Questões de Pedagogia

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Considerando que a aprendizagem do alfabeto com suas 26 letras é um dos aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem, a proposta mais adequada para a prática de sala de aula é apresentar

  • A.

    a letra “A” e seguir a sequência conforme os alunos se apropriem de cada letra, evitando o excesso de informações e possíveis confusões entre elas.

  • B.

    as 26 letras, garantindo uma visão do conjunto de nosso alfabeto e, consequentemente, a compreensão do todo pelos alunos.

  • C.

    o alfabeto em partes, começando pelas letras mais “fáceis” para, depois de sua aprendizagem, apresentar aquelas que podem gerar equívocos como, por exemplo “Z" e "S”.

  • D.

    o conjunto de 26 letras somente quando os alunos forem alfabetizados e puderem apropriar-se da ordem alfabética e seu uso em nossa sociedade.

Em relação à avaliação do processo de ensino e aprendizagem proposta pelo texto, é correto afirmar que

  • A.

    a avaliação escolar é a avaliação do rendimento dos alunos como algo que recai exclusivamente sobre eles. A avaliação tem caráter descritivo, interpretativo e tem a tarefa de realizar juízos de valor. O ensino deve ser visto também como arte, e o professor, como um artista.

  • B.

    a avaliação deve fundamentalmente fornecer informações para quem tem de tomar decisões no que diz respeito ao ensino. A questão central é a busca da qualidade da informação, que precisa ser clara, oportuna, exata e válida. O objetivo é o aperfeiçoamento do ensino.

  • C.

    a avaliação deve considerar dois aspectos: a análise do processo de ensino visando intervir para seu aperfeiçoamento – avaliação formativa; a análise dos resultados, tantos os previstos nos objetivos como os imprevistos – avaliação somativa. Dessa forma, o avaliador não deve se fixar apenas nos resultados previstos.

  • D.

    a avaliação deve ser holística – analisando os diversos intervenientes no processo de ensinoaprendizagem –, e contribuir para a análise da própria avaliação, meta-avaliação. É fundamental que a avaliação assuma uma vertente crítica e reflexiva da própria ação, a fim de analisar e melhorar essa mesma ação.

No ambiente escolar, a gestão democrática consiste

  • A.

    na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.

  • B.

    na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.

  • C.

    nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.

  • D.

    na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.

  • E.

    em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.

Uma professora tem um aluno em sala de aula com baixa visão que precisa ser encaminhado para avaliação, na cidade de São Paulo. Esse encaminhamento deverá ser feito para

  • A.

    Larama.

  • B.

    APAE.

  • C.

    AACD.

  • D.

    Sociedade Pestalozzi.

Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria

  • A.

    a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.

  • B.

    o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.

  • C.

    a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

  • D.

    o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.

Diante destes contextos e sob a ótica da Gestão Escolar Democrática, a Avaliação Institucional

  • A.

    é temida porque tem um caráter punitivo, depreciador e não valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Ela parte de uma análise de indicadores que são construídos e definidos pelo sistema, em cima dos quais se atribuem notas. É uma inferência dos órgãos centrais, que vai na “contramão” da autonomia da escola.

  • B.

    é um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade visando à ratificá-la ou retificála. É um processo que possibilita o levantamento das demandas, isto é, de tudo aquilo que o grupo identifica como sendo um problema que afeta a todos. Entre os desafios educacionais que exigem tratamento institucional, é comum aparecerem problemas relativos aos trabalhos em grupo dos alunos, ao conselho de classe, à alimentação, à indisciplina, ao bullying, ao uso da internet, à comunicação com os pais e ao sistema de avaliação.

  • C.

    não deve ser confundida com a Avaliação Educacional, que trata especificamente da aprendizagem, currículo e desempenho escolar, pois a Avaliação Institucional é mais ampla e abrangente, refere-se ou trata de políticas, das instituições, planos, programas e projetos, assim como das estratégias ou mecanismos utilizados para sua implementação nas unidades.

  • D.

    é a análise dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil/ MEC e de outros, pela própria instituição. Cada escola de Educação Infantil deve reunir a direção, os professores, as famílias e as entidades locais e discutir os elementos fundamentais que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua própria qualidade. A partir dessa conversa, e utilizando o documento, as instituições poderão mapear quais são os principais problemas e propor um plano de ação. Esta avaliação não é de uso exclusivo da escola, e a informação produzida por meio dela será divulgada publicamente, utilizada em rankings ou comparações entre instituições de ensino, para orientar a distribuição de verbas e a bonificação salarial.

Encaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte.

  • A.

    Desenhos prontos, xerocados ou mimeografados, a serem coloridos com cores escolhidas pelo próprio professor.

  • B.

    Proporcionar o conhecimento artístico. Desenvolver, exercitar a prática da expressão, da criatividade e da comunicação.

  • C.

    Modelagem em argila ou massa de modelar com o uso de forminhas e outras ferramentas que proporcionem um trabalho limpo e bem feito.

  • D.

    Cópias ou trabalhos de modelos prontos, como as colagens com formas pré-definidas e recortadas pelo próprio professor.

Na perspectiva da organização do ensino por Ciclos de aprendizagem, o caráter assumido pelas práticas avaliativas deve ser

  • A.

    classificatório.

  • B.

    seletivo.

  • C.

    formativo.

  • D.

    diagnóstico.

A educação escolar é a base da cidadania, e tal princípio é fundamental para políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e para a inserção no mundo profissional.

O direito à educação parte do reconhecimento de que o saber sistemático é mais do que uma importante herança cultural e, como parte desta herança, o cidadão torna-se capaz de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais tem maiores possibilidades de participar dos destinos da sociedade e colaborar na sua transformação. Nesse sentido, a LDB estabelece que o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

É correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em seus estudos sobre avaliação, Hoffmann afirma que avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão. No entanto, para que isso ocorra, a avaliação deve ter as seguintes características:

I. Valorizar aquilo que o aluno lembra do que lhe foi transmitido, com vistas à obtenção de conceito ou de nota final.

II. Priorizar a seleção dos melhores alunos, supervalorizando os conhecimentos que já foram constituídos, em detrimento às formas pelas quais novos conhecimentos podem ser gerados.

III. Fundamentar-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, considerando os diversos contextos formativos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

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