Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.
Esses autores sugerem como áreas de atuação:o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.
o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.
seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.
valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.
planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.
Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.
Tanto a interculturalidade quanto a multiculturalidade visam ao direcionamento da questão curricular a apenas um grupo social.
A interculturalidade respalda-se no direito à diversidade e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.
Ambos os conceitos estão intimamente relacionados a uma concepção tradicional e antiquada de Educação.
A multiculturalidade expressa que cada indivíduo é único e deve assemelhar-se aos demais para conviver harmonicamente.
Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:
os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;
o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;
o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;
o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;
a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:
aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.
disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.
adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.
o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.
a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Em relação às concepções que envolvem o letramento, assinale a alternativa correta.
São muito variados os usos sociais da escrita, por isso é comum levar em consideração os níveis de letramento, dos mais elementares aos mais complexos.
Capacidade de ligar as palavras novas a referentes do mundo, com a finalidade estrita de decodificar os sinais gráficos.
A fala das crianças deixa de ser telegráfica, na medida em que elas acrescentam grafemas e fonemas, letras e sons como processo de evolução do aprendizado.
Teoria da aprendizagem que transmite o aprendizado por meio da imitação dos símbolos, como consoantes e vogais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a falhas psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.
Nessa perspectiva, está correto afirmar quea vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público.
as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar.
a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada.
a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio.
atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.
Uma docente leciona para uma turma de 2.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ela tem uma série de responsabilidades a cumprir, entre elas garantir a efetiva aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o aluno inserido na sociedade de aprendizagem, sob a perspectiva de uma visão ampla de Educação, deve ser capaz de
avaliar que o conhecimento advindo da escola supera todos os outros por tratar-se de uma instituição que tem o monopólio do saber.
contribuir com o sistema educacional vigente na sociedade.
notar que o conhecimento é uma capacidade inata do ser humano, que independe da compreensão.
contribuir para a contínua reflexão do professor de rever sua prática cotidiana.
Sobre a imagem abaixo pode-se concluir que:
a educação pode caminhar sozinha;
a família é um grupo primário e a educação tem que partir dela;
a família é um grupo secundário e a educação não precisa partir dela;
a escola não precisa da família para educar as crianças;
a escola é o ponto fundamental para unir a família.
A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:
Plano de Desenvolvimento da Escola.
Projeto Político Pedagógico.
Projeto de Trabalho.
Regimento Escolar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.
no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.
a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...