Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas
crenças
possibilidades.
hipóteses.
inquietações.
manifestações.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
A pedagogia liberal tradicional é caracterizada pelo processo de ensino e aprendizagem com ênfase na comunicação de verdades científicas pelo professor e no papel do aluno como receptor dessas mensagens.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Essa descrição se refere a:
Paulo freire.
Darcy Ribeiro.
Dermeval Saviani.
Anisio Teixeira.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A escala de Binet-Simon insere-se em uma abordagem segundo a qual o desenvolvimento intelectual decorre da aquisição progressiva de mecanismos básicos.
Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam
excessivas e organizadas.
rotineiras e metódicas.
decorativas e coloridas.
livres para troca de experiências.
complementares à aprendizagem.
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
Os procedimentos de ensino são definidos como o conjunto de atividades unificadas e selecionadas como meios de auxílio para o alcance dos objetivos pretendidos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Segundo Senge (2000), é importante que as empresas contemporâneas assumam características de organizações aprendentes que são aquelas onde:
I- Os funcionários são valorizados e buscam expandir continuamente sua capacidade de criar resultados que realmente desejam. II- Valoriza-se a competitividade interna como forma de ampliação da produção. III- Estimulam-se padrões de pensamentos novos e abrangentes. IV- As pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.Todas as afirmações relacionam-se às organizações aprendentes.
Apenas I e IV são corretas.
As afirmações I, II e III são corretas.
Apenas II não é adequada às concepções sobre organização aprendente.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com os princípios psicogenéticos, o ambiente social é determinante para a formação da personalidade, interferindo, inclusive, nas fases de desenvolvimento cognitivo.
Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:
I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.
II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.
III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
Quando, por meio de lei, se impõe às autoridades responsáveis a necessidade de haver uma relação adequada entre o número de alunos e o de professores nos estabelecimentos de ensino, demonstra-se a importância da relação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...