Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer
Analise as situações apresentadas e que podem constituir-se em desafios para a Escola. Marque com V as verdadeiras e, com F, as falsas.
( ) Constituir-se a Escola um espaço exclusivo de socialização e criação de conhecimento.
( ) Ser a diversidade muito mais que um conjunto de diferenças.
( ) Ser preciso que professores, gestores e demais profissionais da educação efetivem um conjunto de práticas transgressoras, assegurando o direito à diferença e a construção pelo aluno das identidades pessoal, social e nacional.
( ) Ser suficiente realizar abordagens pontuais no que diz respeito à educação inclusiva, com vistas ao recebimento de alunos com deficiências e em risco social.
( ) Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades e competências para que possam intervir e transformar a comunidade da qual fazem parte.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
Segundo o antidogmatismo, que é um dos princípios metodológicos da pesquisa participante, são garantidas ao grupo a liberdade política, a religiosa e a organizacional em geral; isso, porém, não implica dizer que o pesquisador não seja um sujeito ideologicamente identificado com uma proposta política.
Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:
I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.
II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.
III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.
Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.
o grau de potencialidade do educando
o aperfeiçoamento profissional
o planejamento
o desenvolvimento da personalidade do aluno
o reexame das técnicas educativas
Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns passos que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola. (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico
Na qualificação da atividade docente, em que situação a Direção e/ou a Equipe Pedagógica podem contribuir para que o professor desenvolva habilidades e competências, explorando as oficinas pedagógicas?
Assinale a opção que contém a resposta correta.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.
Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.
Rousseau, Pestalozzi, Froebel e Herbart foram os precursores dos métodos
ativos.
verbalistas.
diretivos.
programados.
intuitivos.
Os fatos apresentados a seguir caracterizam-se como situações que podem exigir competência no gerenciamento da sala de aula, de modo a buscar a harmonização do clima organizacional.
I Encorajamento de alunos para desenvolverem o autocontrole.
II Incidência significativa de problemas disciplinares, que causam impacto sobre a eficácia do processo ensinoaprendizagem.
III Participação de alunos em redes de aprendizagem.
IV Tomada de decisões consistentes para resolução de problemas.
Assinale a opção que apresenta as situações que podem exigir gerenciamento da sala de aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...