Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
A tendência reprodutivista concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem de forma orgânica e harmoniosa, com desvios de grupos ou indivíduos situados à margem desse todo; nesse contexto, cabe à educação, como instância social, integrar harmoniosamente os indivíduos no todo social já existente.
Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:
I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.
II. Consciência de uma missão de serviço social.
III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.
IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.
Ao planejar sua disciplina, o professor conta com recursos didáticos que podem ser materiais e(ou) humanos.
A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
Para Bourdieu, a escola tem um papel ativo no processo social de reprodução das desigualdades sociais, ao dissimular as bases sociais e convertê-las em diferenças acadêmicas e cognitivas, relacionadas aos méritos e dons individuais.
Para Paulo Freire (1997), não há docência sem discência. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige
assimilação da realidade.
solidez de conteúdos.
formação acadêmica.
reflexão crítica sobre a prática.
método científico.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.
As disciplinas denominadas práticas pedagógicas ou de ensino constituem elos entre os conhecimentos teóricos e o empirismo na formação do pedagogo.
Para o acesso à informação, a Escola conta hoje com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) que estão cada vez mais tomando conta não apenas dos ambientes empresariais, mas também de espaços familiares, sociais e educacionais, em termos de lazer, cultura e conhecimento. A Escola precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas como as que seguem.
I Promover ações de capacitação dos professores para que possam usar com eficácia as tecnologias disponíveis (computador, blog, site, hipertexto e outros) como ferramentas pedagógicas a serviço do processo ensino-aprendizagem.
II Criar condições para a diversificação de experiências em sala de aula, como complementação dos conhecimentos obtidos por meio das TICs.
III Adotar estratégias que estimulem a criatividade dos professores para que possam integrar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelas TICs às metodologias adotadas.
IV Disponibilizar aos alunos oportunidades para transformar a informação obtida por meio de quaisquer recursos em conhecimento significativo.
Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
Na concepção funcionalista, a construção do ser social é feita pela educação, por meio da assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios que balizam a conduta desse indivíduo em um grupo; sendo o homem, nessa perspectiva, um produto da sociedade.
Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:
I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.
II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.
III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.
IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...