Questões de Pedagogia

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A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores

  • A.

    por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.

  • B.

    a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.

  • C.

    por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

  • D.

    a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.

O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: “com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?”

O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que o

  • A.

    aproveitamento de estudos para fins de prosseguimentos de estudos não pode ser feito pela própria escola.

  • B.

    aproveitamento de conhecimento e experiências está condicionado ao perfil de conclusão pretendido.

  • C.

    conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • D.

    pedido de aproveitamento de estudos deverá ser solicitado ao Conselho Estadual de Educação por meio de consulta formal.

  • E.

    aproveitamento de estudos é feito por estabelecimentos previamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação.

Para Vasconcelos, a atividade de Coordenação do Trabalho Pedagógico não se restringe aos coordenadores pedagógicos ou supervisores. Ao contrário, a Coordenação do Trabalho Pedagógico é desenvolvida observando o seguinte:

I. A importância do envolvimento de todos os sujeitos e de todas as instâncias formativas no interior da escola, a partir da prática singular em sala de aula até a efetivação do currículo em suas várias dimensões.

II. A participação com ética e disposição para mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências.

III. A escuta de pais, mães ou responsáveis, contextualizando suas ideias e desejos e também para que ouçam e participem daquilo que a escola pretende realizar e, juntos, construam um espaço escolar participativo.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    1, 3, 2, 1, 2.

  • B.

    2, 4, 4, 1, 1.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 3.

  • D.

    4, 2, 3, 4, 2.

Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:

1. avaliação emancipatória

2. avaliação dialógica

3. avaliação classificatória

4. avaliação mediadora

5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.

( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.

( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.

( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.

( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • B.

    4 – 3 – 2 – 1 – 5

  • C.

    1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • D.

    5-1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • E.

    2 – 3 – 5 – 4 – 1

O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

  • A.

    conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.

  • B.

    conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.

  • C.

    conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

  • D.

    conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.

R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de

  • A.

    L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.

  • B.

    B.F. Skinner e o Behaviorismo.

  • C.

    Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.

  • D.

    Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

  • A.

    o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.

  • B.

    as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.

  • C.

    como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

  • D.

    os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.

Na abordagem “aprofundamento do conhecimento”, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:

I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;

II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;

III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;

IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.

( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.

( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.

( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.

( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    C – E – E – C.

  • B.

    C – C – E – E.

  • C.

    C – E – C – E.

  • D.

    E – C – E – C.

  • E.

    E– E – C – C.

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