Questões de Pedagogia

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Martins (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada em Cradack (2004), indica o risco como princípio organizador central do trabalho de proteção infantil e, inspirada em Anglin (2002), alerta que os riscos complexos requerem

  • A.

    soluções simples e práticas que isolem as situações de riscos vividas pelas crianças para melhor combater os fatores de ameaça.

  • B.

    medidas no âmbito jurídico que permitam proteger as crianças e punir os adultos que negligenciaram os cuidados necessários à sua proteção.

  • C.

    modos de ação construtivos que desencadeiam respostas igualmente complexas e multidimensionais que previnam maus futuros construindo melhores presentes.

  • D.

    uma interpretação positiva deles, reconhecendo que riscos são oportunidades de crescimento, de desenvolvimento e não devem ser eliminados, mas monitorados e calibrados.

  • E.

    um olhar socioantropológico, cultural, pois grande parte dos riscos constitui uma avaliação negativa da cultura do outro como deficitária.

Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve

  • A.

    acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.

  • B.

    planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • C.

    realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.

  • D.

    estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.

Vasconcelos (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada nas ideias de Vygotsky, analisa a relação entre brinquedo, brincar e desenvolvimento. Afirma que a criança utiliza o brinquedo como

  • A.

    objeto transacional no processo de movimento em relação ao próprio desenvolvimento.

  • B.

    orientador externo, que acaba por produzir movimentos de transição no seu próprio processo de desenvolvimento.

  • C.

    objeto de rompimento com o mundo interno e aproximação do mundo externo, acelerando seu processo de conhecimento.

  • D.

    mediador nas interações sociais constituídas nas elaborações das funções cognitivas e afetivas.

  • E.

    disparador do começo de sua atividade mental de acordo com a sua inserção em sua constelação familiar.

É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:

  • A.

    qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.

  • B.

    qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.

  • C.

    as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.

  • D.

    somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.

  • E.

    as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.

O planejamento do trabalho de sala de aula propicia ao professor e à escola acompanhar, analisar e controlar os resultados do trabalho, favorecendo a aprendizagem dos alunos. Para realizar esse processo, o professor deve

  • A.

    fazer, juntamente com seus alunos, o levantamento das metas a serem atingidas e os projetos a serem desenvolvidos durante o ano letivo com a intenção de proporcionar maior autonomia.

  • B.

    definir individualmente as metas do trabalho e informar ao coordenador pedagógico as estratégias e atividades a serem desenvolvidas, assim como também sua forma de avaliação.

  • C.

    estabelecer e compartilhar as metas a serem alcançadas, definir os meios para alcançar essas metas, escolher instrumentos para o registro das atividades e avaliar o que planejou e realizou.

  • D.

    seguir as metas determinadas pelo MEC e definir como alcançá-las, produzir registros reflexivos para analisar as atividades e fazer uma autoavaliação com os alunos.

Considerando a resenha de pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, e a literatura acerca das diferenças no rendimento entre escolas, Gomes afirma, em relação ao tempo letivo, que há:

I. efeito socialmente regressivo do hiato das férias de verão;

II. intermediação de variáveis como tempo de envolvimento do aluno na aprendizagem, tempo letivo de aprendizagem e tempo consagrado à tarefa;

III. vantagens para escolas menores, sobretudo na educação primária;

IV. relações entre o conteúdo ensinado, o tempo atribuído e o tempo investido na aprendizagem.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser “guardado na gaveta”, pois o PPPnecessita:

  • A.

    terumprazo de validade.

  • B.

    ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.

  • C.

    de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.

  • D.

    ser arquivado pela secretária da escola.

  • E.

    ser entregue ao MEC.

No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve

  • A.

    ensinar a forma correta de falar, ressaltando e cobrando diariamente dos alunos a pronúncia certa das palavras.

  • B.

    respeitar a fala de cada integrante do grupo, explicando as diferentes pronúncias da língua.

  • C.

    deixar esse aspecto de lado, uma vez que a pronúncia não interfere na forma escrita da palavra.

  • D.

    exigir respeito à fala de cada integrante do grupo, por intermédio de atitudes e procedimentos éticos.

Gomes avalia que as condições da escola são bastante severas, tanto para os alunos quanto para os professores. Em relação aos professores, afirma que devem sobreviver num ambiente complexo, onde participam de milhares de interações sociais por dia. Cabe ao professor implementar as normas de ordem relacionadas, entre outros aspectos:

I. ao nível tolerável de ruído;

II. à preservação da privacidade num grande grupo;

III. às alternativas de ação quando o trabalho escolar termina antes do esperado;

IV. ao controle de quem entra e sai da sala de aula.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

  • A.

    Todas

  • B.

    Apenas I

  • C.

    Apenas II

  • D.

    Apenas III

  • E.

    II e III

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