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Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à
detenção de 2 a 4 anos, e multa, caso o fato não constitua crime mais grave.
prisão de até 10 anos, a depender da gravidade da infração.
multa equivalente à gravidade da infração e detenção, em alguns casos.
pena correspondente à multa, equivalente nos dias atuais a R$56,80, e detenção de 5 anos.
Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:
Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.
Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.
Estrutura física e organização escolar adaptadas.
Capacitação do professor e diversificação da prática docente.
Tendo em vista a LDB.9394/96 a formação do supervisor educacional deve ocorrer:
em cursos de licenciatura em áreas específicas.
apenas no ensino médio, em cursos profissionalizantes.
somente nos cursos de pós-graduação.
em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação.
todas estão corretas.
O resultado de diversos estudos evidencia que um grande número de alunos brasileiros tem dificuldade em utilizar a linguagem oral nas mais diversas situações de participação social. Tal situação provém
da metodologia de ensino de língua portuguesa desenvolvida em inúmeras escolas, a qual dá ênfase à prática da escrita, em detrimento de um trabalho voltado para o desenvolvimento das modalidades de expressão oral dos alunos.
do retraimento familiar, que, associado à repressão social, causa uma deficiência no uso da linguagem oral por parte dos alunos brasileiros.
de uma situação de repressão social, que leva em consideração fatores raciais, econômicos e familiares, comprometendo o desempenho oral dos alunos brasileiros.
do preconceito gerado pelas diferentes culturas regionais, como sotaque e manifestações culturais, que podem não ser aceitas em determinado ambiente cultural.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Luck e outros, A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar
competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir
atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir
participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir
competência única ... participação ... colaboração ... organizar
Um orientadora pedagógica de uma escola sempre trabalha em parceria com a coordenadora. Ao verificarem o planejamento dos professores e acompanharem o desenvolvimento das aulas, as duas profissionais têm ciência de que é imprescindível respeitar alguns princípios para haver uma boa situação de aprendizagem. Assim, é preciso ter clareza quanto aos objetivos didáticos e aos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Sobre este assunto, é correto afirmar que
o conteúdo das aulas deve manter suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
nem sempre é preciso apresentar os conteúdos escolares partindo daquilo que os alunos sabem. Às vezes, eles não sabem nada sobre determinado assunto e isso é muito claro ao professor.
ao realizarem as atividades, nem sempre é preciso que os alunos coloquem em jogo tudo o que sabem.
os conteúdos e os objetivos didáticos não precisam, necessariamente, estar relacionados.
O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;
tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;
associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;
juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;
articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:
assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.
mediação de prática avaliativa da escola.
restringe-se ao controle do corpo docente.
melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:
a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.
a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.
um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.
uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.
Um ambiente alfabetizador de qualidade é aquele em que
a ação pedagógica se baseia na cópia e na mnemônica.
se exige que o aluno leia ou pelo menos mantenha um nível de letramento satisfatório.
os livros estão sempre dispostos de maneira ergonômica para que o aluno se sinta estimulado a ler.
a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que contempla, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento.
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