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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:
oportunizar momentos de troca de conhecimentos e informações, com a participação do professor, por meio de entrevistas com cada um, aplicando um questionário de autoavaliação, com perguntas mais dirigidas, considerando as áreas de estudo e suas características singulares.
promover entrevistas pessoais para que o docente expusesse suas apreensões e dúvidas, emrelação à dinâmica da Supervisão Escolar e da Gestão da Escola, relacionando-as por escrito, visando as respostas que seriam programadas paraumnovo calendário de entrevistas.
garantir que os aspectos administrativos e burocráticos estivessem como elementos de sustentação à proposta curriculares, tendo como primeira condição a organização do tempo pedagógico, por meio da elaboração de um calendário escolar que previsse espaços para reuniões e estudos coletivos voltados à participação do corpo docente.
desenvolver por escrito temas sobre a vida coletiva e distribuí-los entre os professores, no início do ano letivo, realizando, posteriormente, reuniões por grupos de interesse, a fim de questioná-los a respeito das informações contidas nos textos, corrigindo as respostas incorretas.
solicitar, junto à direção da escola, recursos didáticos básicos, além do quadro e do pilot, para melhor desempenho individual do docente na sala de aula, evitando que ele se ausente da sala por este motivo.
O desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a)
eixo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
obrigação exclusiva dos pais.
compromisso isolado do aluno.
linha de atendimento que existe somente em escolas especiais.
linha pedagógica sem relação com a realidade.
No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de
normalização, individualização e integração.
normalização, individualização e inclusão.
integração, inclusão e normalização.
integração, individualização e inclusão.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio
somente a partir do Ensino Fundamental II, quando os alunos já possuem um mínimo de conhecimento sobre a escrita.
na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita.
somente a partir do Ensino Médio, quando os alunos já possuem condições para compreensão deste tipo de relação com a escrita.
na família das crianças, uma vez que é função dos pais introduzir a criança ao mundo letrado e incentivar o uso da escrita.
Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se indispensável que cada instituição construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político-Pedagógica (PPP). A inovação emancipatória procura maior comunicação e diálogo com os saberes locais e com os diferentes atores e realiza-se em um contexto que é histórico e social, porque humano. O Projeto Político- Pedagógico, carregando o caráter de projeto de sua origem etimológica latina (projectu), na perspectiva emancipatória, cumpre a função
de dar um rumo, uma direção à instituição. O projeto de escola é sempre uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Com a participação da comunidade educativa, define as ações formativas e as características necessárias à escola para cumprir seus propósitos e sua intencionalidade, integrando o processo com o produto.
legal e atende aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual. Compete à Supervisão Educacional orientar as escolas no processo de elaboração do Projeto Político- Pedagógico, distribuindo um roteiro, pois trata de um documento obrigatório.
de organizar anualmente a unidade escolar, numa visão sistêmica. O Projeto Político-Pedagógico envolve um conjunto de atividades que vão gerar um produto: um documento pronto e acabado. Diante da impossibilidade de construir consenso, devido à diversidade de interesses e atores presentes, compete à gestão minimizar o processo de produção coletiva.
de ordenar e quantificar dados e fenômenos do processo escolar. Parte do pressuposto que os fins já estão dados e definidos e que a inovação e ação da escola incide sobre os meios. A participação é formal, legitimadora de um controle burocrático, imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:
A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)
determinar, sondagem, empresa, quantificação
limitar, autodidatismo, mercado de trabalho, classificação
auxiliar, ensino e aprendizagem, sociedade, diagnóstico
aligeirar, reciclagem, criança, promoção
sondar, comunicação, prefeitura, mensuração
Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:
a avaliação da aprendizagem se baseia na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança emato, acima de tudo, político.
a validade da avaliação, na sua função somativa, se liga à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante , que é indissociavelmente ético, social e intelectual.
em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas , bem assim no Projeto Político-Pedagógico da escola.
a avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.
a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO analise os artigos abaixo:
I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;
II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;
III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;
IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;
V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.
Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo
pessoa portadora de necessidades especiais.
pessoa com deficiência.
pessoa portadora de deficiência.
pessoa com necessidades educacionais especiais.
Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de
textos simples, de fácil estrutura e entendimento, utilizados com frequência pelos alunos no contexto de sala de aula.
textos complexos, ainda não conhecidos pelas crianças, porém que possam ser utilizados em contextos sociais diversos.
textos que envolvam palavras, vocabulário e sintaxe com os quais eles estejam familiarizados, ao lado de textos que apresentem novos desafios linguísticos.
poucos textos, permitindo maior contato com palavras, frases e sílabas antes de propiciar contatos com os textos propriamente ditos.
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