Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
De acordo com o princípio básico da ética humana, as particularidades devem dar o tom nas relações de trabalho saudáveis.
O currículo é peça central para que a Escola cumpra sua função educadora. Nesse sentido, é preciso que, ao construílo, a instituição escolar observe alguns cuidados, como os que estão apresentados a seguir:
I indique estratégias de enfrentamento e superação a todas as formas de racismo e discriminação.
II defina meios de combate a todas as formas de naturalização e estigmatização das diferenças.
III ponha em discussão entre seus pares se o discurso da igualdade, de que muitos educadores são portadores (somos todos iguais), não mascara uma visão etnocêntrica do homem e da humanidade.
IV considere-o uma atividade produtiva em que tem maior valor o que as pessoas fazem com ele do que aquilo que ele (o currículo) faz com as pessoas.
Considere os cuidados apontados e assinale a opção correta.
Considerando a relação educação e sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens a seguir.
Em uma perspectiva transformadora, compreende-se a educação como parte da sociedade, com seus condicionantes, determinantes e seus projetos, que podem ser conservadores ou não, mas com a possibilidade de trabalhar pela democratização dessa sociedade.
O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro. (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:
I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.
II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.
III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Julgue os itens que se seguem, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade é a dinâmica de ensino que trabalha o conhecimento de forma articulada e interdependente.
A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação. Por isso, é absolutamente necessário que:
I o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;
II a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.
III os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.
IV a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.
Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,
mantê-lo atualizado e organizado.
registrar a frequência e as notas dos alunos.
registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.
acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.
registrar as reposições de aulas no campo das observações.
Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos. (Haydt:2006)
A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:
Estudo dirigido.
Estudo de casos.
Método Montessori.
Movimento Freinet.
Método das unidades didáticas.
Julgue os itens que se seguem, acerca de globalização e interdisciplinaridade.
A globalização atual trouxe à luz um novo sujeito, com uma nova identidade, agora construída a partir de vários referenciais de pertencimento sociocultural.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da
identidade religiosa e origem dos alunos.
autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.
regularidade das atividades culturais da comunidade local.
identidade social da equipe gestora e docente.
regularidade do transporte público que serve a comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...