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A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores
por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.
a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.
por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.
a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?
O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que oaproveitamento de estudos para fins de prosseguimentos de estudos não pode ser feito pela própria escola.
aproveitamento de conhecimento e experiências está condicionado ao perfil de conclusão pretendido.
conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
pedido de aproveitamento de estudos deverá ser solicitado ao Conselho Estadual de Educação por meio de consulta formal.
aproveitamento de estudos é feito por estabelecimentos previamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação.
Para Vasconcelos, a atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se restringe aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Ao contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico é desenvolvida observando o seguinte:
I. A importância do envolvimento de todos os sujeitos e de todas as instâncias formativas no interior da escola, a partir da prática singular em sala de aula até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.
II. A participação com ética e disposição para mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências.
III. A escuta de pais, mães ou responsáveis, contextualizando suas ideias e desejos e também para que ouçam e participem daquilo que a escola pretende realizar e, juntos, construam um espaço escolar participativo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 1, 2.
2, 4, 4, 1, 1.
1, 2, 3, 4, 3.
4, 2, 3, 4, 2.
Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:
1. avaliação emancipatória
2. avaliação dialógica
3. avaliação classificatória
4. avaliação mediadora
5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.
( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.
( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.
( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.
( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.
( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
3 1 5 2 4
4 3 2 1 5
1 2 5 4 3
5-1 2 5 4 3
2 3 5 4 1
O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:
conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.
conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.
conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.
R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de
L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.
B.F. Skinner e o Behaviorismo.
Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.
Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois
o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.
as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.
como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na abordagem aprofundamento do conhecimento, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:
I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;
II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;
III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;
IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.
( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.
( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.
( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.
( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C E E C.
C C E E.
C E C E.
E C E C.
E E C C.
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