Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Segundo a concepção histórico-crítica, que se caracteriza por uma visão essencialista de homem, ou seja, por uma essência universal e imutável, cumpre à educação moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ao ideal que o define como ser humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação de objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros”. (Beauchamp,2007)

Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação

  • A.

    verbalista.

  • B.

    formativa.

  • C.

    interativa.

  • D.

    reflexiva.

  • E.

    descritiva.

Observe o quadro abaixo.

Do ponto de vista metodológico, o planejamento participativo desenvolveu um conjunto de conceitos, modelos, processos, instrumentos e técnicas para dar importância ao crescimento do coletivo e do pessoal. Seu ponto de partida é

  • A. definir o marco referencial, o que significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da instituição. Trata-se da explicitação das ideias, das concepções, teorias que orientarão a prática educativa da organização. Para que isso seja possível, é preciso compreender as relações existentes entre a instituição e a realidade em que está inserida, realidade não apenas local, mas nacional e mundial. Dessa relação entre o global, o nacional e o local, pode-se, então, compreender a “realidade” da organização. Gandin (1994), ao discutir o “marco referencial”, apresenta três eixos para a discussão: 1. marco situacional; 2. marco doutrinal; 3. marco operativo.
  • B. explicitar a missão da instituição. Essa análise possibilita a definição e explicitação sobre as finalidades sociais dos processos formativos dentro da instituição e questionar sobre o tipo de sociedade com o qual a instituição se compromete ou deseja se comprometer, que tipo de sujeitos pretende formar, qual sua intencionalidade, compreendida esta em suas dimensões política, cultural e educativa.
  • C. determinar a missão da instituição, sua visão de futuro, suas estratégias e objetivos básicos. Planejar é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
  • D. o diagnóstico da situação da empresa. Consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
  • E. levantar os problemas e os entraves para a construção da qualidade desejada. É um sistema eficaz que integra o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores.

Com base nas considerações da autora antes referida, é possível afirmar-se que as habilidades que o diretor venha a desenvolver devem concorrer para o exercício de competências exclusivas a seguir especificadas.

I – Dirigir a instituição escolar e orientar a execução dos trabalhos, visando a favorecer um clima adequado para a aprendizagem.

II – Controlar a participação da comunidade nas deliberações.

III – Acompanhar e fiscalizar aqueles a quem foram delegados poderes.

IV – Estimular a inovação e a qualificação de seus liderados, dentro e fora da escola.

Assinale a opção que indica corretamente quais são essas competências exclusivas do Diretor no exercício de sua função.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas IV.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas I e IV.

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo

  • A.

    subliminar.

  • B.

    ideológico.

  • C.

    político.

  • D.

    atitudinal.

  • E.

    oculto.

O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas “como” ou “com quê” fazer, mas também “o quê” fazer e o “para quê” fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas

  • A. análise situacional, análise operacional e metas. Efetuar uma síntese das análises internas e externas. Identificar elementos-chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver.
  • B. missão, qualidade e participação. Planejar para contribuir com a transformação da sociedade na linha da justiça social. Planejar é desenvolver um projeto técnico para um projeto político.
  • C. finalidades, diretrizes e objetivos. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. (SUN TZU, 500 a.C.).
  • D. objetivos gerais, metas e planos de ação. Planejar exige a análise de SWOT ou análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou análise de ambiente.
  • E. finalidades, missão, objetivos. A finalidade é satisfazer o cliente. Planejar é solucionar os problemas que aparecem.

Assinale a alternativa que explicita uma ação que garante, com maior probabilidade de êxito, o favorecimento da execução das funções antes apontadas.

  • A. Busca solitária pelo diretor de soluções aos problemas apresentados pela Escola.
  • B. Realização de reuniões periódicas e sistemáticas de planejamento e avaliação com a Equipe Pedagógica.
  • C. Realização individual de treinamento em liderança institucional.
  • D. Solicitação aos docentes de classes mais adiantadas para que socializem com os colegas seus saberes, disponibilizando o acesso ao acervo pessoal.
  • E. Efetivação de mudanças institucionais apenas quando solicitado.

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.

Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.

( ) Espontânea.

( ) Sistemática.

( ) Intencional.

 ( ) Informal.

( ) Inteligível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – V – V – F.

  • B.

    F – V – V – F – V.

  • C.

    V– V – F – F – V.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...