Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.

A tendência reprodutivista concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem de forma orgânica e harmoniosa, com desvios de grupos ou indivíduos situados à margem desse todo; nesse contexto, cabe à educação, como instância social, integrar harmoniosamente os indivíduos no todo social já existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:

I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.

II. Consciência de uma missão de serviço social.

III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.

IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I, II e III.

  • B.

    Apenas I, II e IV.

  • C.

    Apenas I, III e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.

Ao planejar sua disciplina, o professor conta com recursos didáticos que podem ser materiais e(ou) humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:

  • A. Tecnologias educacionais vêm sendo largamente utilizadas, oferecendo sempre qualidade à aprendizagem, por isso toda e qualquer tecnologia é bem-vinda à sala de aula.
  • B. Os professores não precisam preocupar-se com as bases epistemológicas das práticas educativas, pois isso é responsabilidade da Equipe Pedagógica.
  • C. Existem tecnologias que favorecem mais diretamente a expansão das condições de elaboração do conhecimento, otimizando a relação entre o usuário e as informações contidas nos softwares utilizados.
  • D. A forma linear de apresentação do livro didático sempre em ordem sequencial e hierárquica é suficiente para explorar todas as alternativas de aprendizagem pretendidas.
  • E. Os alunos administram tão bem o uso das tecnologias que o professor deixa de ser necessário na gestão da sala de aula, na utilização dessas tecnologias.

Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.

Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convertê-las em diferenças acadêmicas e cognitivas, relacionadas aos méritos e dons individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

  • A.

    assimilação da realidade.

  • B.

    solidez de conteúdos.

  • C.

    formação acadêmica.

  • D.

    reflexão crítica sobre a prática.

  • E.

    método científico.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.

As disciplinas denominadas práticas pedagógicas ou de ensino constituem elos entre os conhecimentos teóricos e o empirismo na formação do pedagogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que estão cada vez mais tomando conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem.

I – Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.

II – Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.

III – Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.

IV – Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas I, II e III.

Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.

Na concepção funcionalista, a construção do ser social é feita pela educação, por meio da assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios que balizam a conduta desse indivíduo em um grupo; sendo o homem, nessa perspectiva, um produto da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:

I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.

II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.

III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.

IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I, II e III.

  • E. I, II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...