Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do emprego de tecnologias da informação e comunicação (TIC), em sala de aula, assinale a opção correta.
No ensino de biologia, as TIC devem sempre estar vinculadas a aparelhos eletrodigitais ou audiovisuais.
As TIC revolucionaram os processos de alfabetização audiovisual, coletiva e interativa, estabilizando e padronizando o ensino de biologia nas organizações tradicionais.
Na educação, as TIC correspondem à descoberta de uma nova pedagogia passiva que tem a mídia como processo mediador da educação que atenda às necessidades e anseios dos alunos de biologia.
O rápido desenvolvimento tecnológico facilita o uso das TIC por profissionais educadores tradicionais.
No ensino de biologia, a transmissão do conhecimento, envolve tanto meios de comunicação digitais quanto não digitais, como, por exemplo, as linguagens musicais, literárias, e cênicas.
Segundo Coll, na educação préescolar, a ação pedagógica será então dirigida fundamentalmente
a um trabalho psicopedagógico para aqueles alunos com transtornos de aprendizagem e/ou síndromes.
para estimular e favorecer a construção de estruturas operatórias concretas e as competências de reversibilidade e juízo moral.
à adequação dos conteúdos às competências cognitivas e do nível de desempenho de cada criança, exceto aquelas com algum tipo de transtorno.
a promoção de atividades de escrita que desenvolvam o nível alfabético.
para favorecer a construção progressiva das estruturas operatórias formais.
Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.
No mundo do trabalho, frequentemente não se percebe a origem cultural dos valores éticos, do senso e da consciência moral que impõe um tipo de conduta ao profissional, podendo falar-se mesmo em uma atuação ideológica no que se refere à naturalização dos valores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.
De acordo com a taxonomia de objetivos educacionais, no domínio cognitivo, a análise compreende a combinação de elementos e partes, de modo a formar um todo.
Educação a Distância é o processo de ensinoaprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É mais adequado para a Educação de adultos. A Educação contínua ou continuada é aquela que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na Educação a Distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de Educação, a saber
Segundo Aranha, uma característica do ensino jesuítico era
o trabalho com o corpo a partir do uso das artes marciais.
o estudo rigoroso das ciências da natureza.
o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.
a ênfase aos sentidos e ao desenvolvimento da intuição.
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
O emprego de novas tecnologias para a educação a distância (EAD) só foi efetivamente regulamentado com a edição da Lei n.º 9.394/1996, que determina ao poder público o incentivo ao desenvolvimento e à veiculação de programas de EAD, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.
Uma definição clássica dos objetivos de ensino os agrupa em três áreas: objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.
O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,
ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.
oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.
oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.
estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.
postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.
Conforme Almeida, analise as sentenças abaixo. As intervenções do coordenador podem se dar no sentido da manutenção das práticas docentes vigentes ou no sentido de sua transformação (1ª parte). Ao propor práticas inovadoras, é preciso que o coordenador pense-as apenas a partir de suas próprias aspirações, convicções e anseios (2ª parte). O processo de formação continuada na própria escola, com o coordenador assumindo as funções de formador, possibilita ao professor a percepção de que a proposta transformadora faz parte do projeto da escola e propicia também que ele faça de sua prática objeto de reflexão e pesquisa (3ª parte).
Quais estão corretas?
A 1ª e a 3ª partes.
A 1ª e a 2ª partes.
A 2ª e a 3ª partes.
Somente a 1ª parte.
Somente a 2ª parte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...