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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue:
Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:
Imobilizadora.
Transformadora
Igualitária.
Reparadora.
Reformadora.
A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início
a partir dos 6 anos.
de 3 a 6 anos.
de 0 a 6 anos.
dos 7 aos 14 anos.
Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir
situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.
a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.
que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.
o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Saviani, a análise histórica dos anos 80 permite constatar que, do ponto de vista da organização do campo educacional, esse foi um dos períodos mais fecundos, rivalizando apenas com a década de 1920. E isto porque a década de 80 foi marcada
por um vigoroso movimento organizativo-sindical, envolvendo os professores dos três graus de ensino.
por uma crítica contundente à distribuição equitativa dos bens culturais, educacionais e econômicos.
pelas ideias pedagógicas dos renovadores e dos católicos, publicadas no manifesto dos pioneiros.
pelo movimento escolanovista, pela atuação dos renovadores e pelas inúmeras reformas educacionais.
pela criação da Sociedade de Educação de São Paulo, que se constituiu como a secção paulista da ABE.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido, no item denominado: O diálogo começa na busca do conteúdo programático afirma:
A citação acima expressa uma ação pedagógica que denomina-se:
conteúdo programático.
planejamento
estratégia de ensino.
reforma do ensino.
avaliação de ensino.
Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:
I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.
II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.
III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.
IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu nível, necessidades e expectativas educativas.
Apenas I e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
Somente IV está correta.
Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é
equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.
equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.
adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.
adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sarmento apoia-se em Prout e James (In: SARMENTO & GOUVEA) para indicar aspectos-chave do paradigma da investigação sociológica da infância, dentre eles:
as relações sociais estabelecidas entre as crianças e as suas culturas devem ser estudadas na perspectiva dos adultos.
a infância é um fenômeno que revela agudamente a dupla hermenêutica das ciências sociais.
os métodos experimentais de pesquisa ou de inquéritos são os mais adequados para o estudo da infância.
a infância é uma variável da análise social, por isso deve ser estudada separadamente das outras variáveis.
as crianças são e devem ser consideradas como sujeitos passivos de estruturas e processos sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Moretto (2007, p. 101) acredita que o professor, ao elaborar o plano de aula, deve considerar alguns componentes fundamentais que lhe possibilitem escolher as estratégias que melhor se encaixem, aumentando as chances de obter sucesso nas aula, tais como: conhecer a epistemologia e a metodologia mais adequada às particularidades das disciplinas, conhecer o contexto social de seus alunos e, principalmente, suas características.
linguísticas e cognitivas.
cognitivas e motoras.
psicológicas e intelectuais.
afetivas e cognitivas.
psicossociais e cognitivas.
O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a
correção com sinais de certo ou errado, sem apontar indicadores do que estava errado favorecendo a reorientação da aprendizagem dos alunos.
correção com sinais de certo ou errado, evidenciando as respostas corretas do aluno com o intuito de elevar a sua autoestima e deixá-lo livre para escrever.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de evidenciar progressos e sugerir intervenções.
elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de frases que elevem a autoestima, como: Muito Bem! Parabéns!
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