Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.

( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades.

( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades.

( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversifi cada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum.

( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas.

( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.

  • A.

    V, F, V, F, V

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V,V

  • D.

    V, V, F, F, V

  • E.

    F, V, V, F, F

Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de

  • A.

    determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.

  • B.

    padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.

  • C.

    orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.

  • D.

    impor condições para o desenvolvimento da avaliação.

Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa “Ler e Escrever”, que teve início em 2007, com o objetivo de

  • A.

    diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.

  • B.

    alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.

  • C.

    promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.

  • D.

    diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.

A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:

I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.

II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.

III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.

IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas I e III.

  • C.

    Apenas II e III.

  • D.

    Apenas III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.

  • B.

    Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.

  • C.

    À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.

  • D.

    A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.

  • E.

    A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.

O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio

  • A.

    da utilização de materiais didáticos escritos.

  • B.

    da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.

  • C.

    de atividades lúdicas que estimulem a leitura.

  • D.

    do desenvolvimento de projetos temáticos.

  • A.

    1a; 2b; 3c.

  • B.

    1b; 2c; 3a.

  • C.

    1c; 2a; 3b.

  • D.

    1a; 2c; 3b.

  • E.

    1b; 2a; 3c.

Ao planejar suas propostas pedagógicas, as equipes das escolas devem buscar as correlações entre os conteúdos das áreas de conhecimento e o universo de valores e modos de vida de seus alunos. Nesse sentido, é preciso evitar que as propostas pedagógicas sejam:

I. Reducionistas ou excludentes, na concepção de escola para pobres ou exclusiva de grupos étnicos e religiosos.

II. Executadas em clima de colaboração, proporcionando condições de funcionamento das estratégias educacionais, do espaço físico, do horário e do calendário escolar.

III. Depreciativas da inteligência e da capacidade de alunos e professores e das características específicas das comunidades.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.

  • B.

    O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.

  • C.

    A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.

  • D.

    O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.

  • E.

    O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.

A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.

  • B.

    A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.

  • C.

    A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.

  • D.

    As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.

  • E.

    A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...