Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à perspectiva democrática da gestão escolar, assinale a opção correta.
Os conselhos escolares têm como pilares a função deliberativa e fiscalizadora, não utilizando a função consultiva, uma vez que esta descaracteriza a concepção de um conselho.
A participação deve ser o mecanismo exclusivo de um processo democrático nas instâncias participativas escolares, pois a representatividade compromete o princípio da democracia.
A gestão da escola deve privilegiar o aspecto interno que contemple os processos administrativos e a participação da comunidade escolar no projeto pedagógico, em detrimento do componente externo da gestão, ligado à função social da escola, ou seja, à forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
A descentralização administrativa vista como um processo de transferência de competências para as escolas é um princípio essencial para a construção de processos e instrumentos que sustentem a gestão.
A dimensão jurídico-administrativa não pode ser o único pilar da autonomia escolar, pois não garante a instituição de formas de autogoverno nas escolas, o que efetiva a autonomia.
Segundo ___________________, organizar e dirigir situações de aprendizagem é sobretudo despender energia e tempo e dispor de competências profissionais para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem que envolvam pesquisa, identificação e resolução de problemas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Veiga
Perrenoud
Aranha
Almeida
Coll
No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
A teleconferência, modalidade de EAD na qual um professor transmite sua aula para muitas salas, em diferentes localidades, tem como limitação o pouco emprego do texto impresso como material de apoio.
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
Ao redigir os objetivos específicos em um plano de ensino, o professor pode indicar as atitudes e convicções em relação à matéria, ao estudo, ao relacionamento humano e à realidade social, ainda que esses itens dificilmente possam ser transformados em proposições e resultados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A teoria da aprendizagem que se refere à hereditariedade do sujeito e afirma que suas características são determinadas desde o seu nascimento, é a denominada
cognitivismo.
empirismo.
inatismo.
behaviorismo.
interacionismo.
Na concepção de Teberosky e Colomer (2003), a criação de um contexto de cultura escrita implica dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que está escrito, conforme as suas diversas competências. Sendo assim, é importante que a criança se envolva no contexto de cultura e escrita, a fim de:
I. Saber que os objetos escritos não têm intenção comunicativa.
II. Familiarizar-se com os diversos usos dos objetos escritos.
III. Entender as mensagens escritas na situação em que elas surgem.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Segundo Vygotsky, zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o que o aluno é capaz de aprender e de fazer sozinho e o que ele é capaz de aprender e fazer ao observar outras pessoas ou ao seguir orientações, o que delimita a margem de incidência da ação educativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
A tendência pedagógica progressista libertária é caracterizada pela criação do confronto entre a percepção que o aluno tem de sua própria cultura e a percepção cultural da humanidade, bem como do conflito entre a consciência do educando acerca de seu modo de viver e os modelos sociais desejáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correspondente à corrente do pensamento pedagógico brasileiro que se articula diretamente ao sistema produtivo para aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
progressista libertadora
liberal renovadora não diretiva
liberal tecnicista
progressista libertária
liberal renovadora progressiva
O estágio pré-operacional é uma continuação do primeiro estágio de desenvolvimento, denominado sensório-motor. Segundo Wadsworth, no estágio pré-operacional, diversas representações da criança são de grande valor para o seu processo de desenvolvimento, dentre elas:
I. Linguagem falada.
II. Jogo simbólico.
III. Imagens mentais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...