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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.
garantir a articulação entre todos os segmentos escolares e entre as áreas de conhecimento.
propor atividades que façam sentido na comunidade de origem dos alunos.
analisar o que os alunos não sabem e descartar o que eles já têm conhecimento.
refletir sobre sua prática para, quando necessário, fazer alterações no planejamento.
Numa reunião de pais, D. Maria deu um depoimento dizendo que, desde que os professores solicitaram a ela que acompanhasse com atenção e carinho as atividades escolares de seu filho em casa, o menino danado mudou da água pro vinho. O fato de ela trabalhar o dia todo, não a impediu de arranjar um tempinho pra ele. Após a declaração, a professora lembrou que a participação dos pais, na estratégia de promoção do sucesso escolar de seus filhos, era fundamental. Assinale a alternativa que seria incoerente com uma relação de parceria entre escola-família.
Considerar a diversidade de arranjos familiares.
Considerar as diferenças sócioeconômicas e culturais das famílias.
Incluir no currículo da escola experiências trazidas pelos pais e mães de alunos.
Analisar as dificuldades dos alunos sob a ótica do modelo da reprovação e atribuir à ausência dos pais as dificuldades apresentadas pelos educandos.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A meta política, definida na abordagem alfabetização em tecnologia nos Padrões de competência em TIC para professores: marco político (UNESCO, 2009), encontra-se no item:
aumentar a participação cívica, a criatividade cultural e a produtividade artística, desenvolvendo docentes e alunos na aplicação de conhecimento tradicional, comunitário e disciplinador.
aumentar a motivação dos alunos, dos cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade, levando-os à busca de valores universais, que possam aplicar ao desenvolvimento dos projetos.
preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica.
promover mudanças no currículo, incluindo a melhoria das habilidades básicas de alfabetização por meio da tecnologia, buscando inovar e melhorar seu contato e colaboração local.
desenvolver o entendimento dos professores, de modo que eles possam elaborar os planos de disciplina para melhorar especificamente as habilidades profissionais e lidar com problemas de sua prioridade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como limitação e obstáculo o:
respeito à diversidade.
sistema educacional vertical.
desenvolvimento de consciência crítica.
envolvimento das comunidades interna e externa.
ato de reavaliar constante da proposta.
Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá
remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.
arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.
classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.
planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem criação do conhecimento, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional TIC, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:
I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;
II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;
III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;
IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para Perrenoud, o professor reflexivo é um profissional capaz de transformar suas próprias maneiras de agir, seus próprios:
saberes e deveres.
saberes e hábitos.
hábitos e compromissos.
deveres e conflitos.
ações e reações.
Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.
O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.
A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.
O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.
A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.
A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de
plano pedagógico.
avaliação institucional.
sondagem prévia dos alunos.
avaliação mediadora.
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