Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
I-b, II-C, III-A.
I-A, II-C, III-b.
I-C, II-b, III-A.
I-b, II-A, III-C.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando os princípios éticos que norteiam o trabalho dos profissionais da educação, julgue os itens a seguir.
Dada a natureza da profissão docente, o profissional da educação excede, muitas vezes, o tempo de sua carga horária de trabalho, situação que contribui, entre outras, para o desenvolvimento da síndrome de burnout.
Uma professora assim se expressou: Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:
I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais
II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.
III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Os currículos do ensino fundamental e médio têm uma base nacional comum, que impõe limitações aos diferentes sistemas de ensino no que se refere à inserção de elementos locais, como cultura, economia e clientela.
As discussões sobre avaliação em educação foram enriquecidas nas últimas décadas com várias contribuições que permitiram ampliar concepções sobre o que é avaliar, os objetivos da avaliação e os procedimentos. Uma das contribuições mais presentes diz respeito à Avaliação Formativa que assume como princípios:
I- Estabelecer critérios claros e quantificáveis para apreciar e classificar os alunos.
II- Assumir procedimentos que possibilitem conhecer melhor o estudante, suas competências, seus interesses e modos de aprender.
III- Adequar os processos de ensino às características dos estudantes levando em consideração o potencial e os limites do grupo.
IV- Compreender e julgar de forma mais ampla o processo de ensino e aprendizagem.
V- Constatar o que está sendo aprendido pelos estudantes e criar estratégias de trabalho diferenciadas.
VI-Elaborar provas e testes de forma mais cuidadosa e com rigor, para destacar claramente os avanços de cada aluno.
Todas as afirmações são corretas.
Apenas I e IV não estão de acordo com os princípios da avaliação formativa.
As afirmações II, III, IV e V são adequadas às concepções da avaliação formativa.
Apenas III e V são corretas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando os princípios éticos que norteiam o trabalho dos profissionais da educação, julgue os itens a seguir.
As greves de servidores no setor educacional podem representar um dilema ético para o professor, em razão de os movimentos grevistas interromperem o atendimento direto ao aluno, o que caracteriza um comportamento descompromissado e, portanto, oposto ao caráter educativo e formador da profissão.
Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.
Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.
humano social material
social humano material
material humano social
humano material social
espiritual material social
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
Durante o processo de ensino e aprendizagem, o emprego de procedimentos de ensino especiais envolve a apresentação de estímulos e feedback.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaramse a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Um desses pesquisadores identificou processos de acomodação, assimilação e equilibração como inerentes à dinâmica do aprender como experiência vital. Esse pesquisador foi:
John Dewey.
Jean Piaget.
Sev Vygotsky.
Henri Wallon.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando os princípios éticos que norteiam o trabalho dos profissionais da educação, julgue os itens a seguir.
O profissional da educação deve saber distinguir, se a ação violenta que se manifesta por meio da agressão, no ambiente escolar, constitui meio para a obtenção de um fim específico ou se decorre de motivos ideológicos, como diferenças étnicas, raciais, culturais e outras, o que caracteriza a prática de bullying.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...