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Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
De acordo com a psicologia genética, há correspondência entre formas de organização mental em diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo.
Dentre os enunciados abaixo, quais podem ser relacionados às discussões sobre a atuação dos professores reflexivos:
I- Examinam, esboçam hipóteses e tentam resolver os dilemas envolvidos em suas práticas de aula.
II- São profissionais diferenciados que realizaram pesquisa na graduação e, por isso, têm experiência.
III- Estão atentos ao contexto institucional e cultural no qual trabalham e ensinam.
IV- Tomam parte no desenvolvimento curricular e se envolvem efetivamente para a sua mudança.
V- Assumem a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional.
VI-Procuram trabalhar em grupos, pois é nesse espaço que vão se fortalecer para desenvolver seus trabalhos.
VII-São apenas os professores que desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado.
VIII-São profissionais atentos às questões e impasses que surgem no cotidiano da sala de aula e/ou da escola.
Apenas I, III e V são corretas.
Apenas II e VII não são corretas.
Todas são corretas.
As afirmações I, III, VI e VIII são contraditórias.
Considerando o planejamento de ensino, seus elementos constitutivos e a relação professor-aluno, julgue os itens de 112 a 115.
No planejamento de ensino, a fase de preparação consiste na previsão de todos os passos para assegurar a sistematização, o desenvolvimento e a concretização dos objetivos pretendidos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à concepção emancipadora de projeto político pedagógico (PPP), assinale a opção correta.
A formação continuada dos profissionais da escola comprometida com a construção do PPP deve limitar-se ao aprofundamento de saberes ou conteúdos curriculares, evitando a abordagem de temas que não interfiram diretamente na aprendizagem formal.
O PPP auxilia a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, reforçando os efeitos da divisão do trabalho e da hierarquização dos poderes de decisão.
O PPP está direta e exclusivamente relacionado com a organização do trabalho pedagógico da escola no nível da sala de aula, tendo como referência básica o currículo e os planos de aula.
O PPP visa à qualidade em todo o processo vivido no ambiente escolar, considerando a escola como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete, no seu interior, as determinações e contradições dessa sociedade.
A qualidade que se busca com a construção do PPP implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política, sendo essa última sempre subordinada à primeira.
Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado
Integração.
Dispersão.
Cooptação.
Dominação.
Conivência.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
De acordo com os essencialistas, os objetivos curriculares devem ser formulados com base em estudos psicológicos da criança, a fim de que se descubram seus interesses e necessidades.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:
Teóricos, procedimentais e exercícios.
Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.
Conceituais, Práticos e formação ética.
fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando os princípios éticos que norteiam o trabalho dos profissionais da educação, julgue os itens a seguir.
As pesquisas na área da educação têm demonstrado que mais de 50% das mulheres que atuam como profissionais da educação no ensino básico vivenciam conflito ético em decorrência da dificuldade de conciliar a dedicação ao trabalho e a dedicação à família.
A coleção Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar apresenta um questionamento sobre a escola comum inclusiva quanto à artificialidade das identidades normais e o entendimento de que as diferenças são resultantes da ______________, e não da ______________, como comumente se proclama. Trata-se de uma educação que garante o direito à _______________ e não à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando o idêntico.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.
diversidade multiplicidade diferença
diferença multiplicidade diferença
multiplicidade diversidade diferença
unidade diferença igualdade
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Segundo Ausubel, o vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios do aluno é mais importante para uma aprendizagem significativa do que a significância interna dos conteúdos.
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