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Conforme as recomendações contidas nos PCNs, marque S para as alternativas CORRETAS e N para as INCORRETAS.
( ) Na Geografia, a concepção de Terra passa ser um espaço relacional, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico.
( ) A Terra, como espaço geográfico, é absoluto, isto é, uma coisa em si mesma, independente, constituindo um receptáculo que contém coisas.
( ) A Geografia, ciência de síntese, capaz de explicar o mundo sozinho, sem perder sua identidade e especificidade, busca a interatividade com as outras ciências.
( ) O objetivo principal dos conhecimentos da Geografia é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares, realizada pelos homens.
( ) A ciência social, Geografia, mantém a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da Terra e o Homem com informações sobrepostas do clima, relevo, população e agricultura.
( ) A Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea, pois é a organização dos espaços que dá sentido aos arranjos econômicos.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
S, N, S, N, S, S.
N, S, S, N, S, N.
N, S, N, S, N, N.
S, N, N, S, N, S.
Os educadores acreditam que os alunos serão capazes de ler e escrever adequadamente os textos de que necessitam durante a vida, como um jornal, uma carta, um manual de instruções. Uma forma de se alcançar isso é
ver a leitura e a escrita como práticas sociais.
ensinar de forma livre as letras e as palavras.
exigindo que o educando memorize as normas e técnicas de leitura e escrita.
por meio da ênfase nas bases e fundamentos teóricos da linguagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I b; II a; III c; IV d.
I c; II d; III b; IV a.
I c; II b; III d; IV a.
I b; II a; III d; IV c.
I d; II c; III a; IV b.
Dois alunos de uma escola apresentam situações semelhantes. Ambos faltaram muito no decorrer do ano letivo e a família deles não justificou as ausências, embora tenha havido tentativas de contato da escola com as famílias. Um dos alunos faltou em 25% das aulas; o outro tem ausência de 30%. Apesar das faltas, os dois garotos são bons alunos. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o que poderá ocorrer neste caso.
Provavelmente, ambos os alunos serão retidos.
O aluno que teve 25% de ausência será aprovado. O aluno que faltou em 30% das aulas será aprovado se a escola oferecer a ele a possibilidade de compensação de ausências e este participar satisfatoriamente.
Nenhum dos alunos será retido.
Provavelmente, o aluno que teve 30% de faltas será retido.
As práticas pedagógicas da Educação Infantil é que irão favorecer ou não este desenvolvimento global. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A informática deve ser trabalhada na Educação Infantil de maneira lúdica e sempre associada aos conteúdos, habilidades e competências que estiverem sendo aprendidos pelas crianças naquele momento.
O desenvolvimento de experiências educativas deve se restringir à sala de aula, pois o educador deve planejar as experiências de aprendizagem e favorecer a mediação destas.
É fundamental que o educador trabalhe os sentidos da criança na Educação Infantil, isto é, as percepções e memórias: visual, auditiva, olfativa, tátil e gustativa.
O educador infantil pode iniciar o aprendizado da língua escrita com as crianças apresentando o nome delas e mostrando quais são as letras do alfabeto que compõem este nome.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)
o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.
a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.
o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.
a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.
a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.
Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:
O novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento não afetam a função da escola na contemporaneidade.
A escola cumpre funções que podem ser providas por qualquer outra instância enquanto formação geral básica.
A escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático.
Para o educador não importa refletir sobre a função da escola e sim ministrar o programa curricular no tempo determinado.
A função de transmitir conhecimentos representa uma parcela mínima dos objetivos da escola na contemporaneidade.
As atividades práticas de Matemática, no cotidiano escolar, devem propiciar ao aluno
a escrita simbólica das representações numéricas.
leitura e interpretação de texto para desenvolvimento de teorias matemáticas que envolvam o raciocínio lógico.
capacidade de memorização de fórmulas e teorias matemáticas para a resolução de situaçõesproblemas.
uma oportunidade real e significativa para que a relação número (quantidade) e numeral (signo) seja explorada pelas crianças.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que
no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.
as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.
famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.
a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.
a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.
Dentro da perspectiva de uma concepção pedagógica com foco na aquisição de habilidades e competências, podemos afirmar, EXCETO:
Acumular saberes, passar nos exames, sem mobilização do que aprendem em situações reais.
Ensinar a aprender a aprender, isto é, a estabelecer relação significativa com o objeto do conhecimento.
Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar essa construção.
Mobilizar recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.
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