Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem:
1. Inatista.
2. Comportamentalista.
3. Cognitivista.
4. Sociointeracionismo.
( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.
( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.
( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.
( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.
A sequência correta dessa associação é:
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
O professor que busca orientar os alunos para a realização de uma pesquisa de um tema relacionado ao cotidiano e busca interagir com eles está em conformidade com a tendência crítico social dos conteúdos.Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Ao pensar no professor reflexivo, depara-se com variedades dessa prática reflexiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas, a que denomina de versão:
Henri Wallon, em sua teoria afirma que a emoção na infância é a forma através da qual a criança:
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
O professor, que propõe aos seus alunos uma pesquisa acerca da atualidade e do que é relevante para a juventude, estará estabelecendo um diálogo pedagógico capaz de promover a interação professor-aluno-realidade social dentro de uma perspectiva crítico-social dos conteúdos, no entanto, o professor errará ao escolher a pesquisa como metodologia para realização da atividade.Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A educação moral pode ser entendida como aplicação, quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Vol. 1- As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:
I - ( ) Brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.
II-( ) Expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.
III-( ) Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.
IV -( ) Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Ao iniciar o quarto bimestre, um professor solicitou a uma turma de segundo ano do ensino médio, com quarenta alunos, um trabalho de pesquisa sobre as manifestações sociais ocorridas no mês de junho, que deveria ser realizado em grupos de até quatro alunos. Ao longo do bimestre, em três momentos distintos, o professor forneceu orientações sobre a realização da atividade. Na data marcada para a entrega da tarefa, apenas um dos grupos apresentou o trabalho.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, bem como a relação professor-aluno e a importância do diálogo na relação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Se, para resolver a situação em apreço, o professor estabelecer diálogo com os alunos, mas assumir uma postura de autoridade e superioridade, sua atitude estará de acordo com a tendência progressista libertadora.Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As escolas oferecem atividades gerais que, na maioria das vezes, beneficiam o trabalho de grupo. No entanto, nos trabalhos individuais, encontra-se uma característica bastante definida, que auxilia na aprendizagem, conhecida por:
Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.
II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.
III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.
IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...