Questões de Pedagogia

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Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

  • A.

    detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.

  • B.

    prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.

  • C.

    multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.

  • D.

    pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.

Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:

  • A.

    Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.

  • B.

    Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.

  • C.

    Estrutura física e organização escolar adaptadas.

  • D.

    Capacitação do professor e diversificação da prática docente.

Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:

  • A.

    em cursos de licenciatura em áreas específicas.

  • B.

    apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.

  • C.

    somente nos cursos de pós-graduação.

  • D.

    em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.

  • E.

    todas estão corretas.

O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém

  • A.

    da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.

  • B.

    do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.

  • C.

    de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.

  • D.

    do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar

  • B.

    competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir

  • C.

    atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir

  • D.

    participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir

  • E.

    competência única ... participação ... colaboração ... organizar

Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que

  • A.

    o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

  • B.

    nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.

  • C.

    ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.

  • D.

    os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:

  • A.

    assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.

  • B.

    mediação de prática avaliativa da escola.

  • C.

    restringe-se ao controle do corpo docente.

  • D.

    melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

  • A.

    a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.

  • B.

    a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.

  • C.

    um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.

  • D.

    uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • E.

    proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.

Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que

  • A.

    a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.

  • B.

    se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.

  • C.

    os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.

  • D.

    a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.

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