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Segundo Campbell (2009), A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:
educação e autonomia.
ética e moral.
educação e inclusão.
ética e autonomia.
dignidade e oportunidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento.
Para as autoras,a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.
o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.
a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.
o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma solução para o problema com ajuda de psicólogo.
faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.
Ao se pensar em por quê ensinar História, podemos afirmar, EXCETO:
Redimensionamento dos aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico.
Reflexões sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças ou continuidades.
Em toda a sua complexidade, desconsiderando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas.
Ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades.
A prática de jogos desenvolve nos alunos
I. regras por meio de brincadeiras, consideradas ferramenta indispensável no processo de formação da personalidade da criança. II. um caráter educativo. III. a formação psicomotora e da personalidade. IV. a competição, a ganância e o desejo descontrolado de vitória. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Veiga (2007), a elaboração do Projeto Político Pedagógico não se reduz apenas à dimensão pedagógica, nem ao conjunto de projetos e planos isolados, mas se constitui em
uma proposta que nasce da própria realidade singular em que a escola está inserida.
uma proposta de opções explícitas na direção da superação de problemas relacionados a questões de ordem pedagógica.
um instrumento clarificador após profunda reflexão dos agentes envolvidos, sobre a ação coletiva e educativa da escola, baseada na pesquisa real no sentido de possibilitar possíveis transformações.
processo de organização educativa de ordem didática e administrativa que direciona as ações escolares.
propostas de ações de constante superação de problemas do cotidiano escolar e de ordem administrativa.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)
As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura
promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.
limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.
expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.
gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.
exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.
Neste contexto é INCORRETO afirmar:
As tecnologias são simplesmente produto da aprendizagem.
As tecnologias devem ser vistas como processo da aprendizagem.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para a cidadania.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para o trabalho.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Durante os últimos anos, estudos têm demonstrado que para a criança aprender a ________, é essencial que ela tenha habilidades de processamento fonológico. A capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala, bem como manipular seus componentes estruturais, a chamada consciência fonológica, está intimamente relacionada à _____________ da leitura e escrita. Assim, estudos comprovam que a _________ de atividades com rimas, aliterações, sílabas e fonemas pode produzir ganhos importantes no desenvolvimento de conceitos e habilidades, que são requisitos no processo de alfabetização.falar/ improvisação/ manipulação
ler/ aprendizagem/ introdução
se expressar/ prática/ introdução
falar/ prática/ manipulação
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Veiga (2007), o Projeto Político Pedagógico, de acordo com a teoria progressista, exige uma profunda reflexão relacionada à prática social e ao compromisso de solucionar os problemas da educação, direcionados por pressupostos norteadores:
pressupostos filosóficos-sociológicos e didáticos-metodológicos.
pressupostos filosóficos-sociológicos, pressupostos epistemológicos e os didáticos-metodológicos.
pressupostos didáticos-metodológicos e os pressupostos básicos do processo.
pressupostos epistemológicos e básicos do processo.
pressupostos básicos do processo ensino aprendizagem.
Uma escola municipal da cidade de Campinas acaba de receber o repasse de recursos da Secretaria Municipal de Educação para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A diretora notou que outra escola municipal situada em um bairro distinto recebeu um montante diferente daquele que sua unidade escolar obteve. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos para o repasse de verbas escolares, de acordo com a legislação municipal educacional.
Quantidade de alunos, de turmas e de profissionais destinados à Educação naquela unidade escolar.
A região de localização da unidade educacional, com base em estudos socioseconômicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a modalidade de unidade educacional: CIMEI, CEMEI, EMEI e EMEF; número de períodos de funcionamento das unidades educacionais ou de seus agrupamentos.
Necessidade da comunidade escolar (dados fornecidos em relatórios enviados periodicamente à Secretaria) e quantidade de alunos.
Proporcionalidade dos recursos já repassados em anos anteriores e listagem das prioridades a serem realizadas nas escolas.
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