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O trabalho de formação continuada necessário é complexo e deve ser articulado e graduado, possibilitando a elevação do senso comum. A reflexão deve se desenvolver não de modo abstrato, e sim concreto, sobre a base do real e da experiência efetiva. As práticas curriculares tornam-se mais complexas, na medida em que se observam os destaques dados às experiências vividas, à experiência da aprendizagem. Desta forma, adotando-se esta metodologia, em um horário de trabalho coletivo, pede-se aos professores que relatem, pelo trabalho da memória, a trajetória profissional e que tomem consciência disso, com o objetivo de
refletir sobre como se transformaram nos professores que são hoje. Os autores dos memoriais assumem atitude protagonista, produzem obras memorialistas, que se esclarecem mais por suas escolhas do que pelas matérias de que são construídos. Expõem práticas, que pela lógica hegemônica, são inimagináveis e inexistentes e obrigam a enxergar as condições de tessitura de conhecimentos e significações nas redes cotidianas, e a criar modos de ser, fazer e pensar diferentes dos existentes.
constituir-se como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões para não ser coisificado pelas instituições burocráticas. Os autores dos memoriais assumem atitude pragmática em relação à estrutura e ao funcionamento da instituição escola, e assim produzem obras memorialistas, que esclarecem como fazer escolhas de acordo com o instituído. A ação didática é uma simples execução de uma regra, a obediência a uma regra.
desenvolver a consciência profissional. Os autores dos memoriais desconstroem o politeísmo aparente das práticas didáticas e dão visibilidade a um monoteísmo de práticas vivenciadas, dominadas, mas não apagadas.
racionalizar a própria prática, controlando as emoções, que são criadas, combinando possibilidades e fazendo surgir a prática desejada pela instituição, em trajetórias que podem ser previamente determinadas, embora sempre diferentes e diversificadas . As ações docentes são exclusivamente racionais, no sentido de planejadas e planificadas.
Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
avaliação, desenvolvimento e seleção.
inovação, complementação e organização.
objetivos, atividades e avaliação.
investimento, persuasão e coesão.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
aprovação, pelo Conselho Escolar, de expulsão dos alunos perseguidores.
requisição de policiais para patrulhar o comportamento indesejável de certos alunos.
construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos na escola.
realização de sessões específicas de orientação escolar dedicadas a algumas turmas.
ação entrosada com os psicólogos do posto de saúde local.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:
providenciar um calmante para a criança porque, inevitavelmente, estará chorando; realizar, imediatamente, o curativo, e depois colocar a criança no quarto para dormir até o horário de ser enviada para a sua residência.
pedir para toda a turma sair da sala de aula, porque a criança terá que ficar sozinha, e assim, evitará barulhos e algazarra próprios dos alunos. Telefonar, imediatamente, para a casa do aluno e avisar o acontecido.
manter a calma e tentar acalmar a criança; avaliar o local e afastá-la de novos perigos; chamar a ajuda de profissional competente tecnicamente, e, enquanto aguarda, iniciar os primeiros socorros, de acordo com os seus limites e conhecimentos das técnicas de atendimento.
providenciar transporte, imediatamente, para levar a criança até a sua casa, porque a Escola não é uma unidade de saúde e pronto atendimento, cabendo a responsabilidade da providência dos primeiros socorros à família.
sentar a criança numa cadeira, fazer com que a criança pare de chorar, examiná-la, a fim de reconhecer qual o tipo de lesão; em seguida, dar um banho morno para acalmar a criança, depois darumcomprimido analgésico.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.
II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.
III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.
IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.
As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teoriasinstrumental, substantiva, crítica e construtivista.
construtivista, crítica, instrumental e substantiva.
crítica, construtivista, substantiva e instrumental.
substantiva, instrumental, construtivista e crítica.
As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou
a Declaração de Salamanca.
o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes.
o ano internacional das Pessoas Deficientes.
a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
ditar para as crianças, pausadamente, cada frase do texto. Em seguida, solicitar que façam uma cópia com letra legível do texto completo, garantindo a direcionalidade da escrita. Para finalizar, decidir com o grupo para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido.
definir a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, o professor solicita que cada aluno escreva o seu texto individualmente e realiza intervenções retomando o planejamento para validar a sua importância.
planejar a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, parte-se para a escrita coletiva do texto, tendo o professor como escriba, realizando intervenções para validar o uso do planejamento.
levar a proposta do texto, enfatizando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir desse planejamento feito pelo professor, parte-se para a escrita coletiva, tendo o professor como escriba realizando intervenções para validar o planejamento feito.
O objetivo educacional é a formação integral para a autonomia, equilíbrio pessoal, relações interpessoais. Sobre os conteúdos da aprendizagem, os significados são ampliados para além da questão do que ensinar, encontrando sentido na indagação sobre por que ensinar. Deste modo, acabam por envolver os objetivos educacionais, definindo suas ações no âmbito concreto do ambiente de aula. Estes conteúdos assumem o papel de envolver todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias de aprendizagem: factual e conceitual - o que se deve aprender -; procedimental - o que se deve fazer -; e atitudinal - como se deve ser. No que diz respeito ao conhecimento dos processos de aprendizagem, faz-se necessário dar atenção
à homogeneidade. Prática educativa pode ser definida como um fazer ordenado, o que exige um método na ação humana, ou seja, uma ação eficaz que exige um momento de planejamento, um momento de interação, um momento de avaliação e, finalmente, a avaliação com base nos resultados, no produto.
à diversidade, que deve fazer parte do trabalho do professor, pois alunos e alunas são diferentes em muitos aspectos (físico, emocional, cognitivo etc.). Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo, nem com o mesmo trabalho, e parte do pressuposto que o indivíduo, como sujeito ativo, participa da construção do conhecimento. O professor precisa diversificar as estratégias, propor desafios, comparar, dirigir e estar atento à diversidade dos alunos, o que significa estabelecer uma interação direta com eles. Há necessidade de planejamento e plasticidade na aplicação.
à padronização socializadora. A busca de um padrão de qualidade para todos conduz os professores a privilegiar a aula magistral, valorizando o conteúdo humanístico e da cultura geral O ensino se pauta pelas aulas expositivas, demonstrações e sistematização da matéria de forma sequencial, lógica, ordenada, desvinculada das outras disciplinas do corpo do curso e da realidade. O professor tem um papel central no processo de ensino e representa um modelo a ser seguido pelos estudantes.
à uniformidade. A aprendizagem consiste na retenção de informações e demonstrações transmitidas, que serão gravadas nas mentes individuais mediante a repetição sistemática de exercícios, visando à formação de hábitos aplicáveis às situações semelhantes. A aprendizagem é receptiva. O professor é o único responsável pela transmissão das informações, como verdades prontas, acabadas, ou seja, saberes fechados.
Analise os itens abaixo:
I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.
II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.
III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.
IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o de trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.
Agora, assinale a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas a I e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas. Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:
métodos e técnicas de ensino.
processo de avaliação do ensino.
tarefas do professor e do aluno.
conteúdo dos programas de ensino.
planejamento dos cursos e aulas.
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