Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:

  • A.

    cadeiras móveis, materiais de restrito acesso aos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

  • B.

    cadeiras sempre dispostas em roda, materiais geridos pelos representantes de sala e paredes que possam ser utilizadas somente para exposição dos trabalhos elaborados em grupo.

  • C.

    cadeiras móveis, fácil acesso aos materiais e paredes que possam ser utilizadas para exposição dos trabalhos individuais e coletivos.

  • D.

    cadeiras fixas, materiais gerenciados pelo educador e paredes que possam ser utilizadas para fixar cartazes de combinados elaborados pelo grupo de alunos.

  • E.

    boa iluminação e ventilação, lousa grande para a boa visualização dos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar

  • A.

    a terminalidade específica.

  • B.

    a reclassificação.

  • C.

    a classificação.

  • D.

    o teste vocacional.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Saviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a

  • A.

    pedagogia dos excluídos.

  • B.

    educação inclusiva.

  • C.

    pedagogia da prática.

  • D.

    educação revolucionária.

  • E.

    pedagogia marxista.

Segundo Delors, aprender a viver juntos não é tarefa fácil, por isso a necessidade de ultrapassar as principais tensões que, mesmo não sendo novas, constituem o cerne da problemática do século XXI. Constituem situações problemáticas do mundo atual, EXCETO as tensões entre

  • A.

    o global e o local.

  • B.

    o universal e o singular.

  • C.

    as soluções de curto e longo prazo.

  • D.

    a cura, a doença e a enfermidade.

  • E.

    o espiritual e o material.

Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: “Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos.Adisciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.”

  • A.

    Liberal Tecnicista

  • B.

    Renovada Progressista.

  • C.

    Liberal.

  • D.

    Tradicional.

  • E.

    Liberal renovada Não Diretiva.

Uma professora do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal está planejando os instrumentos e processos de avaliação a serem utilizados durante o ano letivo. Para que a avaliação realizada auxilie os alunos no processo de aprendizagem ela deve

  • A.

    desenvolver instrumentos de avaliação diversificados a serem aplicados durante todo o ano letivo, para garantir o monitoramento dos processos de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    criar instrumentos específicos para cada um dos alunos, com o objetivo de considerar as características e dificuldades individuais, e aplicá-los ao final do ano letivo.

  • C.

    aplicar, ao final do ano letivo, uma autoavaliação para que os alunos reconheçam quais aprendizagens foram desenvolvidas e quais conteúdos que devem ser mais bem trabalhados.

  • D.

    realizar um diagnóstico no início e uma prova ao final do ano letivo para verificar o que foi de fato apreendido pelos alunos e criar novas estratégias para aprendizagem.

  • E.

    elaborar e aplicar, durante todo o ano letivo, instrumentos de avaliação que possibilitem a classificação dos alunos, com o objetivo de estimular a aprendizagem, competitiva.

Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a

  • A.

    praticantes de esportes.

  • B.

    artistas em geral.

  • C.

    alunos com altas habilidades/ superdotação.

  • D.

    alunos com transtornos globais do desenvolvimento.

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  • A.

    capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.

  • B.

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.

  • C.

    aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.

  • D.

    habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.

Saviani destaca que, paralelamente ao predomínio da tendência tecnicista, emergiu, na década de 1970, um conjunto de estudos que podem ser agrupados sob a denominação: tendência crítico-reprodutivista. Dentre as principais referências desses estudos, encontra-se a teoria do(a):

I. sistema de ensino enquanto violência simbólica;

II. escola enquanto aparelho ideológico do Estado;

III. segurança e do desenvolvimento;

IV. escola dualista.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...