Questões de Pedagogia

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A Proposta Político Pedagógico (PPP) é o plano global da escola, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade sua construção, e deverá permitir

  • A.

    a construção de um documento que registra os fazeres escolares para ser analisado, homologado e acompanhado pela supervisão educacional de acordo com os preceitos legais.

  • B.

    a comunicação vertical dos trabalhadores da educação para a reflexão sobre as políticas publica educacional e as diretrizes, particularmente as curriculares que emanam dos órgãos centrais.

  • C.

    o encontro, a reflexão, a ação sobre a realidade numa práxis libertadora.

  • D.

    a articulação do ensino com o conhecimento considerado como produto externo ao indivíduo e a ele imposto, a descrição da metodologia de como levar os alunos a uma essência imutável, desconstruindo o movimento das suas existências concretas.

Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:

  • A.

    aprovado, porque demonstrou aproveitamento suficiente, apesar da frequência insuficiente.

  • B.

    reprovado, porque demonstrou aproveitamento insuficiente, apesar da frequência suficiente.

  • C.

    aprovado, porque o aproveitamento prevalece em relação à frequência

  • D.

    reprovado, porque a frequência prevalece em relação ao aproveitamento

  • E.

    reprovado, porque apresentou aproveitamento suficiente e frequência insuficiente.

Os alunos com altas habilidades, ou superdotação, também precisam de estratégias específicas para desenvolver suas potencialidades. Entre essas estratégias, caberá ao professor

  • A.

    indicar mais leituras, propondo a realização de muitos exercícios de fixação.

  • B.

    explicar os conteúdos superficialmente para estimular a curiosidade desses alunos.

  • C.

    incentivar que esses alunos expliquem os conteúdos para seus colegas de classe.

  • D.

    propor atividades de estudos de observação, descrição sistemática e experimentos de laboratório.

Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos

  • A.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.

  • B.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.

  • C.

    que fica mais a cargo do professor.

  • D.

    que fica mais a cargo dos alunos.

De acordo com o texto, avaliação das aprendizagens

  • A.

    é sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. É o momento de obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. A escola é um local instituído para que as crianças e os jovens aprendam um determinado e específico conteúdo, já que não se aprende sem avaliar o já apreendido.

  • B.

    é o processo que envolve realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos. Compete aos professores classificar as aprendizagens em certas ou erradas e separar aqueles estudantes que aprenderam os conteúdos programados para a série em que se encontram daqueles que não aprenderam. Avaliação é classificação e seleção sendo um fator saudável de inclusão escolar, pois a promoção automática causa exclusão futura.

  • C.

    tem por finalidade planejar o futuro. Seu papel deve ser o de auxiliar professores e estudantes a compreenderem de forma mais organizada seus processos de ensinar e aprender. Essa perspectiva exige uma prática avaliativa que não deve ser concebida como algo distinto do processo de aprendizagem. É necessário avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo de ensino/ aprendizagem.

  • D.

    tem por finalidade planejar o futuro do estudante. Seu papel deve ser o de auxiliar os estudantes a compreender de forma mais organizada seus processos de aprender e informá-los sobre o que já sabem e o que precisam aprender ainda, possibilitando a tomada de decisões sobre o futuro deles, inclusive pela família. A avaliação das aprendizagens tem como foco o estudante, e não o professor e o ensino. Avaliação é a medição de competências e habilidades que um estudante exibe ao final de um determinado período ou processo de aprendizagem.

O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:

  • A.

    éumtreino para concursos e vestibulares.

  • B.

    tem como objetivo a atribuição de notas.

  • C.

    não interfere no processo de aprendizagem.

  • D.

    tem como objetivo classificar os alunos.

  • E.

    se dedica a desvendar impasses e a buscar soluções.

Para ensinar alunos surdos, cuja perda auditiva impede a realização de associações e análises da mesma forma que os ouvintes, o professor deverá, entre outras ações,

  • A.

    utilizar somente a LIBRAS para poder se comunicar com esse aluno.

  • B.

    utilizar recursos visuais alternativos para que não haja prejuízo na aprendizagem.

  • C.

    enfatizar com expressões faciais para que o aluno surdo perceba o que o professor quer passar.

  • D.

    transcrever para a lousa, de forma detalhada, toda a sua explicação.

O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:

I. planejar a fala em situações formais de comunicação.

II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”. Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

Paulo Freire constrói sua Teoria Pedagógica a partir de uma teoria do falar, ou seja, a partir das relações palavra-mundo, palavra-encontro, palavra-ação, palavra-valor. A educação, sob esta ótica, é

  • A.

    o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro. Sempre há possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano, daí a importância do proselitismo político. O importante é o processo de aprendizado entendido como um agente de mudança do comportamento. Defesa da ideia do planejamento da educação, com base em uma ciência do comportamento humano, como possibilidade de evolução da cultura.

  • B.

    uma ação cultural para a liberdade, ou seja, é um ato de conhecimento no qual o aluno assume o papel de sujeito do conhecimento, através do diálogo com o educador. Paulo Freire em toda sua obra insiste na dialética do conhecimento, que é a própria práxis: reflexão-ação, reflexão sobre a ação e nova ação.

  • C.

    o conhecimento escolar, cuja aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser adquiridos por todos os estudantes do País. Defesa da ideia do ensino ativo e efetivo, com professores comprometidos, que conheçam bem, escolham, organizem e trabalhem os conhecimentos que os alunos já têm e com capacidade de permanecer nos referentes presentes no mundo cotidiano deles. São indispensáveis conhecimentos escolares que facilitem ao aluno uma compreensão acurada da realidade em que está inserido.

  • D.

    prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. O importante é abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco para o comportamento observável, pois a pesquisa dos processos mentais é pouco produtiva, de modo que é conveniente concentrar-se no que é observável: o comportamento.

A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida – no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.

 O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:

  • A.

    o ambiente, as forças internas do indivíduo, o objeto.

  • B.

    o ambiente, as forças externas, o objeto.

  • C.

    o outro, o organismo, a matéria.

  • D.

    a cognição, as forças internas do indivíduo, a sociedade.

  • E.

    a razão, as forças externas, o objeto.

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