Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.
Na elaboração do planejamento, a etapa na qual se busca conhecer a realidade a ser modificada chama-se classificação.
Analise as competências relativas à Equipe Pedagógica que estão apresentadas a seguir.
I Acompanhar e avaliar a programação de ensino desenvolvida pelas diferentes classes.
II Articular-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação em busca de apoio administrativo e financeiro, visando à produtividade do processo ensino-aprendizagem.
III Assegurar o tombamento do patrimônio da Escola, responsabilizando-se pelo acervo pedagógico.
IV Propor condições para que os marcos de aprendizagem sejam alcançados.
Assinale agora a opção que apresenta corretamente as competências próprias da Equipe Pedagógica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens subsequentes, relativos à educação brasileira.
Para a concepção da pedagogia de competências, é o indivíduo que tem de exercer sua capacidade de escolha para adquirir os meios que lhe permitam ser competitivo no mercado de trabalho. Além disso, o que ele pode esperar das oportunidades escolares não é o acesso ao emprego, mas a conquista da condição de empregabilidade.
Atualmente, que termo é empregado para designar os procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados para atingir os objetivos desejados e previstos?
Estratégia de ensino.
Gestão de aprendizagem.
Planejamento estratégico.
Plano didático.
Orientação pedagógica.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.
Plano de curso é o conjunto de ações a serem desenvolvidas na vigência de determinada disciplina.
A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Marque com V as que forem verdadeiras e com F as falsas.
( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político-ideológico; o epistemológico e o didático-metodológico.
( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.
( ) A construção do PPP requer a participação somente do Diretor e da Equipe Pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do Conselho Escolar na etapa de avaliação.
( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na Proposta ou Plano Curricular, em Planos de Estudo por série ou nível e em Planos Didáticos.
( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
O principal representante da vertente redentora é o teórico Althusser, que estudou o papel da escola como um dos aparelhos do Estado.
São características dos centros de interesse elaborados por Ovide Decroly, EXCETO:
Constitui um método globalizador e interdisciplinar.
Parte dos interesses dos educandos.
O professor é o principal elemento afetivo para a aquisição de conhecimento.
A atividade interessada é o meio e não o fim do trabalho escolar.
O conhecimento não se apresenta separado por disciplinas estanques.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento de ensino e a seus elementos.
Todas as ações escolares devem ter origem nos planos curriculares.
A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a Equipe Pedagógica deve estar atenta e intervir, se necessário, no cotidiano escolar, para definir o padrão de qualidade do conhecimento a ser construído pela Escola. Analise, então, as considerações que seguem e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
( ) Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno ações conscientes e seguras no mundo imediato e, além disso, permitir que amplie seu universo cultural.
( ) Os professores devem selecionar conhecimentos relevantes, que provoquem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica.
( ) Os conhecimentos ensinados são cópias de conhecimentos socialmente construídos, assim, basta inseri-los em sala de aula para que os alunos aprendam o que se pretende ensinar.
( ) Os conhecimentos de referência, para se tornarem conhecimentos escolares, precisam passar por um processo de descontextualização/recontextualização, de forma que se estabeleça uma ruptura entre o conhecimento de referência e o conhecimento escolar.
( ) A construção do conhecimento escolar requer, obrigatoriamente, a observação das etapas de desenvolvimento humano, sob pena de o aluno não aprender.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...