido estrito da palavra, significa um conteúdo intelectual, enquanto aprender tem um significado mais amplo, já que existem várias formas de aprender.

Uma das dificuldades para a implementação das propostas apresentadas no Manifesto dos Pioneiros derivou de sua perspectiva centralizadora e unitária, que advogava a responsabilidade da União pela uniformidade na oferta educativa e no atendimento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática pedagógica da avaliação da aprendizagem, visando à melhoria do processo educacional, é um pressuposto básico para que a educação pública se torne realmente uma educação democrática que acolha e que responda às necessidades de todos os alunos. As teorias atuais atribuem três funções para a avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.

Enumere as funções da COLUNA

I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  • A. 2 3 1 2 1 1 3.
  • B. 1 1 2 3 2 2 1.
  • C. 2 2 1 1 3 2 3.
  • D. 1 2 3 2 3 2 1.

A centralidade do aluno no processo educativo, em uma perspectiva de aprendizagem que valoriza a vinculação dos saberes escolares com a vida cotidiana, a experiência prática e o inquérito e a reflexão crítica são aspectos integrantes da filosofia subjacente à proposta de uma Escola Nova, tal como defendida por Anísio Teixeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. As sequências didáticas abordam conteúdos significativos e relacionados aos interesses dos alunos.
  • B. As sequências didáticas representam desafios que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal.
  • C. As sequências didáticas provocam uma atitude favorável à aprendizagem e a um obstáculo a ser vencido.
  • D. As sequências didáticas permitem ao aluno escolher, dadas as suas dificuldades, as atividades que conseguirá realizar individualmente.

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. Destaca-se, na prática do esporte educacional, o estímulo às recompensas extrínsecas, pelo respeito à hierarquia das orientações do professor e(ou) do técnico e a metas preestabelecidas de desempenho atlético.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.

Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige

I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.

II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.

III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.

IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.

V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. I, II, III e IV apenas.
  • B. II, III, IV e V apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. II e IV apenas.

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir. O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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