Questões de Pedagogia

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Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer

  • A. apenas as ações concretas para não dispersar. São as ações voltadas para um objetivo específico, com uma terminalidade bem definida, sustentando-se em recursos próprios devido às suas características bem delimitadas. Contemplam ações de curto prazo. Ex.: Promoção de uma capacitação sobre um tema delimitado para atender a uma necessidade específica.
  • B. apenas as orientações para ação. Não se constituem em propostas concretas, mas dizem respeito aos valores, às atitudes; procuram modificar os comportamentos e levar à partilha de referências comuns. Exemplo: Desenvolver o espírito crítico nos alunos.
  • C. diretrizes, visando a sua operacionalidade nas atividades permanentes, podendo estarem vinculadas ou não à esfera administrativa, ou seja, apenas as rotinas.
  • D. exclusivamente as determinações gerais, respeitando as normas regimentais. O plano de ação, parte integrante do PPP, deve adotar as orientações tecnicistas, pois se encontra organicamente articulado às necessidades da escola e precisa ser rígido, evitando os redirecionamentos, os ajustes ou correções. O planejamento não é práxis, não representa uma estreita articulação entre teoria e prática, entre o previsto e o realizado; é o exequível.
  • E. as ações concretas, as orientações para a ação, as determinações gerais e as atividades permanentes. Ou seja, definidas as prioridades, passa-se a definir o tipo de ação necessária ao atendimento daquela necessidade. Ainda no plano de ação, tem-se a dimensão temporal, que implica distribuição das necessidades/ações, de acordo com uma distribuição em curto, médio e longo prazo e a indicação dos responsáveis pela ação.

Analise as situações apresentadas e que podem constituir-se em desafios para a Escola. Marque com V as verdadeiras e, com F, as falsas.

( ) Constituir-se a Escola um espaço exclusivo de socialização e criação de conhecimento.

( ) Ser a diversidade muito mais que um conjunto de diferenças.

( ) Ser preciso que professores, gestores e demais profissionais da educação efetivem um conjunto de práticas transgressoras, assegurando o direito à diferença e a construção pelo aluno das identidades pessoal, social e nacional.

( ) Ser suficiente realizar abordagens pontuais no que diz respeito à educação inclusiva, com vistas ao recebimento de alunos com deficiências e em risco social.

( ) Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades e competências para que possam intervir e transformar a comunidade da qual fazem parte.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. V, V, V, F, F.
  • E. F, V, V, F, V.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Segundo o antidogmatismo, que é um dos princípios metodológicos da pesquisa participante, são garantidas ao grupo a liberdade política, a religiosa e a organizacional em geral; isso, porém, não implica dizer que o pesquisador não seja um sujeito ideologicamente identificado com uma proposta política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:

I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.

II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.

III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.

Quais estão corretos?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  • A.

    o grau de potencialidade do educando

  • B.

    o aperfeiçoamento profissional

  • C.

    o planejamento

  • D.

    o desenvolvimento da personalidade do aluno

  • E.

    o reexame das técnicas educativas

“Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns “passos” que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades – objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola.” (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico

  • A. é uma descrição objetiva e neutra da realidade da escola em suas dimensões: infraestrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da Educação, processos de formação dos estudantes, e outras indicadas pela comissão gestora.
  • B. é um levantamento de problemas. É uma lista de problemas “daquilo que vai mal na escola”. Assim, o diagnóstico é um instrumento técnico, neutro, que pode ser adaptado, aproveitado de outras organizações ou instituições sociais. Ele marca e se fundamenta em uma intencionalidade. É sustentado em valores e aponta para uma direção. Por isso, o diagnóstico da escola deve ser feito dentro de parâmetros técnicos e científicos. Implica a obtenção de dados quantitativos, verdadeiros indicadores para o planejamento das ações futuras voltadas à eficiência e à eficácia da escola.
  • C. é um fim em si mesmo. As análises realizadas sobre a realidade da escola devem ser neutras e objetivas. É o retrato da realidade, o levantamento das dificuldades. Não é o momento de realizar um confronto entre a situação que se vive e a situação que se deseja viver, sempre utópica e ideológica.
  • D. supõe avaliação, comparação, juízos de valores, tudo isso tendo como ponto de partida o que foi definido anteriormente no Marco Referencial. Sua função reside em promover um profundo processo de avaliação sobre como a escola tem se organizado e realizado sua tarefa educativa, que dificuldades têm encontrado para o cumprimento desta e que possibilidades encontra para orientar sua ação na direção de uma escola pública democrática de qualidade para todos.
  • E. faz a análise e a compreensão fragmentada da realidade, adotando perspectivas teóricometodológicas que tendem tanto a focalizar como a responder, de modo parcial e seletivo, problemas que são multidimensionais. Somente assim se consegue identificar o problema sem perder o foco. Enfim, o diagnóstico implica o desafio de apreenderse analiticamente e fragmentadamente, tudo aquilo que constitui o cotidiano da escola.

Na qualificação da atividade docente, em que situação a Direção e/ou a Equipe Pedagógica podem contribuir para que o professor desenvolva habilidades e competências, explorando as oficinas pedagógicas?

Assinale a opção que contém a resposta correta.

  • A. Somente quando os docentes têm formação universitária.
  • B. Somente depois que os professores tiverem prática docente superior a dez anos.
  • C. Quando o Projeto Pedagógico apontar essa estratégia como condição específica para a melhoria do desempenho.
  • D. Quando os valores da Escola convergirem para o desenvolvimento construtivo e cooperativo do conhecimento.
  • E. Quando os professores já tiverem desenvolvido espírito de grupo.

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart foram os precursores dos métodos

  • A.

    ativos.

  • B.

    verbalistas.

  • C.

    diretivos.

  • D.

    programados.

  • E.

    intuitivos.

Os fatos apresentados a seguir caracterizam-se como situações que podem exigir competência no gerenciamento da sala de aula, de modo a buscar a harmonização do clima organizacional.

I – Encorajamento de alunos para desenvolverem o autocontrole.

II – Incidência significativa de problemas disciplinares, que causam impacto sobre a eficácia do processo ensinoaprendizagem.

III – Participação de alunos em redes de aprendizagem.

IV – Tomada de decisões consistentes para resolução de problemas.

Assinale a opção que apresenta as situações que podem exigir gerenciamento da sala de aula.

  • A. Somente I.
  • B. Somente II.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.
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