Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.
Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.
A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. (Beauchamp,2007)
Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação
verbalista.
formativa.
interativa.
reflexiva.
descritiva.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Observe o quadro abaixo.
Do ponto de vista metodológico, o planejamento participativo desenvolveu um conjunto de conceitos, modelos, processos, instrumentos e técnicas para dar importância ao crescimento do coletivo e do pessoal. Seu ponto de partida é
Com base nas considerações da autora antes referida, é possível afirmar-se que as habilidades que o diretor venha a desenvolver devem concorrer para o exercício de competências exclusivas a seguir especificadas.
I Dirigir a instituição escolar e orientar a execução dos trabalhos, visando a favorecer um clima adequado para a aprendizagem.
II Controlar a participação da comunidade nas deliberações.
III Acompanhar e fiscalizar aqueles a quem foram delegados poderes.
IV Estimular a inovação e a qualificação de seus liderados, dentro e fora da escola.
Assinale a opção que indica corretamente quais são essas competências exclusivas do Diretor no exercício de sua função.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.
Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.
Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo
subliminar.
ideológico.
político.
atitudinal.
oculto.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas como ou com quê fazer, mas também o quê fazer e o para quê fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
Assinale a alternativa que explicita uma ação que garante, com maior probabilidade de êxito, o favorecimento da execução das funções antes apontadas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.
Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.
( ) Espontânea.
( ) Sistemática.
( ) Intencional.
( ) Informal.
( ) Inteligível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F F V V F.
F V V F V.
V V F F V.
V F V F F.
F V F F V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...