Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à

  • A.

    divisão do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • B.

    multiplicação do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.

  • C.

    divisão do indicador de fluxo da série pelo indicador de desempenho da série.

  • D.

    soma do indicador de desempenho da série com o indicador de fluxo da série.

  • E.

    subtração do indicador de fluxo da série do indicador de desempenho da série.

Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:

I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.

II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.

III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), “[...] o diálogo é uma relação horizontal.” Nutre-se de:

  • A.

    amor, humildade, esperança, fé e confiança.

  • B.

    confiança e autoridade.

  • C.

    trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.

  • D.

    confiança, esperança, fé e descompromisso.

  • E.

    liberdade, humildade, coragem e naturalidade.

No espaço escolar, o grêmio estudantil

  • A.

    amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.

  • B.

    afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.

  • C.

    funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.

  • D.

    concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.

  • E.

    não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.

O conceito de Diversidade está associado à

I. pluralidade.

II. multiplicidade.

III. heterogeneidade.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:

  • A.

    diagnóstico, aplicação e avaliação.

  • B.

    pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

  • A.

    I – a; II – c; III – b.

  • B.

    I – c; II – b; III – a.

  • C.

    I – b; II – a; III – c.

  • D.

    I – c; II – a; III – b.

  • E.

    I – b; II – c; III – a.

Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    1 – 4 – 3 – 2.

  • C.

    1 – 4 – 2 – 3.

  • D.

    2 – 1 – 3 – 4.

  • E.

    2– 3 – 1 – 4.

O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:

  • A.

    aprendizagem sem docência.

  • B.

    docência sem método.

  • C.

    discência sem conteúdo.

  • D.

    há docência sem discência.

  • E. conteúdo sem método.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...