Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
Segundo Illich e McLuhan, o desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e informação provocaria o fim da escola nos moldes tradicionais. No entanto, tal fato não ocorreu devido à facilidade dos educadores em incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.
A dificuldade de delimitação dos conteúdos disciplinares no plano escolar pode ser atribuída aos seguintes fatos: o conhecimento humano cresce exponencialmente, tornando-se rapidamente obsoleto, e o tempo escolar é limitado.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.
As concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, o que não significa que essa concepções estejam fundamentadas em conhecimento científico consistente.
As concepções dos estudantes não são influenciadas pela mídia, que se abstém da divulgação de assuntos científicos no Brasil.
A divulgação científica realizada na mídia nacional dirige-se a setores especializados, sendo de difícil compreensão para a maioria dos estudantes.
O ensino de ciências no Brasil é fundamentado em fatos divulgados pela mídia, veículo que traduz informação científica incontestável.
Em regra, os meios de divulgação, de qualquer tipo de mídia, disseminam informações obtidas com base em estrito rigor científico, o que contribui de forma decisiva para a formação da opinião dos estudantes.
Para Boynton, a frustração e o estresse, inevitáveis na profissão de professor, são os maiores inimigos de nossas melhores intenções.
Algumas técnicas citadas por Boynton para redução e prevenção da frustração e do estresse são, EXCETO:
Organize sua mesa.
Leve seus alunos para uma caminhada.
Toque uma música suave e relaxante.
Enfeite a sala com cartazes de paisagens.
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
O processo de avaliação é único, entretanto, é possível distinguir entre avaliação formal e avaliação informal; esta refere-se aos juízos gerais sobre o aluno e é assistemática.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.
Não é unânime aceitação da classificação de objetivos proposta por Bloom, no que se refere aos objetivos propostos para a área afetiva, questionando-se, inclusive, se tal classificação constitui uma taxonomia.
Considerando que abordagens didáticas extraclasse devem ser incentivadas e implantadas pelo educador para o aprimoramento do ensino da biologia, assinale a opção que apresenta uma atividade extraclasse.
Clube de discussão: explanação e discussão, pelos alunos, de temas referentes à biologia.
Aulas de campo: exploração de ambientes e coleta de materiais biológico e mineral.
Aulas expositivas: apresentação pelo professor de conteúdo relativo ao meio ambiente que cause impacto na sociedade.
Análise de casos reais: exposição pelo professor de dilemas que permitam ao aluno refletir sobre questões éticas e morais adivindas do avanço da ciência.
Sala de ciências: utilização da sala de aula como espaço para estudo e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação acerca de material biológico.
De acordo com Coll, analise as seguintes assertivas e marque C, se corretas, ou E, se erradas:
( ) Um currículo aberto à diversidade é aquele que se oferece a todos os alunos para que todos aprendam quem são os outros e que deve incluir, em seu conjunto, a sensibilidade para as diferenças que há na escola.
( ) Integração educativa é a transformação do currículo comum para um currículo diferenciado e adaptado apenas para crianças com transtornos graves.
( ) O objetivo da inclusão está relacionado ao fato de os alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) estarem junto a outras crianças, sendo que os professores devem realizar um trabalho isolado, e a avaliação deve ser aplicada da mesma forma a todos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C E C.
E E C.
C C C.
C E E.
E C E.
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
Uma alternativa bastante eficaz para o atendimento de alunos jovens, em fase de formação, como os dos cursos de graduação, é o curso bimodal.
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
O controle de turma e a manutenção da disciplina dos alunos em sala de aula incluem-se entre os desafios comumente enfrentados pelo professor, e a autoridade profissional que se manifesta na competência técnica , a qualidade moral do profissional o conjunto de capacidades, habilidades e hábitos didático-pedagógicos e a elaboração de um plano de aula que inclua elementos de avaliação do desenvolvimento do aluno contribuem para reduzir possíveis impasses na relação entre professor e aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...