Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
A preparação do plano de aula, um detalhamento do planejamento de ensino, deve considerar a aula como um período de tempo fixo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
Cabe ao pedagogo, na condição de facilitador da construção de novos conceitos, coordenar o processo de aprendizagem do grupo.
Sobre o planejamento da escola, Veiga afirma: O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação ____________, com um sentido explícito, com um compromisso definido. Por isso, todo projeto _____________ da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população _________.
Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas da frase acima.
intencional pedagógico majoritária
intencional pedagógico infantil
casual político juvenil
casual político urbana
ocasional político rural
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
O planejamento é próprio de diferentes atividades humanas, no caso da profissão docente esta tarefa aparece como uma imposição legal.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
O pedagogo deve minimizar as diferenças individuais existentes no grupo para não prejudicar a convivência e o aprendizado de cada integrante.
As minhas idas às salas de aula foram aumentando. Agora sei que esse é o caminho e dessa forma é que eu vou conseguir estar mais próxima, conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado e poder auxiliar mais os professores. Esse relato corresponde ao pensamento de Hoffman quando propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, principalmente em relação à avaliação. Nesse caso, é fundamental que o professor seja orientado na perspectiva de:
I. Ter uma visão construtivista do erro, não apenas para correção das tarefas feitas pelos alunos, mas em todas as situações de aprendizagem.
II. Reconhecer que os erros e as dúvidas dos alunos são componentes significativos ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá a observação e a investigação de como cada aluno constrói o seu conhecimento.
III. Interpretar a prova para saber o que o aluno não sabe, oportunizando um espaço na aula para que ele resolva as questões erradas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
O plano de unidade é desenvolvido com base em um tema central ou assunto significativo para o aluno e caracteriza-se pelas relações que objetivos e meios empregados mantêm com o foco do tema central da unidade.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
Em um trabalho em grupo, deve ser estabelecida uma relação em que cada sujeito envolvido no processo possa posicionar-se de forma crítica e consciente.
Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:
I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.
II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.
III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
De acordo com a abordagem atual, o planejamento de ensino integra o projeto pedagógico curricular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...