Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise a situação hipotética relatada abaixo.
Duas berçaristas, Daniela e Júlia, estavam conversando sobre o que representa a função de cuidar na sua atividade profissional. Daniela defendia a ideia de que o cuidado é uma atividade intuitiva, que se aprimora com o fazer diário, com a experiência e observação. Júlia, embora concordasse com a importância da experiência e da observação, argumentou que o cuidar, principalmente do ponto de vista profissional, é uma atividade que transcende o entendimento prático.
Podemos afirmar que o argumento de Júlia está de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- MEC/SEF 1998), pois segundo esse documento, para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam:
apoiados em trocas com os profissionais mais experientes, que possuem um conhecimento empírico e podem esclarecer dúvidas e auxiliar na definição de condutas gerais e homogêneas.
direcionados a ações infantis previsíveis e predefinidas, baseadas em princípios comportamentalistas, que devem ser traduzidos emmetas e avaliados periodicamente.
fundamentados nas contribuições teóricas behavioristas, segundo as quais o cuidar é uma atividade subjetiva, que se dá através das trocas simbólicas entre aquele que cuida e aquele que é cuidado.
baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais.
relacionados às concepções filosóficas pós-estruturalistas, segundo as quais a atividade prática é resultado do treinamento e da observação neutra e imparcial da realidade.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:
real / potencial / cognitivo.
cognitivo / intencionalidade / transcendência.
equilíbrio / conservação / assimilação.
real / potencial / proximal.
conservação / intencionalidade / assimilação.
A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.
As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.
A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.
As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.
O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a
correção com sinais de certo ou errado, sem apontar indicadores do que estava errado favorecendo a reorientação da aprendizagem dos alunos.
correção com sinais de certo ou errado, evidenciando as respostas corretas do aluno com o intuito de elevar a sua autoestima e deixá-lo livre para escrever.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de evidenciar progressos e sugerir intervenções.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de frases que elevem a autoestima, como: Muito Bem! Parabéns!
A respeito do projeto político pedagógico:
I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.
II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.
IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
Leia:
Tendo como foco o processo de avaliação Simave/Proeb, podemos afirmar, EXCETO:
A Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores que descrevem habilidades, explicitando os dois pontos básicos do que será avaliado: o conteúdo programático e o nível de operação mental desenvolvido no processo de aprendizagem.
No processo de avaliação Simave/Proeb os alunos respondem a testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários contextuais.
Proporciona conhecer especificamente os pontos fracos e fortes da aprendizagem dos alunos, propiciando fundamentação ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).
A Matriz de Referência é um conjunto de indicações norteadoras de estratégias de ensino, substituindo os PCNs e os currículos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?
Impulsos e instintos elementares / Esquemas de ação.
Reflexos / Egocentrismo.
Escolha do objeto / Socialização da ação.
Organização da vontade / Operação lógica.
Objetivação ao sentimento / Regulação de interesses e valores.
Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com
a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar.
a falta de confiança da família na escola.
a falta de capacitação dos professores.
o despreparo dos funcionários.
Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve
acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.
planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.
realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.
estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.
A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 16 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 21 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 13 e 21 anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...