Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor
intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.
garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.
mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.
deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a nota técnica Programa de Qualidade da Escola, o IDESP é calculado por etapa de escolarização. Seu cálculo corresponde à
divisão do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.
multiplicação do indicador de desempenho da série pelo indicador de fluxo da série.
divisão do indicador de fluxo da série pelo indicador de desempenho da série.
soma do indicador de desempenho da série com o indicador de fluxo da série.
subtração do indicador de fluxo da série do indicador de desempenho da série.
Libâneo distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas (informais, não formais e formais). Por isso, entende que a formação do professor e a do pedagogo deveria ser realizada:
I. Em um único curso, tal como defendem os movimentos de reformulação dos cursos de formação de educadores.
II. Em dois cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de Licenciatura para formar professores para os níveis fundamental e médio de ensino.
III. Em três cursos, um de Pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu, um de Licenciatura para formar professores para o nível fundamental e outro de Licenciatura para formar professores de nível médio de ensino.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na educação, há diferentes tendências pedagógicas que influenciam a prática de ensinar e acabam determinando o clima em sala de aula, caracterizando o relacionamento professor-alunos. Segundo Paulo Freire (1967, p. 66), [...] o diálogo é uma relação horizontal. Nutre-se de:
amor, humildade, esperança, fé e confiança.
confiança e autoridade.
trabalho, responsabilidade, compromisso e razão.
confiança, esperança, fé e descompromisso.
liberdade, humildade, coragem e naturalidade.
No espaço escolar, o grêmio estudantil
amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.
afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.
funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.
concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.
não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.
O conceito de Diversidade está associado à
I. pluralidade. II. multiplicidade. III. heterogeneidade. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:
diagnóstico, aplicação e avaliação.
pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
I a; II c; III b.
I c; II b; III a.
I b; II a; III c.
I c; II a; III b.
I b; II c; III a.
Segundo Garcia e Alves, as reflexões sobre a prática de supervisores e orientadores é uma constante no campo educacional, uma vez que seus papéis são tão importantes quanto os dos outros membros da equipe pedagógica da escola. Relacione as principais habilidades que competem a cada um dos profissionais integrantes da equipe pedagógica, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 2 3 4.
1 4 3 2.
1 4 2 3.
2 1 3 4.
2 3 1 4.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:
aprendizagem sem docência.
docência sem método.
discência sem conteúdo.
há docência sem discência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...