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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.
( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades. ( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades. ( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversifi cada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum. ( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas. ( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.V, F, V, F, V
V, V, V, V, F
F, V, F, V,V
V, V, F, F, V
F, V, V, F, F
Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de
determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.
padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.
orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
impor condições para o desenvolvimento da avaliação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa Ler e Escrever, que teve início em 2007, com o objetivo de
diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.
alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.
promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.
diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.
ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.
A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:
I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.
II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.
III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.
IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.
A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.
À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.
A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.
A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
da utilização de materiais didáticos escritos.
da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
do desenvolvimento de projetos temáticos.
1a; 2b; 3c.
1b; 2c; 3a.
1c; 2a; 3b.
1a; 2c; 3b.
1b; 2a; 3c.
Ao planejar suas propostas pedagógicas, as equipes das escolas devem buscar as correlações entre os conteúdos das áreas de conhecimento e o universo de valores e modos de vida de seus alunos. Nesse sentido, é preciso evitar que as propostas pedagógicas sejam:
I. Reducionistas ou excludentes, na concepção de escola para pobres ou exclusiva de grupos étnicos e religiosos.
II. Executadas em clima de colaboração, proporcionando condições de funcionamento das estratégias educacionais, do espaço físico, do horário e do calendário escolar.
III. Depreciativas da inteligência e da capacidade de alunos e professores e das características específicas das comunidades.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:
O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.
O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.
A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.
O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.
O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.
A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.
Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.
A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.
A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.
As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.
A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.
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